Em uma empresa, cobrar é uma ação que está muito atrelada ao dia a dia. Garantir o recebimento ou reaver valores é essencial para manter a sobrevivência de um negócio. Afinal, você depende desse dinheiro para pagar as contas e ter o tão merecido retorno. Mas esse processo exige cuidados, como a isenção na hora do contato com o devedor, cautela que apenas uma boa assessoria de cobrança pode assumir.Para entender melhor, vamos imaginar um cenário bastante comum nas empresas. Um cliente seu está há três meses sem pagar. Por isso, está mais do que na hora de você realizar a cobrança dos valores devidos por este parceiro de negócio. Mas sua empresa não conta com uma área especializada para isso. Quem faz esse contato é algum profissional do setor financeiro, que acumula essa atividade junto a tantas outras que precisa realizar.Este profissional, do seu modo, vai entrar em contato e fazer a cobrança. O problema é que, por estar lidando diretamente com as finanças da empresa e com as dores causadas pela falta de pagamentos, a chance de surgir aí um embate mais intenso entre as partes é muito grande. Não existe muita isenção nessa relação, o que impede uma abordagem mais ponderada.Some a esse problema o fato de que a cobrança não é uma atividade que faz parte das especialidades de quem trabalha no setor financeiro. Por mais que o dia a dia dele envolva dinheiro, contas, cálculos e prazos, não existe um preparo para lidar com as particularidades de uma cobrança, que envolvem resiliência, capacidade de argumentação e negociação e até mesmo saber a hora de interromper a tratativa.O que queremos dizer com isso? Que cobrar exige habilidades específicas, tato e sensibilidade para usar o tom de voz adequado. Entrar com a abordagem mais coerente com o contexto, respeitando o tempo certo de falar determinadas coisas, enfim, uma série de características. Então, além de comprometer a isenção, realizar a cobrança internamente pode não levar em consideração as necessidades dessa atividade, mesmo que haja uma equipe de cobrança interna.O resultado desse embate mais intenso pode ser o rompimento de uma relação que teria futuro promissor após a resolução dos problemas de inadimplência, que acontecem, muitas vezes, por questões externas e não por má-fé. Então, na ânsia de reaver o dinheiro para equilibrar o caixa com o qual precisa lidar diariamente, o profissional de finanças pode acabar atropelando alguns passos e até mesmo ser ríspido, o que colocaria abaixo toda a estratégia de negociação.
Diante desse cenário que descrevemos, contar com uma assessoria de cobrança pode ser uma grande saída. A primeira vantagem delas é justamente a isenção. Elas sabem das suas necessidades, conhecem suas dores, mas não estão envolvidas diretamente no processo no dia a dia e não correm os riscos de serem afetadas pelas rusgas que eventualmente ocorrem em um relacionamento comercial.Então, uma empresa especializada consegue manter um tom muito menos intenso e agressivo. A outra vantagem é que essas empresas contam com profissionais especializados em cobranças. Portanto, eles sabem quais abordagens são mais adequadas e conhecem o tom certo a ser adotado em cada momento. E isso faz toda a diferença no processo de cobrança.Assim, você pode abrir uma janela de negociação que seja interessante para os dois lados. Para sua empresa é bom porque assegura o dinheiro no caixa, pois o contato é gerado de maneira respeitosa. Para o cliente, a vantagem é justamente a condição mais flexível de conseguir honrar seus compromissos sem comprometer o seu negócio.Além de tudo isso, sua estratégia comercial também é preservada, pois as relações com os clientes são mantidas de maneira mais saudável. Na prática, isso significa que há menos esforço para fazer mudanças bruscas de rota no trabalho tanto de vendas como financeiro.Esperamos que este artigo tenha sido esclarecedor. Caso você precise de suporte até que as ações de cobrança façam efeito, entre em contato com a Valorem e conheça nossas soluções para auxiliar a sua empresa! Estamos sempre à disposição!