Todos os anos é a mesma história: a indústria precisa calcular e minimizar ao máximo as perdas com feriados. No último trimestre do ano, além do período de baixa produção causado pelas festividades, há dois feriados nacionais e três em muitas regiões do país em novembro. Ou seja, são muitas interrupções com as quais os empresários precisam se preocupar.Os feriados representam para a indústria a parada na produção e, caso queiram manter as máquinas trabalhando, custos trabalhistas em dobro. Isso porque os trabalhadores recebem hora extra e há ainda outros encargos que entram nessa conta. De um jeito ou de outro, as empresas registram perdas nesses momentos.É a situação de uma fábrica de roupas, por exemplo, que diante de um feriado estendido, precisa escolher entre parar de fabricar e perder receita considerável ― pois vestuário é um setor que trabalha muito sob demanda ― ou continuar trabalhando e pagar a mais os seus funcionários. Isso tudo sem contar o efeito do desgaste com os trabalhadores que prefeririam, claro, estar folgando.
Como feriados são instituídos por meio de leis federais, estaduais e municipais, sua empresa não tem muito o que fazer para mudá-las. Na prática, portanto, resta aceitar que eles existem e trabalhar para amenizar seus impactos. Felizmente, existem formas de fazer isso. Vamos mostrar duas que, se bem planejadas, podem ajudar.
A primeira maneira não está diretamente ligada com os feriados, mas fará com que sua empresa evite problemas ainda maiores em um período que já é conturbado e com custos a mais para o seu caixa. Trata-se da análise de crédito e risco, que dá à sua empresa mais segurança na relação com os clientes, pois verifica a capacidade dos parceiros de negócio de honrar com os compromissos firmados em contrato, não apenas financeira, mas também operacional. Mas qual a ligação disso com o tema do artigo? Vamos explicar.Basta pensar na situação financeira da sua empresa próximo e durante um feriado ou em um período de festas como é o fim de ano. Como já dissemos, os custos podem aumentar e a receita, por outro lado, tende a cair, com operação parada e menos vendas. Agora, imagine se, no meio dessa situação, um ou mais clientes começarem a atrasar o pagamento, deixando um furo ainda maior no seu caixa? Um baita problema, não é mesmo?Com a análise de crédito e risco, a chance de um problema assim acontecer e sua empresa ter um problema em dobro cai drasticamente, pois você poderá saber com antecedência as condições dos clientes de pagarem as contas. Dessa maneira, a inadimplência fica controlada e o seu trabalho de gestão não acumula duas dores de cabeça.
A outra maneira de sua empresa amenizar os problemas causados no caixa pelos feriados está mais ligada à possibilidade de conseguir recursos que ajudarão a financiar o negócio, caso o caixa fique mais magrinho em determinados períodos. É a antecipação de recebíveis. Por meio dela, você pode, via instituição financeira, antecipar um dinheiro que seu negócio só teria direito no futuro, como uma venda parcelada.Essa é uma grande alternativa para seu negócio não precisar recorrer a empréstimos ou financiamentos. Assim, mesmo com feriados, o dinheiro que a sua empresa só receberia em períodos normais pode entrar antes. Assim, a produção pode seguir normalmente em períodos com mais dias úteis, compensando com mais tranquilidade as paralizações.Da mesma forma, evitam-se alternativas que, muitas vezes, podem apresentar altas taxas de juros e complicar a sustentabilidade financeira do seu negócio. E a antecipação de recebíveis não vale apenas para a situação que citamos: ela pode ser utilizada sempre que for necessário algum recurso importante.Por outro lado, os feriados podem representar um importante aumento nas vendas. Por mais que os feriados aconteçam, é possível se preparar para eles, aproveitá-los para vender mais e aumentar o faturamento. É o que o mercado conhece por sazonalidade.Esperamos que você tenha gostado das nossas dicas. Continue acompanhando nossos materiais, acessando nosso blog e conversando com a gente pelo espaço de comentários logo abaixo ou mesmo na área de Contato. Estamos sempre à disposição para ajudá-lo oferecer conteúdos exclusivos para auxiliar a sua empresa.