Confira o passo a passo para você organizar o setor de cobrança da sua empresa: Um dos momentos mais sensíveis na relação com os clientes é certamente a hora de cobrar uma dívida. Afinal, não só é delicado para o profissional ao fazer o contato com esse objetivo, mas também para o cliente que está sendo cobrado.
Contar com uma equipe especializada e bem treinada para realizar essa tarefa é, portanto, essencial para que um eventual mal-estar entre as partes seja minimizado e o objetivo principal seja alcançado. Por isso, neste artigo, vamos apresentar algumas dicas para você organizar o setor de cobrança da sua empresa.
Contar com um setor de cobrança bem-estruturado deve ser uma preocupação de todas as empresas, de pequeno a grande porte. E o motivo é simples: essa área vai lidar diretamente com seus clientes e precisa levar até eles uma imagem positiva da sua marca.Isso vai facilitar tanto o recebimento do que é devido quanto garantir uma boa relação entre ambas as partes, deixando os dois lados satisfeitos com o resultado. Para isso, é preciso adotar alguns procedimentos essenciais, levando conhecimento e ferramentas que ajudem seus profissionais durante o trabalho e oferecendo soluções personalizadas e eficazes para os inadimplentes.
Conhecimento deve ser a base para processos bem-sucedidos e isso se aplica em vários segmentos: dos treinamentos até o uso correto de ferramentas como apoio. Para você entender melhor, vamos explicar as três principais ações para organizar a cobrança da sua empresa. Confira!
Manter-se atualizado e desenvolver técnicas inovadoras é importante em qualquer setor, e com o de cobrança não é diferente. Treine sua equipe para que ela tenha as habilidades necessárias para abordar os clientes, consiga lidar com situações adversas e ofereça soluções que beneficiem ambos os lados. Tenha sempre em mente que uma equipe bem treinada é a base do seu sucesso!
Conhecer o cliente é fundamental para o crescimento da empresa e isso inclui o relacionamento com ele em todos os aspectos. Afinal, os clientes são peças importantes para o aperfeiçoamento do portfólio, por exemplo. No caso da cobrança, é preciso saber com quem se está lidando para que as melhores alternativas sejam oferecidas, além de personalizar o atendimento.
É importante diferenciar aquele cliente que atrasou o pagamento porque está passando por algum problema daquele que atrasa com recorrência. Um cadastro atualizado proporciona uma visão ampla de cada um, facilitando a negociação.
Com os avanços tecnológicos surgiram ferramentas que permitem um melhor contato com os clientes, tornando-se verdadeiras aliadas também na cobrança. Este é o caso do e-mail, do SMS e do WhatsApp, por exemplo.
Com elas, sua equipe pode enviar mensagens para lembrar o vencimento de alguma fatura e conferir se está tudo certo com o cliente. Mas cuidado! É essencial saber os limites e não tornar esse contato desagradável e inconveniente.
Embora seja extremamente importante, organizar e manter uma equipe de cobrança não é uma tarefa fácil e exige um constante investimento para que os colaboradores estejam sempre atualizados e bem treinados, como acabamos de verificar.
Dessa forma, uma excelente alternativa para os empreendedores é contar com uma assessoria de cobrança, pois esse serviço oferece equipes altamente capacitadas para lidar com diferentes situações e oferecer as soluções mais adequadas para os clientes e para a sua empresa.Esses profissionais trabalham em duas frentes: a cobrança simples e a terceirizada. A primeira é direcionada para os clientes cujas faturas ainda não venceram. O objetivo é, portanto, lembrá-los sobre o vencimento e conferir se tudo está certo para que o pagamento seja efetuado.
Essas ações são importantes porque muitas vezes acontecem imprevistos e os clientes precisam de um prazo maior, por exemplo. Uma abordagem bem feita neste momento pode aumentar o grau de satisfação de seu cliente a ponto de estreitar ainda mais o relacionamento entre vocês e ele se tornar fiel à sua empresa.
A cobrança terceirizada, por sua vez, entra em ação para negociar com os inadimplentes, ou seja, os clientes que já estão devendo. Isso mesmo, a palavra aqui é negociação. Dessa forma, os profissionais vão conversar com o cliente para descobrir o motivo da inadimplência e buscar uma alternativa para que ele possa quitar a dívida.
É importante ressaltar que esse método tem como principal objetivo fazer com que a empresa receba o valor ao qual tem direito, mas sem prejudicar o cliente, deixando-o com o nome sujo. Essa medida mostra ao cliente que a sua empresa se importa com a situação ele, de modo que a possibilidade de ele realizar novas compras no futuro é maior.
Como falamos, uma boa equipe de cobrança precisa de investimento, de modo que terceirizar esse serviço proporciona inúmeras vantagens para sua empresa, dentre as quais podemos citar a economia.Isso porque ao contratar esse serviço, você garante que profissionais cuidem dos processos, sem precisar se preocupar com a folha de pagamento e com o treinamento deles para que estejam sempre atualizados em relação às melhores técnicas de negociação, por exemplo.Além disso, tem a questão da sazonalidade. Em alguns períodos, a inadimplência pode aumentar ou diminuir, deixando sua equipe sobrecarregada ou ociosa, respectivamente.
Uma assessoria de cobrança evita essa situação e proporciona ainda mais qualidade para o atendimento.Quer descobrir como otimizar a cobrança da sua empresa e ter o apoio de profissionais altamente especializados nessa tarefa? Então entre em contato com nossa equipe! Estamos à disposição para ajudá-lo.