A antecipação de recebíveis para o setor de alimentos é uma alternativa inteligente e prática para que as empresas desse ramo possam aproveitar as oportunidades no período de retomada econômica em curso. Aos poucos, o otimismo do mercado começa a retorna, o comércio volta à normalidade e os consumidores voltam a comprar. E é preciso estar preparado para isso.
É verdade que a indústria brasileira vem passando por um momento muito desafiador. Não apenas no Brasil, é claro, mas o processo de recuperação econômica foi interrompido por conta da pandemia do coronavírus. Porém, por ser uma atividade essencial, o setor de alimentos experimentou números um tanto melhores, o que facilita o planejamento em curto e médio prazos.
De acordo com os resultados do Produto Interno Bruto (PIB) calculados pelo IBGE sobre o segundo trimestre de 2020¹, o varejo supermercadista puxou os resultados do setor: a alta foi de 5,4% no acumulado até junho. Já o setor de restaurantes, embora tenham sofrido uma retração, encontrou no delivery uma alternativa sustentável. De acordo com uma análise da Mobills, esse tipo de serviço cresceu 60% em abril sobre março e 40% em maio sobre abril². E segue avançando.
Isso gera um efeito dominó positivo sobre as outras empresas do segmento alimentício, pois se a demanda lá da ponta, no contato direto com o consumidor é crescente, é preciso ter quem abasteça para dar conta disso tudo.
Determinadas indústrias, de grandes players internacionais, tiveram um aumento nas vendas de alguns produtos acima da média mundial no período³. Contudo, o auxílio emergencial freou um eventual impacto negativo mais duro nas finanças do setor e ainda há um tempo para que a indústria volte aos patamares pré-pandemia. Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Alimentos, estima-se que os efeitos de 2020 levem pelo menos dois anos para passar integralmente⁴.
É por isso que a criação de oportunidades é algo urgente. E elas exigem investimento e cuidado com o planejamento financeiro. Quer dizer, a indústria precisa produzir, pensar em novos produtos e expandir sua atuação, aproveitando o bom momento do varejo supermercadista e a demanda dos restaurantes atendendo em delivery.
Tudo isso, naturalmente, tem um custo. Mas como comprometer o orçamento com esse tipo de iniciativa se o cenário ainda é incerto? É aqui que entra o papel da antecipação de recebíveis para o setor de alimentos.
Para resolver esse dilema ― necessidade de investir, mas urgência em preservar o orçamento ―, a melhor alternativa é a antecipação de recebíveis para o setor de alimentos. Isso porque esta é uma opção que não compromete as finanças da empresa com parcelas de empréstimos, além de ser muito menos burocrática e ter um custo-benefício melhor.
Empréstimos, por exemplo, saem caro por cobrarem juros mensais pela operação. Além disso, criam mais uma fonte de despesa para o seu negócio. A antecipação de recebíveis, por outro lado, apenas adianta um dinheiro que já faz parte do seu patrimônio, mas que só entraria no caixa a prazo. A taxa de deságio é cobrada apenas uma vez e ela acaba sendo muito mais competitiva que outras alternativas de crédito.
Além de tudo, com uma boa pesquisa sobre o melhor fornecedor, é possível conseguir uma taxa ainda mais qualificada com um serviço de excelência. Ou seja, mais que optar pela antecipação de recebíveis para o setor de alimentos, é preciso verificar a velocidade na resposta sobre a solicitação e em quanto tempo o dinheiro é transferido para a conta da sua empresa. Quanto antes, melhor!
Com a antecipação de recebíveis para o setor de alimentos, o fluxo de caixa da sua empresa ganha fôlego e o investimento na produção, comercialização e no planejamento de estratégias para fortalecer o negócio para os próximos períodos se fortalece. Dessa maneira, é possível estar mais preparado para o comportamento do mercado, independentemente de qual for.
Se a reação da economia for positiva, a sua empresa já vai estar preparada para atender à demanda. Se for negativa, os investimentos já foram feitos, não há dívidas de crédito pendentes e a produção, antes acelerada, pode se adequar às reais necessidades daquele momento para não acumular estoques. Com a expansão da atuação no comércio, ainda que as vendas estejam retraídas, as oportunidades continuarão mais amplas do que se nada tivesse sido feito.
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Esperamos que este artigo tenha sido esclarecedor e que a antecipação de recebíveis para o setor de alimentos possa auxiliar a sua empresa a produzir com mais sustentabilidade, diminuindo os impactos negativos do momento atual nos resultados da sua empresa. Caso tenha restado alguma dúvida sobre o assunto, fique à vontade para deixar o seu comentário no espaço abaixo.
Referências
¹ G1
² DL News
⁴ ABIA
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