Um bom meio de captura de vendas é aquele que facilita a vida do comprador e garante a segurança do vendedor. Se o termo não é familiar, uma rápida explicação: um meio de captura de vendas permite a alguém receber por um produto que vendeu ou um serviço que prestou. Como existem vários meios de pagamento, deram esse nome para a variedade de soluções existentes.Porém, há um destaque que precisa ser feito: meio de captura de vendas não é igual a forma de pagamento. Esta última diz respeito à maneira que o cliente vai pagar, que pode ser em dinheiro, cheque, boleto, depósito bancário, transferência ou cartão de crédito e débito. O outro conceito, por sua vez, está associado às soluções eletrônicas de recebimento das vendas.Neste artigo, vamos apresentar algumas alternativas presentes no mercado para que você conheça e procure a melhor para você. É fundamental que você fique atento a essa variedade de soluções porque, além de cada uma delas funcionar de uma maneira diferente para cada negócio, elas também atendem a diferentes expectativas e comportamentos dos clientes. Confira!
Determinado meio de captura de vendas pode ser adequado para uma loja de roupas, por exemplo, mas não ser interessante a um posto de combustível. Da mesma maneira, um e-commerce vê em uma solução algo extremamente aderente à sua realidade, ao passo que um profissional autônomo tem outra necessidade. Por isso é tão interessante conhecer cada meio de captura de vendas. Eles têm o potencial de fidelizar o seu cliente a partir da facilidade e praticidade de pagamento e proporcionar mais dinamismo na sua gestão de vendas.
É uma solução que direciona o valor de uma única venda para diferentes vendedores. É utilizado principalmente em marketplaces. Nesses ambientes, o cliente acaba enchendo um carrinho de compras com produtos de várias lojas. Na hora de fazer o pagamento, é o split de pagamento que vai distribuir o valor correspondente de cada produto a quem está ofertando ele. O cliente, por sua vez, paga tudo como sendo para uma loja só.
Trata-se de um ambiente seguro para armazenamento dos dados bancários e também do cartão de crédito. Essas informações são criptografadas para que o dono acesse ao fazer uma compra na internet. Dessa maneira, o cliente não precisa fornecer nenhuma informação à loja, já que o usuário é redirecionado à carteira digital para seguir pelas etapas de autenticação. Depois disso, ele volta ao ambiente da venda para fechar o pedido.
A sigla significa Transferência Eletrônica de Fundos, que nada mais é que aquela maquininha de cartão integrada ao PDV. Ela é muito interessante para integrar as informações do sistema com o meio eletrônico de pagamento. Dessa maneira, diminui-se o risco de cobrar um valor diferente daquele que efetivamente deve ser registrado. É uma solução muito útil em lojas que fazem vendas com muitos itens, como supermercados. Nesses locais, os valores são muito quebrados (nos reais e nos centavos), portanto, o TEF pode agilizar o processo e evitar erros.
Este meio de captura de vendas é muito parecido com o TEF, embora aqui não haja uma maquininha física. Ele é utilizado em e-commerces e integrado ao sistema. É um item indispensável para quem quer atuar na internet.
A sigla vem do inglês Point of Sale (Ponto de Venda) e nada mais é do que a boa e conhecida maquininha de cartão. Portátil ou não, ela é um item essencial para todo estabelecimento com ponto de vendas presencial. Ela permite que as vendas em cartão de crédito ou débito sejam aceitas, bem como vales alimentação e refeição. Ao fim da venda, elas emitem um comprovante impresso, que não serve como documento fiscal.
Cada vez mais populares, as POS mini são maquininhas de cartão muito utilizadas por vendedores autônomos e prestadores de serviço (manicures, vendedores de rua, cabeleireiros e barbeiros, entre outros). Há várias versões desse aparelho, que podem ou não precisar do smartphone ou tablet para completar a venda. O comprovante é enviado ao cliente de maneira eletrônica.
Nesta modalidade, a loja cadastra um link de pagamento para cada produto, que leva o cliente diretamente à etapa de inserção das informações do cartão. Funciona bem nas redes sociais, por exemplo. Ao fazer o anúncio de um produto, pode haver um link associado ao post. Se o cliente se interessar, ele clica e já vai para o ambiente de vendas, finalizando rapidamente o processo. Esse link também pode ser enviado por aplicativos de mensagens, como o WhatsApp, favorecendo vendas remotas mesmo para lojas que tenham pontos de venda físicos.
Conseguimos apresentar alguns meios de captura de vendas para você. Como a tecnologia e a exigência dos consumidores é cada vez maior, é natural que esse cenário se transforme e cresça, proporcionando ainda outras modalidades para facilitar a vida e o trabalho de todos. Alguns, como o contacteless ― aquele cartão de crédito que autoriza a transação por aproximação ― ou mesmo o pagamento dessa mesma maneira com o smartphone, acabamos deixando de lado porque, apesar de serem meios de pagamento diferentes, eles exigem a maquininha, que apresentamos aqui. Para aceitar essas transações, basta que a maquininha tenha a tecnologia.O mais importante dessa história toda, porém, é você escolher um fornecedor de meios eletrônicos de pagamento que esteja aberto a apresentar essa variedade de soluções à sua empresa ao mesmo tempo que garante segurança nas operações. E mais que isso: você sabe que um atendimento próximo e atencioso é fundamental para resolver as questões do dia a dia, e esse aspecto costuma ser bastante sensível no mercado.É por isso que existe a ValoremPay. Nós queremos garantir a você uma nova experiência em meios eletrônicos de pagamento. Além de oferecermos equipamentos de alta tecnologia e conectados a diferentes formas de pagamento, também temos uma variedade de meios de captura de vendas que podem ser incorporados ao seu negócio.Para facilitar, a ValoremPay é perfeitamente integrável a vários sistemas, agilizando o processo de implantação e garantindo mais facilidade na sua busca por resultados qualificados. Quer conhecer melhor as nossas soluções? Então, entre em contato com a gente!E, claro, se restaram dúvidas sobre esse assunto de meio de captura de vendas ou se você tem alguma experiência sobre alguma dessas variedades que apresentamos aqui, deixe o seu comentário no espaço abaixo!