Muito antes de falarmos em Black Friday ou Semana do Brasil, o comércio brasileiro traz em seu calendário um espaço especial e já tradicional de vendas: a megaliquidação de início de ano. Podemos dizer que esse evento, que geralmente ocorre nas primeiras semanas de janeiro, é uma espécie de renovação, pois é o momento de liquidar com o estoque que está parado por algumas estações e abrir espaço para as novidades. Mas não é só isso. A megaliquidação de início de ano é também uma forma de movimentar as finanças do seu comércio em um período em que as pessoas não estão muito condicionadas a gastar. Essa época é considerada ruim para as vendas devido aos gastos que já ocorreram, como presentes de Natal e viagem de férias, e aqueles que estão por vir, como matrícula e material escolar, IPTU e IPVA.Então, ao reduzir os preços de alguns produtos ou serviços, você acaba dando a oportunidade dos consumidores adquirem algo que não poderiam no seu valor normal. Porém, é preciso ter atenção na hora de criar essas possibilidades, para que seja interessante também para o caixa da sua empresa e você não saia no prejuízo. Para ajudá-lo nesse processo, elaboramos este artigo.
Para garantir que a sua megaliquidação de início de ano seja um sucesso e vantajosa tanto para você quanto para o seu cliente, separamos algumas dicas para ajudá-lo a preparar o seu comércio para um evento desse tipo. Confira:
Como o objetivo da liquidação é, normalmente, reduzir ou até acabar com os estoques de determinados produtos ― especialmente aqueles parados há bastante tempo ―, é importante fazer um inventário para saber exatamente a quantidade de mercadoria no estoque. A partir daí, é possível definir quais as melhores estratégias de venda, visando sempre informar o consumidor de forma clara e verdadeira. Não é possível dizer que haverá uma grande variedade de números se só sobraram os pares 35 e 38, certo?E nunca use produtos recém-lançados em liquidações. Esses produtos devem ser aproveitados para aumentar a margem de lucro e reaver os investimentos em publicidade, por exemplo. Além disso, se forem lançados com preços baixos, na hora de cobrar o valor real, os clientes podem lembrar do valor menor já cobrado e ficarem menos dispostos a pagar o valor integral.
É importante ter em mente que liquidação não é sinônimo de prejuízo. Por isso, calcule com cuidado os descontos para não eliminar a sua margem de lucro. O percentual de abatimento vai depender do objetivo das vendas: se for limpar os estoques, não é um grande problema reduzir bastante o lucro, pois é possível recuperar depois; se for equilibrar o fluxo de caixa, é interessante manter uma margem que garanta renda; e assim por diante. E, claro, não tente enganar o cliente. Com a quantidade de informações disponíveis hoje em dia, fingir que está dando desconto só vai garantir pontos negativos para o seu negócio diante dos consumidores. Seja o mais transparente possível e, caso não seja possível reduzir o valor no patamar que você deseja, não o faça. A honestidade ainda é a melhor propaganda.
Por mais que já esteja colocado que a promoção será em janeiro, as datas precisam ser mais específicas. O ideal é que ela tenha um tempo definido, com dia para começar e acabar. Caso contrário, perde sua característica de ser algo pontual e exclusivo e que o cliente deve aproveitar aquele momento para não perder uma boa oportunidade de compra. Se for o caso, é possível até fazer um horário especial de atendimento, como estender para o período noturno ou abrir extraordinariamente no sábado e domingo. Não esqueça de reforçar a equipe também. Geralmente, a megaliquidação de início de ano costuma reunir um grande público e o atendimento precisa ser ágil e focado nas particularidades do evento.
Sempre que uma atividade especial ocorrer é importante que a empresa esteja preparada para isso. Se você tiver uma loja, por exemplo, monte a vitrine chamando para a megaliquidação de início de ano e exponha os produtos que estarão em oferta. No caso de um e-commerce, separe um espaço no site para reunir os produtos com desconto e monte um banner bem chamativo para a home.É importante também fazer uma divulgação à altura do evento. Lembre-se que esse tipo de promoção pode ser divulgado usando as ferramentas da internet, como as redes sociais e e-mails-marketing, mas também as mídias tradicionais, como panfletos e outdoors. A escolha vai depender do público que você quer atingir.
Essa não é uma dica somente para a megaliquidação de início de ano, claro, mas se o seu comércio ainda não conta com uma solução de pagamento, ou você está pensando em mudar, este pode ser o momento ideal para investir em uma. A ValoremPay oferece soluções sob medida para as necessidade do seu negócio, com a melhor tecnologia para proporcionar mais segurança às transações, com controle para o seu caixa e mais opções para você e seu cliente. Para saber mais sobre as nossas soluções, acesse nosso site ou entre em contato com a nossa equipe. Temos um especialista sempre a postos para atendê-lo e tirar todas as suas dúvidas. Se preferir, também pode deixar um comentário no espaço abaixo.