Inovação é algo constantemente buscado por todas as empresas, até porque um novo projeto é um grande passo para a exclusividade, o que auxilia na conquista de novos clientes e cria um espaço no mercado ainda pouco explorado. No entanto, quando falamos nesse assunto, sempre surgem questionamentos relacionados ao que realmente é inovar e de que maneira isso pode, de fato, contribuir para os resultados de um negócio. Então, como saber se uma ideia é boa? É isso que nós vamos ajudá-lo a entender agora para que você faça a sua empresa crescer cada vez mais. Acompanhe!
Diferentemente do que muitos pensam, inovação não quer dizer que você precisa criar algo extraordinário, nunca feito na vida. É necessário ter em mente que o termo refere-se a mudanças que tragam algum tipo de novidade. Por exemplo: é possível trazer uma ideia já consagrada em outro país para aplicar localmente no seu ramo de atuação e, assim, ser inovador no seu segmento. Mas, claro, nunca esquecendo de fazer um estudo antes para saber se ela é realmente viável e como é possível adaptá-la à realidade em que sua empresa está inserida, pois o que dá certo em determinada realidade, pode não dar certo em outra.
Existem diversas maneiras de identificar se a sua ideia é mesmo boa para o seu negócio e se ela irá contribuir para melhores resultados financeiros. Para isso, você pode começar refletindo sobre esses três principais pontos:
Depois de refletir sobre esses pontos, é necessário ainda ver qual o potencial dessa ideia na conquista de resultados para o seu negócio. Portanto, não esqueça de, antes de partir para a ação, analisar o retorno financeiro. Faça um levantamento de todas as despesas, receitas e investimentos necessários para concretizar a ideia. Somente assim será possível entender as reais consequências do novo projeto e o impacto que terá para a sua empresa. Com essas informações, você terá uma noção se a iniciativa será eficiente ou não, quais serão os pontos que ela afetará, o nível de crescimento da ideia e a maturação e suas variáveis de declínio. Quanto mais detalhista você for, maiores serão as chances de acerto.
Empresas que têm uma cultura de inovação estão mais preparadas para imprevistos e tendem a ser mais sustentáveis. Desse modo, a prática constante e a consciência da importância de pensar no novo ajuda você a identificar mais rapidamente as saídas para as diversas situações quando necessário. E também quando é preciso otimizar processos, reduzindo os custos do negócio. Isso sem mencionar as vantagens competitivas, uma forma muito eficaz de atrair clientes. No entanto, para tirar suas ideias do papel, é fundamental ter recursos financeiros disponíveis.Uma excelente alternativa para não ter que recorrer a empréstimos e financiamentos, pagando juros e comprometendo as finanças da empresa, é fazer a antecipação de recebíveis. Com este recurso, você recebe um dinheiro que já é seu por direito, mas que ainda demoraria para receber, e garante capital de giro para investir em novidades para fazer o seu negócio crescer. E não esqueça: a Valorem está aqui para ajudá-lo no que for necessário. Entre em contato com a gente e tire suas dúvidas!