A inadimplência das empresas aumentou 1,4% em janeiro em comparação ao mesmo mês do ano passado e atingiu 6 milhões de negócios segundo a Valor Invest. Basta estar no mercado para sentir que esta tendência continuou em fevereiro e março.E o que fazer na hora do crescimento da inadimplência? Hora de investir na cobrança!
- Cobre rápido: uma ligação amigável no primeiro dia faz o cliente entender que esse recurso é importante para você.
- Negocie um novo prazo e parcele: evite jogar a dívida completa para 30 dias por exemplo. Parcele o valor em pagamentos semanais.
- Se o devedor não cumpriu: negative (protesto ou pefin). Continue a cobrança.
- Não havendo resolução, processo jurídico. Não perca tempo valioso. Muitos devedores entram na negociação quando são intimados.
- Cobre multa e juros pelo atraso. Nada mais justo quando o cliente prejudica o seu fluxo de caixa.
- Ensine o seu cliente a priorizar a sua empresa.
E por fim, se sinta bem cobrando – sem culpa. Você está fazendo um bem para o caixa da sua empresa e cuidando do seu negócio.Fuja da inadimplência com a antecipação de recebíveis da Valorem: saiba mais.
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