Acompanhar de perto as finanças da empresa é uma atividade primordial para qualquer gestor. Por mais que a sua preocupação geralmente se volte mais para os resultados, em algum momento será necessário se preocupar no detalhe com o recebimento das suas vendas. E a conciliação bancária é uma ferramenta de extrema importância nesse sentido, principalmente quando tratamos dos pagamentos eletrônicos.Via de regra, as transações via cartão de crédito ou débito precisam ser autorizadas pelo banco, que confirma à adquirente (empresa responsável pela maquininha e que organiza essa operação) a existência de crédito ou fundos para pagar pela compra efetuada. Acontece, porém, que o banco pede um prazo para que esses valores sejam repassados. E, diante de um grande volume de vendas, fica inviável conferir à mão se todos os repasses foram feitos corretamente.Por isso, a conciliação bancária tem o potencial de oferecer uma rotina livre de erros e atrasos causadas pela falta de repasse ou o repasse incorreto dos recursos ao caixa da sua empresa. Assim, esta solução certamente contribui para tornar a gestão das vendas mais organizada e eficiente, além de não comprometer o fluxo de caixa do negócio.
A conciliação bancária consiste em se fazer uma comparação física entre o saldo das contas bancárias e o controle financeiro de uma empresa. Nos pagamentos eletrônicos, ela confirma se todos os pagamentos via cartão foram repassados corretamente a quem fez a venda. Ainda que seja uma operação de extrema importância para qualquer negócio, a verdade é que existem gestores que não entendem ou até mesmo subestimam a importância desta ferramenta.E as consequências disso são desastrosas, já que sem essa comparação é muito difícil ter a certeza sobre a exatidão dos saldos apurados em determinados períodos. Em outras palavras, a empresa que não tem a conciliação bancária integrada ao seu serviço de pagamento eletrônico acaba perdendo o controle do real capital disponível e fica com a saúde financeira fragilizada, porque pode estar deixando de receber dinheiro.É importante salientar que um erro no repasse dos valores não significa má-fé da adquirente. Como essas transações são realizadas, na maior parte das vezes, eletronicamente, algum erro no sistema pode causar esse desajuste. E considerando que essas instituições têm um volume muito extenso de transações para organizar, é compreensível que não haja como identificar individualmente as não conformidades.Portanto, cabe ao vendedor cuidar do seu contas a receber e integrar soluções que garantam maior eficiência aos seus lançamentos. A conciliação, nesse sentido, tem papel fundamental, porque ela atua por meio dos seguintes fatores:
Por essas razões, não deixe de dar a devida importância à conciliação bancária. Caso ela não esteja incorporada ao seu prestador de serviço de meios eletrônicos de pagamento, verifique algum fornecedor que ofereça este cuidado adicionalmente!
Pelo fato de permitir a verificação de todos os valores pagos eletronicamente e a correção dos repasses ao caixa da empresa, a conciliação bancária acaba fornecendo uma visão mais realista sobre as finanças do negócio, bem como permite a certeza de que se está recebendo por tudo aquilo que vendeu. E isso é extremamente importante para facilitar a tomada de diversas decisões e para o próprio conhecimento a respeito da sustentabilidade do negócio.Do mesmo modo, a precisão da conciliação bancária proporciona as condições ideais para uma boa gestão. Imagine o quanto é importante ter um fluxo de caixa bem controlado para realizar o planejamento fiscal, fazer o controle dos custos de estoque, calcular o lucro e realizar projeções orçamentárias!E, além disso, qualquer empresa que não tenha um serviço de conciliação bancária acaba deixando de estabelecer várias outras rotinas igualmente importantes. Por exemplo, quando não há conciliação, a escrituração da movimentação de contas fica mais trabalhosa e sujeita à falhas. Assim, ampliam-se as chances de fraudes internas, distorções de resultados e várias outras implicações graves para a saúde financeira da empresa.Então, na hora de contratar o meio de pagamento eletrônico para o seu negócio, certifique-se de que a conciliação bancária está integrada. Adquiri-la à parte, é bom dizer, pode onerar o custo de implantação de uma solução de recebimento de pagamentos. Portanto, o melhor mesmo é contar com um fornecedor que entregue o serviço completo.E este é um importante diferencial da ValoremPay. Além de termos as máquinas mais modernas do mercado, agilidade na resolução das necessidades do cliente, assistência técnica e atendimento personalizado, a conciliação bancária está incluída no serviço. Porque entendemos que não é possível vender eletronicamente sem a certeza de estar fazendo um bom negócio e recebendo esses valores de maneira justa e auditada.Conheça a ValoremPay e entenda por que esta é a melhor solução para receber seus pagamentos via cartão. Fale com a gente e confira nossos diferenciais. Se preferir, você pode deixar o seu comentário no espaço abaixo. Aproveite para compartilhar este artigo nas suas redes para ajudar os seus contatos!