Publicado:

Entenda o universo dos meios eletrônicos de pagamento

Adquirentes, bandeiras subadquirentes e gateways: provavelmente, você já ouviu falar sobre eles ao tratar dos meios eletrônicos de pagamento, não é? À primeira vista, pode até parecer que eles são a mesma coisa, mas cada um é responsável por uma etapa diferente do processo de pagamento. E é justamente isso que vamos explicar neste artigo. Confira!

O que são as adquirentes

As adquirentes, como a Valorem Pay, são as responsáveis por fazer a intermediação entre a sua loja, as bandeiras de cartão e os bancos. Funciona assim: quando o cliente passa o cartão de crédito ou de débito no seu comércio, a adquirente se comunica com a bandeira e com o banco. Se a compra for aprovada, ela também fica responsável por receber o dinheiro do banco e repassá-lo à sua empresa.O pagamento é feito ao estabelecimento imediatamente nas compras no débito e em até 31 dias nas compras com cartão de crédito ou de acordo com o parcelamento. Para operacionalizar todo esse processo que ocorre em segundos, as adquirentes cobram uma taxa por transação, que pode variar conforme a empresa e a forma de pagamento utilizada.O principal benefício de usar uma adquirente é que esse custo por transação costuma ser mais em conta do que as taxas aplicadas por outros meios eletrônicos de pagamento. Com isso, a margem de lucro do lojista é maior. Além disso, é comum que a adesão ao serviço seja gratuita, o que é um bom diferencial principalmente para lojas em início de operação.

O que são as bandeiras

As bandeiras são empresas como MasterCard, American Express e Visa. Durante uma transação, elas recebem a informação sobre a compra das adquirentes e, a partir daí, entram em contato com os bancos emissores do cartão para saber se há saldo ou limite disponível. Caso haja, elas retornam à adquirente aprovando a compra.Elas também são responsáveis por regular as regras para uso dos cartões, como a quantidade de parcelas que o cliente pode fazer. Dessa forma, caso o usuário queira fazer uma transação com parcelas acima do permitido, a bandeira é que fará a restrição da compra, de acordo com as condições estabelecidas.Porém, vale ressaltar que as bandeiras não definem as taxas e os juros cobradas nessas transações, o que é uma responsabilidade dos bancos emissores de cartão. É por esse motivo que os clientes podem ter vários cartões com a mesma bandeira, mas com condições diferentes de acordo com a instituição financeira que opera cada um.

O que são as subadquirentes

As subadquirentes são responsáveis por intermediar toda a operação, conectando as adquirentes, as bandeiras e os bancos. Além disso, esse tipo de solução conta com serviço antifraude e exige apenas uma integração, o que é vantajoso para empresas em início de negócio, já que a burocracia para a contração de cada um dos serviços é muito menor. Apesar desse diferencial, o contrato com as subadquirentes pode sair mais caro, pois elas cobram porcentagem sobre o total de vendas, que costuma ficar entre 3 e 7%.

O que são os gateways de pagamento

Outro dos meios eletrônicos de pagamento é o gateway. Ele é utilizado no comércio eletrônico e faz o mesmo papel de uma maquininha de cartão nas lojas físicas. Ou seja, serve para intermediar o contato entre adquirentes, bandeiras e bancos. Nesse caso, a cobrança é realizada pelo número total de transações realizadas.

Como escolher entre tantos meios eletrônicos de pagamento

Agora que você já sabe qual é o papel de cada um desses agentes, talvez esteja se perguntando como escolher o melhor entre tantos meios eletrônicos de pagamento, não é? Bom, se você tem um comércio físico, a dúvida maior está entre contratar uma adquirente ou uma subadquirente, já que as bandeiras são necessárias em qualquer um dos serviços e o gateway é válido só para e-commerce.Nesse caso, é preciso considerar o perfil da sua loja e as condições oferecidas por cada empresa. Por exemplo, as adquirentes cobram taxa por transação, enquanto as subadquirentes fazem a cobrança por porcentagem do total de vendas. Dependendo do seu faturamento, uma pode ser mais positiva que a outra ou vice-versa.De qualquer forma, saiba que, precisando de uma adquirente, você pode contar com a ValoremPay! Acesse o nosso site e confira todos os benefícios e diferenciais que nós oferecemos em nossos meios eletrônicos de pagamento! E se você tiver alguma dúvida, deixe seu comentário aqui embaixo ou entre em contato conosco. Nós estamos à disposição para ajudar!

Inscreva-se
Receba todas as novidades da Valorem em primeira mão. Inscreva-se para receber periodicamente nossas postagens.
Nos preocupamos com seus dados em nossa política de privacidade.
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.

Entre em Contato