Publicado:

Conheça os principais erros de gestão e saiba como evitá-los

Os principais erros de gestão são atitudes comuns do dia a dia das empresas. Muitas vezes não representam descuido, mas apenas uma forma equivocada de encaminhar as atividades. Como o mercado está cada vez mais competitivo e os clientes mais exigentes, é preciso estar atento a essas falhas e trabalhar as possíveis lacunas que existam na sua empresa.Apenas a vontade de tornar o negócio cada vez mais próspero não é suficiente. É preciso estudar, pesquisar e se atualizar no que pode ou não ser feito, além de conhecer qual é a melhor forma de dar andamento nas rotinas. A falta desse conhecimento pode atrapalhar e frustrar os planos que levaram muito tempo para serem idealizados e projetados.

Fique atento! Evite os principais erros de gestão

Estar em estado de alerta aos principais erros de gestão para que eles não comprometam os resultados já alcançados e os que estão por vir é a melhor decisão a se tomar. Por isso, abaixo, elencamos alguns pontos que representam os principais erros de gestão.É possível que existam outros, principalmente se formos analisar as especificidades existentes nos diferentes setores. Mas, em geral, esses que elencamos aqui podem ser encontrados em todas as empresas. Então, é hora de conhecer e ajustar os rumos!

1 - Não valorizar e não qualificar os colaboradores

Você selecionou seu time, contratou aqueles perfis que mais se destacaram e se mostraram capazes de desenvolver as tarefas atribuídas a eles. Saiba que, para que essas pessoas estejam cada vez mais satisfeitas com o local onde trabalham e continuem vestindo a camisa do seu negócio, é preciso que se sintam valorizadas.Estar atento à expectativa de seus funcionários, às suas ideias, ao que eles acham que poderia melhorar, tanto na sua própria empresa, como na qualidade de vida no trabalho, é uma premissa para que seu negócio continue fluindo com pessoas que estejam lutando para que isso aconteça.Um trabalho em equipe funciona bem quando todas as partes conversam, ouvem-se e estão preocupadas umas com as outras. Além disso, é importante que você procure oferecer qualificação, treinamentos e cursos aos seus funcionários, para que eles se aperfeiçoem e tornem-se cada vez mais especialistas naquilo que fazem.

2 - Não ter uma correta gestão de estoque

A gestão de estoque é parte fundamental para o bom funcionamento e geração de renda de um negócio. Um estoque bem planejado permitirá que a empresa cumpra com as exigências dos clientes, evite transtornos e seja capaz de atender às demandas.A falta de controle é um dos principais erros da gestão porque pode prejudicar as rotinas da empresa. Não ter conhecimento acerca do consumo médio dos materiais para fazer uma correta reposição de estoque poderá dificultar o trabalho do setor de compras. E se o compras não tem informações para trabalhar, as vendas serão impactadas. Imagine uma linha de produção sem a matéria-prima necessária para que o manufaturamento continue!Portanto, a realização de inventários periódicos, a definição de um modelo de reposição, além do correto controle de entradas e saídas de materiais são alguns dos processos que você deverá colocar em prática para evitar esse erro.

3 - Não observar a capacidade produtiva

Não promover o equilíbrio entre a capacidade que a empresa tem para produzir e a demanda que a empresa recebe é mais um dos principais erros da gestão que é preciso destacar. Não estar atento a esse importante processo pode fazer com que sua empresa passe por um efeito dominó, prejudicando todo o gerenciamento do seu negócio.O ideal é realizar um planejamento eficaz, equilibrando a capacidade produtiva e as demandas a serem atendidas, evitando falhas que possam comprometer não só a organização da empresa, como o relacionamento com o cliente.E isso vale para qualquer tipo de empresa. Se você tem uma indústria e aceita demandas além da capacidade, os colaboradores ficarão sobrecarregados e as máquinas não darão conta da produção para atender aos prazos. Numa empresa de logística, aceitar mais entregas do que a capacidade da frota prejudica a chegada dos materiais aos clientes. Num varejo, ter um mix de produtos maior do que é possível armazenar dificulta o trabalho dos vendedores e a própria estratégia de venda. Então, fique atento!

4 - Não se preocupar com a inovação

Estar atento às inovações que as empresas estão adotando são regras importantes para que sua empresa não fique ultrapassada em relação à concorrência e perca clientes devido a esse quesito. As áreas de inovação são diversas: tecnológicas, de mercado, de produtos e formas de atendimento.Para estar sempre à frente e competindo de igual para igual com as outras empresas, é preciso buscar conhecimento, realizar pesquisas constantes e estar atento ao que está sendo utilizado no que diz respeito às inovações. Além disso, é importante que as empresas também se preocupem em inovar conceitos relacionados a valores, normas ou missões.A regra é pensar o novo, avaliar os benefícios que as mudanças podem trazer para sua empresa e, assim, evitar mais um dos principais erros da gestão.

5 - Ignorar a importância do marketing

Não é de hoje que se ouve falar que a propaganda é a alma do negócio. Para alavancar os ganhos da sua empresa é necessário estabelecer um plano de marketing, com foco em mostrar o que o seu negócio tem a oferecer ao cliente e de que forma ele é um diferencial.Para quem procura crescer e expandir a participação no mercado, é preciso estar atualizado, criar estratégias que não só promoverão, como contribuirão para esse crescimento. E as possibilidades de marketing são muitas, do tradicional (rádio, folders, imprensa, TV) ao digital (redes sociais, e-mail marketing, site e blog).Desenvolver um plano de marketing permitirá que a empresa planeje ações para alcançar seus objetivos. Essa ação poderá ser voltada para uma marca, um produto ou um serviço específico. É o plano de marketing que guiará a empresa nas futuras estratégias.

6 - Pecar na gestão financeira

Uma gestão financeira ideal é capaz de evitar transtornos causados por falta de planejamento e de atenção ao saldo bancário de sua empresa. Um gerenciamento ideal irá orientá-lo em relação às decisões de investimento e de crédito. Portanto, acompanhar o volume de vendas, o capital de giro, custos e despesas é fundamental para manter tudo sob controle.E caso em algum momento se perceba a necessidade de capitalizar o caixa por qualquer eventualidade, um dos recursos possíveis é a antecipação dos recebíveis. Nesse processo, a empresa adianta, via instituição financeira, o recebimento de valores que seriam recebidos à prazo. Ou seja, o dinheiro que você receberia no futuro entra no caixa no presente.Outra solução para fugir no pecado da não gestão financeira é a análise de crédito e risco, uma solução que previne a empresa dos riscos que a cessão desse crédito traz. Esse procedimento é realizado para que sejam identificados os possíveis clientes que não pagarão por suas dívidas e que, consequentemente, trarão prejuízos ao caixa da empresa.Identificou-se com alguns desses que são os principais erros de gestão? Calma, como dissemos lá no início, isso não significa má gestão. Ajustes são necessários sempre e todo dia estamos aprendendo com o nosso trabalho, não é verdade?Então, se você quiser aprender ainda mais, fique atento ao nosso blog! Se precisar de algum auxílio financeiro para corrigir os processos, fale com a gente! E não deixe de comentar aqui embaixo para sabermos a sua opinião sobre este artigo.

Inscreva-se
Receba todas as novidades da Valorem em primeira mão. Inscreva-se para receber periodicamente nossas postagens.
Nos preocupamos com seus dados em nossa política de privacidade.
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.

Entre em Contato