Publicado:

Cobrança empresarial: a importância da negociação

A inadimplência é um problema enfrentado pela imensa maioria das empresas. Quem ainda não encarou, é muito provável que, em algum momento, passará por essa situação.

A inadimplência é um problema enfrentado pela imensa maioria das empresas. Quem ainda não encarou, é muito provável que, em algum momento, passará por essa situação. Fatores como crise, sazonalidades e erros de gestão levam ao não pagamento de alguns compromissos.

Diante disso, o credor precisa adotar uma estratégia inteligente de cobrança empresarial, sob o risco de, ao deixar de agir corretamente, não ver mais o dinheiro, perder um cliente e ficar com o prejuízo.Nesse momento, por querer resolver a situação, muitos empresários tentam fazer a cobrança internamente, com os próprios funcionários. Em algumas ocorrências, pode até ser que resolva, mas em vários casos trata-se de algo mais complicado e quem não tem o preparo para isso dificilmente conseguirá dar conta de chegar ao desfecho adequado.

Por isso, uma alternativa que vem sendo utilizada com bastante frequência é a terceirização da cobrança empresarial.Mas aí surge um medo muito comum entre aqueles que pensam em contratar esse tipo de serviço: a preocupação de que a empresa responsável pela cobrança arranhe a imagem do negócio por conta de uma abordagem muito ríspida e, assim, estrague a relação que, por vezes, era boa e vinha de anos.

De fato, não é fácil confiar essa responsabilidade para outra empresa. No entanto, isso vai depender de o empresário conhecer as estratégias que serão utilizadas e se certificar de que apresentam resultados.

A importância da negociação ganha-ganha na cobrança empresarial

Uma forma de negociação adequada para a cobrança empresarial e que tem mais chances de garantir a manutenção da relação é a ganha-ganha, que, como o nome já diz, permite que os dois lados saiam satisfeitos. É a certeza de que existe um esforço mútuo na solução dos problemas.

Dessa forma, a estratégia que prevalece é a de negociar sempre e não apenas cobrar os valores que o cliente está devendo. É necessário apresentar a ele uma proposta estruturada e aperfeiçoá-la sempre ao longo da conversa, tentando chegar a um denominador comum.

É fundamental entender a situação de quem está devendo, as possibilidades de quitação e trabalhar em cima disso. Se ficar apenas no “pague agora” pode ser que sua empresa não recupere o dinheiro. Se isso acontecer, será após muito custo, tempo e desgaste de ambas as partes.

Vamos pensar no exemplo de uma relação entre empresa e cliente que já dura cinco anos, sempre com pagamentos em dia e sem qualquer tipo de problema financeiro entre as partes. Existe uma fidelidade e um sentimento de confiança que faz toda diferença no trabalho.Mas, em um determinado momento, o cliente sofreu uma queda brusca no faturamento e começou a enfrentar problemas no caixa, o que, por consequência, afetou o pagamento aos fornecedores. Nesse momento, dada a qualidade da relação, a atitude correta na hora da cobrança é recorrer ao diálogo, pois, assim, será possível entender a situação.

Com base nessa conversa e nas informações coletadas, um profissional especializado em cobrança empresarial saberá como agir e terá na manga as possibilidades adequadas para promover o desfecho condizente com a negociação ganha-ganha. Uma das alternativas, por exemplo, é oferecer um parcelamento da dívida, prevendo o início do pagamento para um prazo que permita a recuperação do cliente.

Mas, claro, o mundo não é feito apenas dessas situações mais fáceis de serem contornadas. Chegarão também as mais complexas, em que o devedor enfrenta problemas financeiros maiores. E aí também entra o tato apurado de quem fará a cobrança, pois, se mal conduzidos, esses casos podem levar a batalhas judiciais intermináveis e um desgaste desnecessário.

A máxima aqui deve ser a seguinte: quanto mais parceiros qualificados e com boa relação a empresa tiver, melhor. E isso passa obrigatoriamente pela cobrança de dívidas. Como falamos, a inadimplência é uma situação que atinge a todos, quase que sem nenhuma exceção.

Portanto, se você for contratar esse serviço, observe a empresa e o modelo de cobrança que ela utiliza. E se precisar de recursos para esse trabalho, a Valorem está aqui para ajudar você! Em caso de dúvidas, converse com a gente e veja como podemos auxiliar o seu negócio.

Inscreva-se
Receba todas as novidades da Valorem em primeira mão. Inscreva-se para receber periodicamente nossas postagens.
Nos preocupamos com seus dados em nossa política de privacidade.
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.

Entre em Contato