Todo o planejamento de qualquer empresa é feito imaginando um comportamento natural e essencial para a manutenção das atividades: prospectam-se clientes, para os quais se vendem produtos ou serviços.
Estes pagam pelo que receberam e a empresa tem um retorno para investir e crescer.
No meio desse caminho, no entanto, há um entrave conhecido de muitos gestores: a inadimplência. Nem sempre é algo proposital por parte dos clientes, feito por má-fé, mas é possível evitar ou minimizar essa ocorrência para dispensar desgastes e interrupções no fluxo de atividades, que comprometem a qualidade do trabalho realizado e as relações comerciais. Principalmente porque muitos desses clientes com risco de se tornarem inadimplentes não se dão conta de que estão em uma situação financeira difícil.
Assim, é papel da empresa fazer essa análise.A análise de crédito e risco, portanto, é uma investigação preventiva que permite à empresa conhecer a idoneidade e a capacidade do cliente em amortizar a dívida que se pretende contrair e, assim, oficializar o negócio com mais segurança.
Claro, não é uma tarefa fácil. Se em muitos casos o próprio cliente não tem ciência das suas dificuldades, não será de forma tão simples que você vai conseguir identificar essa situação. Por essa razão, é indicado que uma empresa especializada seja acionada para desenvolver esse trabalho. Essa iniciativa garante mais tranquilidade para a sua organização, pois repassa uma avaliação mais precisa a respeito da situação do cliente, avaliando o crédito e os riscos de uma maneira que ele não se sinta desconfortável com essa preocupação, e na sua empresa não ocorra a insegurança em concretizar o negócio, afinal, ela terá todas as informações que precisa para conduzir o fechamento da proposta da melhor maneira.
Essa avaliação é feita com base em uma criteriosa análise, consultando os órgãos de proteção ao crédito, balanço e balancete do cliente, informações comerciais, endereço, entre outros critérios. A partir daí, constata-se se há e quais são os elementos críticos com o cliente, a probabilidade de inadimplência, o que pode dar errado e quais são os riscos envolvidos.
É preciso considerar também que muitos realmente não estão a par da necessidade de uma revisão em sua situação financeira. Compram e investem com o objetivo de melhorar os resultados, mas sem a perícia necessária para honrar com o que estão contratando. Por outro lado, uma avaliação especializada é capaz de identificar também situações de falta de idoneidade, quando realmente há a intenção de lesar o fornecedor. Custos jurídicos para recuperar esses valores costumam consumir tanto ou mais trabalho e recursos do que uma ação preventiva de análise de crédito e risco.
Por isso é essencial considerar a inclusão dessa solução antes de realizar qualquer negócio.