A análise de crédito possui duas funções importantes: barrar os maus pagadores e aumentar o volume de negócios em empresas com potencial.
Mas você não pode se restringir a analisar apenas: tem ou não tem protestos. Existem diversos indicadores e sinais que demonstram tendências de uma empresa: sejam estes de crescimento e prosperidade ou declínio.
Fizemos uma série de análise de crédito para pessoa jurídica com análises que usamos aqui e desenvolvemos durantes 2 décadas de pesquisa. É preciso ir muito além da análise de restritivos.
A análise de crédito não serve apenas para barrar uma venda ruim. Ela é importante para aumentar as vendas em clientes potenciais!
->Analise o tipo da empresa
Verifique se o tipo da empresa condiz com a mercadoria que ela está comprando
->Verifique a última alteração contratual
Fraudadores geralmente compram CNPJs antigos. Compare a última alteração contratual com a fundação e mudanças de CNAE.
->Relacionamento com o mercado
Compare a idade da empresa com o número de relacionamentos no mercado. Se ela não possui nada, verifique as referências.
->Analise com cautela o histórico de pagamentos no mercado
Esse item pode ser encontrado no relatório do Serasa Relato, que traz 14 meses de análise. Olhe as tendências: o cliente apresenta melhora ou piora?
->Importante: preste atenção em grandes aumentos ou reduções nos pagamentos, pois podem ser indicadores de fraudes, de dificuldade nos pagamentos e até mesmo de uma preparação para recuperação judicial. Isso não é regra, mas deve ser analisado com cautela.
->Analise os volumes mensais
Os pagamentos realizados estão aumentando, diminuindo ou se mantendo? São valores condizentes com a compra que o cliente está propondo?
->Pagamentos em atraso
O cliente paga em dia ou com quantos dias de atraso? Estes atrasos foram pontuais (por exemplo abril de 2020 com a crise covid) ou estão aumentando mês a mês?
->Atenção: Um aumento abrupto no volume de pagamentos pode ser um alerta: procure entender o motivo.
Em alguns casos de RJ um dos únicos indicadores foi um enorme volume de consultas e de compras recentes.
O que achou das nossas dicas? O que você acrescentaria?