A análise de crédito na crise é um cuidado fundamental para evitar que a sua empresa seja ainda mais prejudicada diante de uma situação adversa. Até porque há clientes e potenciais clientes que se previnem, enquanto outros confiam nos resultados de dias bons para seguir com a operação sem cuidados mais extremos. E há aqueles que até se cuidam, mas não têm noção integral de sua real situação no mercado.
É evidente que vender em tempos de crise é uma necessidade primordial. Entretanto, fazer isso sem cuidados pode ser mais perigoso do que não vender, uma vez que a inadimplência pode fazer com que você perca o cliente, o valor utilizado na produção ou prestação de serviços e ainda tenha despesas com cobrança.
Considerando esse quadro, o melhor a fazer, sem dúvidas, é investir em análise de crédito na crise. Essa solução permite que a sua empresa venda com segurança, tanto para clientes novos quanto para aqueles ativos que pretendem fazer novos pedidos ou renovar contratos.
Você pode estar se perguntando: mas se os tempos são difíceis, qual é a lógica de investir em análise de crédito na crise? Bom, primeiramente porque você só tem duas opções: ou organiza recursos para que esse trabalho seja feito ou simplesmente ele não tem como ele acontecer.
A análise de crédito e risco pressupõe o cadastro em banco de dados que rastreiam a situação de crédito de pessoas e empresas em vários lugares. Com isso, é possível cruzar informações e obter dados confiáveis sobre a capacidade desses clientes em arcar com os compromissos assumidos.
Além disso, é fundamental saber onde procurar, o que exige experiência e o conhecimento dos métodos corretos. Naturalmente, também será preciso infraestrutura e pessoal capacitado para fazer todo esse trabalho. Então, mesmo que você assuma internamente, é preciso considerar esses custos.
Caso não seja possível assumir essa organização e a sua empresa nem mesmo queira investir em alguém especializado para conduzir esse trabalho, então não há outra maneira de fazer a análise de crédito na crise. Mas saiba: há muito mais a perder se ela não for feita.
A análise de crédito na crise ou fora dela permite, como já mencionamos, vender produtos, prestar serviços e fechar contratos com mais segurança. Isso dá tranquilidade à equipe de finanças da sua empresa e permite que você possa antecipar os recebíveis em um momento tão delicado.
Ou seja, se está difícil para todo mundo, a antecipação de recebíveis é uma alternativa inteligente para dar fôlego ao fluxo de caixa. Entretanto, se os seus clientes não tiverem um bom score, é possível que a antecipação não seja aprovada. Desse modo, não há como contar com o dinheiro das suas vendas antecipadamente.
A análise de crédito na crise também assegura à sua empresa uma preocupação a menos em tempos difíceis. Já que o momento é de revisão das planilhas, cortes de custos e cuidados redobrados, é bastante tranquilizador saber que, ao menos as vendas fechadas neste momento têm chances mínimas de trazer problemas.
E como dissemos, de nada adianta supor as coisas. Um bom cliente sem histórico nenhum de inadimplência no mercado pode estar com a corda no pescoço sem nem mesmo ele saber. Ou seja, se a sua decisão for baseada apenas no histórico do relacionamento, pode cair em um problema inesperado.
Às vezes também ocorre de o cliente fazer o pedido acreditando, pelas contas próprias, que terá condições de pagar, mas ele não está considerando o seu mercado de atuação, capaz de trazê-lo dificuldades que ele não prevê. Quer dizer: inadimplência nem sempre é má-fé. Sendo assim, cabe ao seu negócio tomar as medidas de precaução adequadas.
E então, gostou deste artigo? Em caso de dúvidas, deixe um comentário no espaço abaixo para ampliarmos o debate sobre o tema.