Mesmo em períodos em que as pessoas tendem a consumir menos, as datas comemorativas são uma boa oportunidade de aumentar o faturamento. Afinal, é comum os consumidores estarem mais atentos ao comércio para não deixar essas festividades passarem em branco. E o segundo semestre começa com mais um desses períodos à vista. O melhor caminho, portanto, é saber quais são as oportunidades para vender mais no Dia dos Pais e aproveitar esta data da melhor forma possível.

Nesses períodos de sazonalidade, é importante que os empreendedores se planejem antecipadamente e aproveitem a procura por produtos e serviços. Para isso, vale ousar, colocar a criatividade em prática e investir em técnicas para atrair os olhares de quem está disposto a consumir.

Pensando nisso, trouxemos sete dicas interessantes, que podem ajudar você a aproveitar a data para alavancar os negócios e potencializar as vendas. Confira!

1 – Invista no cartão de visita

O primeiro contato que um consumidor tem com o estabelecimento é a vitrine. Por ser a impressão inicial, é importante utilizá-la a seu favor para captar a atenção e vender mais no Dia dos Pais.
Utilize esse espaço para expor os itens para a ocasião, levando em conta sempre os diferentes gostos para que o consumidor se identifique com o que está exposto.

2- Trabalhe a fidelização

Utilize o banco de dados da empresa como uma forma de manter os clientes perto da sua marca e resgatar os que estejam ausentes. Trace perfis, busque conhecê-los melhor e invista em estratégias de marketing próprias, de olho nesses consumidores fiéis. 

Se a sua empresa não possui nenhum registro de clientes, é hora de botar a mão na massa e começar a guardar essas informações. Contudo, enquanto não existem dados consolidados, faça esse exercício de traçar um perfil com base nas características do público que você pretende atingir ou mesmo a partir do que você percebe nos clientes que atende (condição econômica, gênero, idade, entre outros fatores que considerar relevante).

A partir disso, crie promoções exclusivas para vender mais no Dia dos Pais, com condições de pagamento diferenciadas, e mantenha seu público atualizado sobre as novidades. Oferecer descontos exclusivos e elaborar um programa de fidelidade, ainda que seja simples, também são medidas interessantes.

Esses são alguns dos meios mais inteligentes e práticos de buscar a fidelização. No entanto, é importante ter em mente que qualquer ação que exija aporte financeiro deve ser muito bem planejada para evitar prejuízos. Afinal, o objetivo é melhorar os ganhos e não aumentar os custos.

3 – Demonstre interesse em auxiliar seus clientes

Muitas vezes, os filhos saem de casa sem ter ideia do que comprar. Mais do que concretizar a venda, os vendedores devem estar preparados para ajudá-los nesta empreitada. Perguntar o que os pais gostam de fazer, os hábitos de leitura, esporte e lazer, certamente ajudarão a ter ideias criativas. 

Demonstrar interesse é um passo importante para que o consumidor simpatize com o estabelecimento e se sinta confortável para efetuar a compra naquele momento. E o melhor: esse gesto é capaz de fazê-lo voltar e procurá-lo quando houver outra necessidade.

4 – Elabore presentes personalizados para vender mais no Dia dos Pais

Sobretudo em datas comemorativas, os presentes personalizados têm sido bastante procurados. E não é apenas aos produtos que isso se aplica! No caso de serviços, montar pacotes especiais para vender mais no Dia dos Pais pode incentivar os consumidores a buscarem o que a sua empresa tem a oferecer e irem além das opções mais tradicionais. 

Nesse sentido, apesar de parecer algo impessoal, é cada vez mais comum recorrer aos vale-presentes. Leve em conta as diferentes condições financeiras e invista em opções personalizadas com cartões temáticos. Este é, também, um meio de conquistar novos clientes e efetuar novas vendas quando a pessoa for escolher o presente. 

5 – Invista na presença digital

Tem sido cada vez mais comum iniciar uma compra pela tela do celular. Isso porque as pessoas têm se acostumado a visitar as plataformas digitais das lojas, fazendo uma breve pesquisa antes de sair de casa. É preciso considerar que, se ao fazer essa busca a impressão for negativa, as chances de o cliente procurá-lo depois na loja física diminuem bastante.

Manter as redes sociais e o site atualizados, portanto, é fundamental, pois será a impressão inicial que esse cliente terá da sua marca. Além disso, muitos estabelecimentos contam com serviço de e-commerce, o que torna ainda mais importante a presença digital. 

Se a sua empresa atender exclusivamente pela internet, vale reforçar a relevância da transparência e da segurança nas transações.

6 – Observe o que a data representa

A formação familiar tem se alterado ao longo do tempo, indo além do culturalmente conhecido “pai, mãe e filhos”. Dados apurados pelo IBGE apontaram que, em dez anos, o número de famílias compostas por mães que criam seus filhos sozinhas cresceu em 1 milhão até 2015. Conforme o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), há 5,5 milhões de crianças brasileiras que não têm o nome do pai na Certidão de Nascimento

Levando em conta esses números, é possível identificar que nem sempre a figura paterna é necessariamente representada por um homem. É comum que no Dia dos Pais muitos consumidores saiam às compras à procura de presentes para as mães, avós, padrastos, padrinhos, amigos e até mesmo para dois pais, entre outros familiares que ocupam esse lugar na vida de cada um. 

Por isso, os estabelecimentos devem estar atentos e acompanhar as mudanças de comportamento do público a fim de aproveitar oportunidades e oferecer o que o consumidor procura, sempre respeitando essa diversidade nas estruturas familiares e preparando os colaboradores para tratar desse assunto com empatia, respeito e naturalidade.

Considerar esses aspectos certamente chamará a atenção dos consumidores, pois uma boa parte deles se sentirá representada pela sua marca.

7 – Preocupe-se com as condições de pagamento

Facilitar as condições de pagamento é um cuidado indispensável para que todas as ações anteriores se convertam em possibilidades de vender mais no Dia dos Pais. É só pensar: de nada adianta montar uma vitrine chamativa, investir em programas de fidelização, demonstrar interesse, pensar em produtos e serviços personalizados, ter uma presença on-line organizada e exercitar a empatia com os diversos grupos de clientes se, na hora de pagar, não existir uma alternativa que seja compatível com os hábitos dos clientes.

Uma pesquisa realizada em 2017 pela Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs) mostrou que, juntos, os pagamentos das compras via cartões de crédito e débito correspondem a 29% do consumo das famílias brasileiras. No Sudeste do país, esse volume ultrapassa os 60%.

Com base nesses dados, por mais que, culturalmente, o dinheiro ainda seja bastante comum, perder quase um terço das vendas num período sazonal representa um grande prejuízo para qualquer negócio. Se o receio for as taxas e dificuldades de assistência e atendimento encontradas nas fornecedoras de meios eletrônicos de pagamento, a solução é procurar quem possa garantir o melhor serviço. Aí, sem dúvidas, você só tem a ganhar.

É por isso que a ValoremPay está atenta ao mercado. Nós queremos mudar a lógica de relacionamento das empresas com os meios eletrônicos de pagamento, oferecendo um ambiente favorável para o crescimento sustentável e sólido dos nossos clientes. Para isso, temos as melhores tecnologias, variadas opções de máquinas e serviços alinhados às necessidades de empresas de diversos segmentos.
Então, se você está em busca de uma solução eficiente para impulsionar os seus resultados para vender mais no Dia dos Pais, entre em contato conosco! A ValoremPay pode fazer a diferença no seu negócio. Conte com a gente!

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