Aos poucos as pessoas estão deixando cobertores e casacos no armário, abrindo portas e gavetas e verificando que as roupas para encarar as próximas estações ― mais quentes ― já não estão tão novas assim. E como o inverno já ficou para trás, é hora de colocar para funcionar as estratégias de vendas de primavera-verão e atender a essa necessidade de renovação que os clientes têm.

Sobre este assunto, a primeira consciência que se deve ter é a de que, quando falamos em vendas de primavera-verão, não estamos tratando exclusivamente do varejo de roupas. Quem vende artigos para a casa, móveis e eletro, bem como o setor supermercadista e até os materiais de construção podem se beneficiar do período. 

Entretanto, como elaborar estratégias eficientes que sirvam para variados tipos de negócio? É isso que pretendemos abordar neste artigo. Siga com a gente e aproveite as dicas!

Prepare o seu negócio para as vendas de primavera-verão

Logicamente que, quando falamos em vendas de primavera-verão, logo vem à mente o setor de moda. Mas mesmo encarando por esse viés, já não existe a expressão “moda casa”? Quer dizer, essas estações trazem mudanças nos hábitos alimentares, na rotina das pessoas, nas necessidades diárias e até de decoração. 

Por isso, confira algumas ações que elencamos para você aproveitar essa época de vendas da melhor maneira possível!

1 – Traga novidades

Considerando que as vendas de primavera-verão já começaram, certamente a sua loja já deve ter em estoque os produtos necessários para atender à demanda. De qualquer forma, se você ainda não buscou nada além do que já vendeu em anos anteriores, é hora de correr atrás disso!

Traga novidades, diferencie-se da concorrência. Com exceção das grifes, que assinam novas coleções anualmente e já têm as novidades pré-determinadas, lojas de roupa populares, lojas de departamento ou ainda quem vende artigos para casa devem pensar em novidades.

E para saber a quais novidades recorrer, é só pensar no que as pessoas fazem nesse período. Por conta do fim do ano, por exemplo, muitos reformam a casa. Esta é a oportunidade ideal para quem trabalha com decoração, construção ou moda casa trazer artigos que deem novos ares ao lar dos clientes. Pesquise cores, formas e itens que possam ser oferecidos além do que você já vende.

Saindo de casa, também é período de férias de verão. Esse contexto pede novos cardápios, o que é uma oportunidade para as verdureiras e os supermercados darem destaque aos produtos da estação. Farmácias e drogarias já podem intensificar as ofertas de protetores solares, hidratantes e repelentes. 

Saber o que há de novo em tudo isso (fragrâncias dos cremes e receitas com as frutas, por exemplo) pode ser de grande valia para auxiliar na próxima dica. 

2 – Comunique-se bem para atrair os clientes

É indispensável avisar os seus clientes de que o seu negócio está preparado para as vendas de primavera-verão. Para isso, vale telefonar, elaborar uma estratégia de e-mail marketing, produzir folhetos promocionais e desenvolver outras estratégias de marketing, como ações nas redes sociais (inclusive pagas) e, se for o caso, até recorrer a mídias tradicionais, como rádio, outdoor ou TV. Tudo isso para mostrar o que você tem de novidades.

Depois dessas iniciativas, o visual da sua loja vai contar muito para que o cliente se sinta motivado a entrar e comprar. Assim, elabore uma vitrine atrativa, renove a disposição dos itens na loja e intensifique a comunicação interna sobre os lançamentos, condições de pagamento e ofertas.

E por falar em ofertas, logicamente que elas precisam ser pensadas, principalmente nesse momento de apresentação das novidades. Não precisa ser nada comparável com as liquidações da estação que passou (assunto do tópico seguinte), mas é fundamental que a campanha seja atrativa. Essa marcação de preços e o destaque dos descontos precisam estar bem explícitos!

3 – Livre-se do que não é do período

Estoque parado é custo para a sua empresa. Então, livre-se dele. Até porque o que foi vendido no outono-inverno de um ano não é exatamente vendável no ano seguinte, concorda? As tendências evoluem, as vontades dos consumidores mudam e, mesmo que você guarde, o valor não compensará o gasto de deixar os produtos todo esse tempo armazenados.

Resolver isso é fácil: faça uma promoção para limpar os estoques. Ainda que a sua margem de lucro seja menor, pelo menos você não perde dinheiro. E mesmo que o produto que você vende não sofra com mudanças de tendências tão rapidamente ― como aquecedores, cobertores ou alimentos ―, o princípio de evitar estoques desnecessários continua valendo. O melhor é guardar espaço para o que realmente vende no período atual. 

Bônus: um recado para quem trabalha com moda

Não poderíamos encerrar este artigo sem tratar das vendas de primavera-verão para o setor de moda! Afinal, este conceito é o chamariz de quem atua no varejo de roupas, não é mesmo? Independentemente de a sua loja trabalhar com grifes ou não, vale destacar na vitrine o que está sendo visto como tendência da estação: peças vibrantes, com estampas, tecidos leves e que seguem a linha casual chic. A influência dos anos 1980 e 2000 também devem estar bem presentes.

Se for viável, vale organizar um desfile para apresentar a coleção. Lembra da comunicação que falamos na dica 2? Ela serve muito bem para chamar para esse evento, que acaba alcançando também pessoas que você não convidou, especialmente se ele for realizado em um local público, como um shopping. Porém, o próprio desfile também serve como um meio de comunicação, que faz publicidade sobre o que a sua loja tem a oferecer.

Para aproveitar nossas dicas da melhor maneira possível e impulsionar as suas vendas de primavera-verão, uma dica final é reestruturar a gestão de vendas da sua empresa. 

Esperamos que este artigo tenha sido útil para você. Caso queira dividir alguma experiência ou esclarecer alguma dúvida sobre os pontos que apresentamos, fique à vontade para deixar o seu comentário no espaço abaixo. Se preferir, entre em contato conosco!

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