Adquirentes, bandeiras subadquirentes e gateways: provavelmente, você já ouviu falar sobre eles ao tratar dos meios eletrônicos de pagamento, não é? À primeira vista, pode até parecer que eles são a mesma coisa, mas cada um é responsável por uma etapa diferente do processo de pagamento. E é justamente isso que vamos explicar neste artigo. Confira!

O que são as adquirentes

As adquirentes, como a Valorem Pay, são as responsáveis por fazer a intermediação entre a sua loja, as bandeiras de cartão e os bancos. Funciona assim: quando o cliente passa o cartão de crédito ou de débito no seu comércio, a adquirente se comunica com a bandeira e com o banco. Se a compra for aprovada, ela também fica responsável por receber o dinheiro do banco e repassá-lo à sua empresa.
O pagamento é feito ao estabelecimento imediatamente nas compras no débito e em até 31 dias nas compras com cartão de crédito ou de acordo com o parcelamento. Para operacionalizar todo esse processo que ocorre em segundos, as adquirentes cobram uma taxa por transação, que pode variar conforme a empresa e a forma de pagamento utilizada.
O principal benefício de usar uma adquirente é que esse custo por transação costuma ser mais em conta do que as taxas aplicadas por outros meios eletrônicos de pagamento. Com isso, a margem de lucro do lojista é maior. Além disso, é comum que a adesão ao serviço seja gratuita, o que é um bom diferencial principalmente para lojas em início de operação.

O que são as bandeiras

As bandeiras são empresas como MasterCard, American Express e Visa. Durante uma transação, elas recebem a informação sobre a compra das adquirentes e, a partir daí, entram em contato com os bancos emissores do cartão para saber se há saldo ou limite disponível. Caso haja, elas retornam à adquirente aprovando a compra.
Elas também são responsáveis por regular as regras para uso dos cartões, como a quantidade de parcelas que o cliente pode fazer. Dessa forma, caso o usuário queira fazer uma transação com parcelas acima do permitido, a bandeira é que fará a restrição da compra, de acordo com as condições estabelecidas.
Porém, vale ressaltar que as bandeiras não definem as taxas e os juros cobradas nessas transações, o que é uma responsabilidade dos bancos emissores de cartão. É por esse motivo que os clientes podem ter vários cartões com a mesma bandeira, mas com condições diferentes de acordo com a instituição financeira que opera cada um.

O que são as subadquirentes

As subadquirentes são responsáveis por intermediar toda a operação, conectando as adquirentes, as bandeiras e os bancos. Além disso, esse tipo de solução conta com serviço antifraude e exige apenas uma integração, o que é vantajoso para empresas em início de negócio, já que a burocracia para a contração de cada um dos serviços é muito menor. Apesar desse diferencial, o contrato com as subadquirentes pode sair mais caro, pois elas cobram porcentagem sobre o total de vendas, que costuma ficar entre 3 e 7%. 

O que são os gateways de pagamento

Outro dos meios eletrônicos de pagamento é o gateway. Ele é utilizado no comércio eletrônico e faz o mesmo papel de uma maquininha de cartão nas lojas físicas. Ou seja, serve para intermediar o contato entre adquirentes, bandeiras e bancos. Nesse caso, a cobrança é realizada pelo número total de transações realizadas.

Como escolher entre tantos meios eletrônicos de pagamento

Agora que você já sabe qual é o papel de cada um desses agentes, talvez esteja se perguntando como escolher o melhor entre tantos meios eletrônicos de pagamento, não é? Bom, se você tem um comércio físico, a dúvida maior está entre contratar uma adquirente ou uma subadquirente, já que as bandeiras são necessárias em qualquer um dos serviços e o gateway é válido só para e-commerce.
Nesse caso, é preciso considerar o perfil da sua loja e as condições oferecidas por cada empresa. Por exemplo, as adquirentes cobram taxa por transação, enquanto as subadquirentes fazem a cobrança por porcentagem do total de vendas. Dependendo do seu faturamento, uma pode ser mais positiva que a outra ou vice-versa.
De qualquer forma, saiba que, precisando de uma adquirente, você pode contar com a ValoremPay! Acesse o nosso site e confira todos os benefícios e diferenciais que nós oferecemos em nossos meios eletrônicos de pagamento! E se você tiver alguma dúvida, deixe seu comentário aqui embaixo ou entre em contato conosco. Nós estamos à disposição para ajudar!

Leave a Reply

Solicitar - Máquina móvel (C680)




    * Campos obrigatórios

    Solicitar - Máquina móvel (Link 2500)

    Solicitar - Máquina móvel (D150)




      * Campos obrigatórios

      Solicitar - TEF (PPC930)




        * Campos obrigatórios

        Solicitar - Link de pagamento

        Solicitar - ValoremPay




          * Campos obrigatórios

          Solicitar - Antecipação de recebíveis fornecedores

          Solicitar - Antecipação de recebíveis






            * Campos obrigatórios

            Solicitar - Investimentos






              * Campos obrigatórios

              Investir FIDC

              Investir em Debêntures