A tesouraria é uma das partes que compõem o setor financeiro, e é quem tem um papel crucial no planejamento futuro das finanças da empresa. À medida que as empresas enfrentam os desafios das movimentações de mercado, a tesouraria é cada vez mais solicitada para apoiar uma melhor execução da estratégia corporativa.

O que é Tesouraria Estratégica?

Conhecendo a função
Adquirir conhecimento sobre gestão de tesouraria dá a certeza ao profissional a capacidade de antecipação das necessidades e a possibilidade de tomada de decisões que possam precaver e evitar possíveis problemas, reduzindo ameaças para o negócio.
A gestão estratégica de tesouraria é uma prática que permite realizar uma gestão diária das movimentações de recursos financeiros, com conhecimentos que possibilitam prever riscos, além de administrar o capital de giro e a geração de caixa.
Para esse resultado, é imprescindível ter um profissional capacitado e que saiba aplicar a gestão estratégica na prática. Além disso, também se faz necessário que os processos adotados pelo setor de tesouraria estejam alinhados ao planejamento estratégico do negócio.

Como tornar a tesouraria mais estratégica?

Os profissionais de tesouraria estão cada vez mais evoluindo suas operações para se alinharem aos ambientes de negócios instáveis e complexos. O setor de tesouraria com preparação para a visão de futuro frequentemente revisam e atualizam os projetos e seus processos, sempre adequando para dar equilíbrio efetivamente a eficiência, a inovação e a excelência no desempenho e dar suporte às suas necessidades futuras, atuais e de forma antecipada.
Avaliar sempre as técnicas que já são rotineiras, e com os resultados dessas avaliações, considerar a adição ou mudança das rotinas. Implantar as técnicas estratégico-operacionais, como cash pooling, tesouraria e centros de serviços compartilhados, para impulsionar a padronização, a centralização e a escalabilidade das capacidades..

E com a função da Tesouraria se tornando mais visível e estratégica, a exigência necessária é bem maior, e acredita-se que os procedimentos tornam as rotinas mais rápidas e melhores reduzindo simultaneamente os custos. Os sistemas de tesouraria devem ser considerados para determinar se estão sendo utilizados em sua extensão máxima, apoiando adequadamente as necessidades em evolução da empresa.
A tesouraria deve ser capaz de suportar efetivamente qualquer transação estratégica realizada ou antecipada pela empresa que vai desde o pré-fechamento até o fechamento e o pós-fechamento. Os processos sendo automatizados podem aumentar a previsão e os recursos preditivos da empresa, permitindo que informações mais confiáveis ​​estejam disponíveis para a tomada de decisão para negociar o posicionamento ideal até para as transações em potencial.

Um setor que auxilia no sucesso da tesouraria, é a cobrança, com ela bem estruturada, profissionais engajados que consigam administrar a inadimplência, fica mais fácil para a realização do planejamento criado, já que o risco de faltar capital é bem menor.

Habilidades essenciais para os profissionais que pretendem ou já trabalham no setor de tesouraria.

  • Conhecimento técnico em contabilidade financeira: Parece ser uma dica óbvia, mas muitos não atentam, e confundem com outras áreas contábeis.
  • Compreensão acerca do mercado de capitais: No mercado de capitais acontece a negociação dos mais diversos ativos financeiros e ter a ciência desse mercado pode fazer a grande diferença em negociações e planejamentos.
  • Domínio do fluxo de caixa: Ter o conhecimento exato do fluxo de caixa da empresa é essencial para criar um planejamento realista sobre quais ações tomar.
  • Habilidade de gestão do capital de giro: A gestão do capital de giro é uma das habilidades que alinha todas as ações que devem ser feitas e que resultam direto com os outros colaboradores e produtos/serviços da empresa.
  • Capacidade de analisar e projetar situações: Ter uma visão do futuro dos negócios e para a onde a empresa quer ir, para então criar um planejamento e organizar as ações.
  • Identificar Oportunidades: Capacidade para identificar oportunidades de investimentos após a análise de demonstrativos financeiros da empresa.

Esperamos que esse conteúdo tenha te ajudado a entender e como se especializar para ter uma área de tesouraria mais estratégica.

Entre em contato com um dos nossos consultores!

Leave a Reply

Solicitar - Máquina móvel (C680)




    * Campos obrigatórios

    Solicitar - Máquina móvel (Link 2500)

    Solicitar - Máquina móvel (D150)




      * Campos obrigatórios

      Solicitar - TEF (PPC930)




        * Campos obrigatórios

        Solicitar - Link de pagamento

        Solicitar - ValoremPay




          * Campos obrigatórios

          Solicitar - Antecipação de recebíveis fornecedores

          Solicitar - Antecipação de recebíveis






            * Campos obrigatórios

            Solicitar - Investimentos






              * Campos obrigatórios

              Investir FIDC

              Investir em Debêntures