O assunto segurança para pagamentos é importante para lojistas e clientes. Com as novas maneiras de quitar as compras, os consumidores têm mais razões para se sentirem tranquilos, mas também têm novas preocupações. Estar atento a esses fatores é fundamental para o bom relacionamento com o cliente. Ao mesmo tempo, a sua loja só tem a ganhar ao se inteirar desse tema.
É só você pensar: os cartões de crédito e débito foram incorporados de uma maneira muito orgânica aos hábitos das pessoas no mundo todo, inclusive no Brasil. Um dos motivos para isso é a segurança que eles proporcionam, evitando que se fique carregando dinheiro por aí. 
Contudo, como as tecnologias para aumentar a segurança se aprimoram a cada dia, mesmo as maquininhas para passar o cartão já podem ser substituídas por outras modalidades que diminuem o contato dos vendedores com as informações dos cartões dos clientes. E é sobre isso que vamos tratar neste artigo!

Segurança para pagamentos e tecnologia

Entre os fatores que motivam as pessoas a aderirem aos cartões, certamente está a segurança. Praticidade, melhor acesso ao crédito e comodidade também figuram entre as razões mais marcantes, mas a segurança para pagamentos é um aspecto muito relevante. Em qualquer alternativa, o uso do dinheiro físico acaba causando alguns inconvenientes.
Dificuldade de se ter de volta o troco correto, erro na hora de receber ou dar o troco e falta de comodidade em andar com uma quantia muito expressiva na carteira são situações corriqueiras de quem não usa cartão. Mas o simples fato de sacar dinheiro no caixa eletrônico já pode ser um risco. E andar com dinheiro não é apenas inconveniente, como acabamos de dizer. Pode ser também arriscado.
A tecnologia, nesse caso, ajuda muito. Por meio das maquininhas de cartão, não é mais necessário carregar dinheiro em papel. Basta passar o “dinheiro de plástico”, digitar a senha e pronto! Sua conta está paga e o valor é debitado automaticamente. O mesmo ocorre em operações de crédito, que desobrigam o retorno à loja para pagar o carnê: a fatura vai por correio.

A evolução da tecnologia acompanha a evolução da segurança

O problema é que os criminosos também começaram a perceber que interceptar pessoas na saída do banco para pegar o dinheiro já não resultava nos mesmos ganhos. Aí começaram as ações de clonagem de cartões. Em outros estabelecimentos, fraudes com as maquininhas faziam com que os vendedores tivessem acesso aos dados do cliente, causando prejuízos a eles.
Então, foi preciso se reinventar e buscar novas alternativas de segurança para pagamentos. Um primeiro passo foram os cartões digitais, com código de segurança mutável. Não demorou muito a aparecer os pagamentos via contactless por celular. Com eles, o cliente aproxima o smartphone da maquininha, o valor aparece na tela do telefone para que seja confirmado pelo cliente. Desse modo, o lojista não tem acesso aos dados do cartão e o cliente controla a operação por seus próprios recursos.
Por meio de páginas criptografadas, os clientes ainda podem quitar as compras por meio de links de pagamento ou e-wallets, diminuindo o contato do vendedor com as informações do cartão e oferecendo mais segurança para os consumidores.

Por que o lojista precisa se preocupar com a segurança do cliente?

A segurança para pagamentos não é um assunto que diz respeito apenas ao cliente! O lojista também tem muito a ganhar quando garante um ecossistema mais confiável. Em primeiro lugar, esse aspecto é fundamental para a fidelização. Antes de qualquer alternativa de marketing ou política de preços, a honestidade e a confiança são valores fundamentais!
Se o cliente tiver dúvida em alguma operação, mesmo que não tenha sido culpa da sua loja, será muito difícil convencê-lo do contrário. Então, tudo o que você puder fazer para criar um ambiente que inspire segurança e o mínimo de interferência do seu negócio no processamento da operação, melhor será para esse relacionamento comercial.
Em segundo lugar há a própria segurança do seu negócio. Investir em tecnologia de modo a garantir a segurança para pagamentos evita que você mesmo tenha prejuízos com fraudes ou roubos. 
É só pensar: ter um volume muito grande de dinheiro no caixa não é prudente. Se, para evitar problemas, o caixa é abastecido só com o mínimo necessário para dar o troco correto, nas operações eletrônicas a regra deve ser a mesma: quanto menos contato a sua equipe tiver com os dados do cliente, melhor! 

Onde encontrar essa variedade de opções de pagamento

Como você viu, a maquininha já não é mais unanimidade na preferência dos consumidores na hora de pagar por suas compras. Claro, ela ainda continua sendo a mais popular, mas conforme as pessoas forem encontrando outros meios que lhes ofereçam mais comodidade e segurança, a migração vai acontecer. E você precisa estar preparado!
Para permitir segurança para pagamentos em cartão, você pode contar com a ValoremPay. Tudo o que existe em meios de captura de vendas nós podemos garantir para o seu negócio. Conversando com a gente, você vai poder expor suas preocupações e necessidades e nós vamos apontar as soluções que melhor atendem ao que você nos indicar.
Optar por um fornecedor de meios eletrônicos de pagamento sem considerar essa necessidade de segurança para pagamentos pode fazer o seu negócio ficar para trás em um médio prazo. Para evitar isso, fale com a gente! Nós estamos sempre à disposição para auxiliar o seu negócio a se desenvolver cada vez mais!

Leave a Reply

Solicitar - Máquina móvel (C680)




    * Campos obrigatórios

    Solicitar - Máquina móvel (Link 2500)

    Solicitar - Máquina móvel (D150)




      * Campos obrigatórios

      Solicitar - TEF (PPC930)




        * Campos obrigatórios

        Solicitar - Link de pagamento

        Solicitar - ValoremPay




          * Campos obrigatórios

          Solicitar - Antecipação de recebíveis fornecedores

          Solicitar - Antecipação de recebíveis






            * Campos obrigatórios

            Solicitar - Investimentos






              * Campos obrigatórios

              Investir FIDC

              Investir em Debêntures