Maquininha de cartão e atendimento são duas palavras que nem sempre aparecem lado a lado. Normalmente, quando as pessoas pesquisam pela melhor solução, elas querem saber sobre taxas, aluguel do equipamento ou até (para aqueles que preferem comprar) a respeito do custo dele. O problema é que, no dia a dia, o que vai fazer a diferença mesmo é o atendimento.
Nós já explicamos aqui no blog como as coisas funcionam. O aluguel da maquininha serve para que você tenha acesso à manutenção dela. Se você compra o equipamento, só vai ter assistência no período legal. Depois que ele passar, será necessário arcar do próprio bolso e, em muitos casos, por intermédio de um atendimento remoto. Afinal, você vai precisar saber como resolver a situação.
Sobre as taxas, elas servem para manter todo o aparato que torna possível uma operação de meios eletrônicos de pagamento. Se você não paga taxas, elas certamente estarão incluídas em outro serviço: talvez no de antecipação, quem sabe em uma determinada operação (exclusivamente no crédito parcelado, por exemplo) ou até mesmo no aluguel.
O que não muda é o fato de que, independentemente do plano, do modelo da maquininha e das características da negociação que você fez com a adquirente, a sua empresa eventualmente vai precisar de atendimento. E isso vai impactar de maneira bem importante nos resultados do seu negócio.

Maquininha de cartão e atendimento: a eficácia de um depende da qualidade do outro

Quando falamos em maquininha de cartão e atendimento já vêm à mente problemas. Isso acontece porque esta é a experiência que os empreendedores normalmente têm. Telefonar para uma central de atendimento é sempre muito estressante. Certamente, você passará por uma série de canais eletrônicos que conduzirão a sua ligação de um setor a outro antes de um atendimento pessoal.
Esse atendimento, não raro, é realizado por uma empresa terceirizada, que conhece pouco do seu negócio e das suas urgências. Com capacidade de resolução de pendências limitadas, é possível que a sua necessidade não seja resolvida na hora. Aí você vai precisar conviver por mais tempo com aquele incômodo até encontrar uma solução definitiva.

Como o atendimento pode ser diferente?

Primeiramente, você precisa de um fornecedor de meios eletrônicos de pagamento que esteja disposto a trabalhar junto com a sua empresa pelo bem do seu negócio. Nesse sentido, maquininha de cartão e atendimento vão ser dois fatores importantes para contribuir com seus resultados: no equipamento, você recebe pelas vendas. No atendimento, você aprimora suas estratégias.
Com base em um atendimento personalizado, próprio e próximo, você pode encontrar soluções capazes de auxiliar no dia a dia do seu negócio. Muito além de resolver problemas, essa lógica de união entre maquininha de cartão e atendimento pode tirar dúvidas (suas e do cliente) e, nesse sentido, até contribuir com a qualidade do seu atendimento.
É só você pensar: se a sua empresa tiver respostas claras e facilmente comprováveis a respeito de transações que despertam dúvidas quanto à aprovação, sobre estorno de vendas ou outra questão específica, fica mais fácil convencer o cliente do que só falando. Um auxílio em situações como essa depende dessa união entre um fornecedor de maquininha de cartão e atendimento qualificado.

Como um atendimento fraco aumenta seus custos

Um atendimento incompleto interfere no recebimento das suas vendas, porque você pode ter que esperar mais por um suporte diante de uma maquininha inoperante. Ele ainda pode fazer você perder clientes após dúvidas mal resolvidas ou operações problemáticas (como quando o valor é debitado mesmo depois de uma transação não aprovada).
E se algo interfere na sua relação com seu cliente, certamente o prejuízo tem potencial de ser muito maior do que é possível ser calculado. Lembre-se: o boca a boca é um tipo de marketing que pode funcionar muito bem para fins positivos e negativos e ainda é muito eficaz. Com as redes sociais, então, uma avaliação do cliente ganha uma amplitude ainda maior.
Maquininha de cartão e atendimento também fazem a diferença ao solicitar antecipação de recebíveis: com um bom fornecedor, esse procedimento pode ser feito rapidamente, com todas as dúvidas esclarecidas. Do contrário, é possível que você espere um tempo maior para ter acesso a esse recurso, além de ter menos clareza a respeito dos critérios adotados.
Naturalmente que todas as situações que estamos trazendo aqui são apenas possibilidades. É muito improvável que uma fornecedora de meios eletrônicos de pagamento reúna em si todas as características negativas de um atendimento incompleto. Apesar disso, os exemplos que estamos trazendo têm o objetivo de alertar você sobre a importância do atendimento.
A sua solução de pagamentos precisa ser transparente, simples, ágil e prática, porque é isso que o seu cliente espera de você. Não dá para ficar horas pendurado no telefone, nem resolver as coisas pela metade. E o principal: o máximo de respostas que você puder ter por si mesmo só tem a ajudar. Por isso que um portal de gestão de vendas faz toda a diferença!
Na ValoremPay nós prezamos pela qualidade no atendimento. Esta é uma filosofia empresarial: ter o cliente sempre em primeiro lugar. E fique tranquilo: isso não é história de pescador, não! Em nossas operações diárias, nós temos a aprovação de 99% dos nossos clientes. Ou seja, palavra dada é palavra cumprida.
Se você quer conhecer melhor a relação que a ValoremPay faz entre maquininha de cartão e atendimento, e como ela pode beneficiar o seu negócio, fale com a gente! Se preferir, deixe o seu comentário no espaço abaixo!

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