Quatro medidas de gestão empresarial para períodos de crise

Entre idas e vindas da economia, sinais de melhora e indicadores de estagnação, o fato é que 2018 será mais um ano desafiador para as empresas. O cenário, que prevê ainda eleições em outubro, exigirá que os gestores adotem medidas de gestão empresarial que permitam ao negócio passar por tudo isso sem grandes sobressaltos no meio do caminho.

Isso significa que as empresas precisam encontrar maneiras de prevenir problemas como inconsistência no fluxo de caixa e inadimplência, além de garantir parcerias com clientes e fornecedores que não ofereçam riscos à saúde do negócio. Assegurando esses pontos, é possível dar atenção a outras questões, como a parte operacional, de maneira muito mais segura.

Quatro medidas de gestão empresarial para você adotar na sua empresa

Essas medidas precisam fazer sentido dentro do contexto do negócio. Para ajudar você a encontrar o melhor caminho, elencamos quatro soluções que podem fazer a diferença na gestão da sua empresa em 2018.

Antecipação de recebíveis para a cadeia de fornecedores

A antecipação de recebíveis para a cadeia de fornecedores atua como uma linha de crédito dedicada especialmente a quem garante a matéria-prima. Por meio dessa solução, sua empresa consegue manter a produtividade, assegurar o fechamento de negócios e garantir o relacionamento com bons fornecedores, pois não precisa negar pedidos por não ter os recursos necessários para pagar a matéria-prima.

Funciona assim: sua empresa recebe um pedido de um cliente importante, mas não tem a matéria-prima necessária para produzir. O problema é que o fornecedor não tem recursos para atender à sua demanda. Para não perder a oportunidade, você procura uma instituição financeira que oferece essa modalidade de crédito e pede que seja antecipado o dinheiro para o fornecedor conseguir dar conta do pedido.

Assim, você consegue executar o pedido e, depois que receber o pagamento, honrar o compromisso com o fornecedor, que recebeu o valor antecipado à vista e quitará a operação de crédito com a instituição financeira depois de receber da sua empresa. Dessa maneira, todos se organizam e conseguem dar andamento às atividades.

Trata-se de uma operação com riscos muito baixos para todos os lados, pois é uma antecipação de recursos que estão garantidos. O fornecedor tem como garantia a confirmação do pedido feito à sua empresa.

Antecipação de recebíveis

Para resolver problemas do fluxo de caixa ou suprir alguma demanda de recursos, uma medida de gestão empresarial a ser tomada é a antecipação de recebíveis. Diferentemente do compror, essa solução envolve apenas a sua empresa e a instituição financeira.

O funcionamento é simples. Se existir algum valor parcelado de clientes para receber, os gestores podem solicitar a antecipação desses recursos para alguma instituição financeira. Ela, então, cobrará uma taxa de deságio, repassará o dinheiro de maneira adiantada e ficará com o direito de receber as parcelas.

A antecipação de recebíveis é uma alternativa interessante em comparação a soluções como empréstimos. Você não está tirando do caixa da sua empresa para pagar o banco. O que acontece é uma instituição antecipar para você um dinheiro que já é seu, mas que só faria parte do patrimônio quando o cliente pagasse.

Antecipar, então, é garantir o fluxo de caixa sem comprometer o saldo mensalmente. As taxas sobre esse tipo de transação são mais vantajosas porque elas costumam ser menores que nos empréstimos.

Análise de crédito e risco

Agora chegou a hora de falarmos de uma solução que ajuda as empresas a se protegerem da inadimplência e de problemas com parceiros. É a análise de crédito de risco e risco. Por meio dessa medida, é avaliada a situação financeira e o método de trabalho de de possíveis clientes e verificado se eles têm condições de honrar uma dívida e entregar o que foi prometido.

Ao realizar essa investigação criteriosa, é possível identificar tanto a capacidade de pagamento quanto aspectos relacionados à compatibilidade entre fornecedor e cliente. Consequentemente, as chances de o negócio ser interessante para todas as partes é bem maior.

Existem instituições que oferecem esse serviço e, para isso, contam com especialistas em análise de crédito e risco, ou seja, profissionais que sabem onde procurar as informações e o que deve ser levado em consideração.

Assessoria de cobrança

Mesmo que sua empresa tome todos os cuidados necessários, a inadimplência sempre pode acabar batendo na porta. Uma boa alternativa para isso é, mais do que cobrar os clientes, oferecer um auxílio a eles para que possam se reorganizar financeiramente e, então, quitar as dívidas.

Nesse contexto, contar com uma assessoria de cobrança, que cuida do relacionamento comercial antes e depois do vencimento de cheques e duplicatas, pode trazer muitos benefícios para o seu negócio.

Uma das principais vantagens é a profissionalização do serviço, ou seja, a terceirização da cobrança. Assim, em vez de sua equipe de vendas ter que parar o que está fazendo para cobrar os clientes, pessoas especializadas farão, tomando todos os cuidados necessários para não criar um desgaste na relação.

Dessa forma, você garante um retorno maior de recursos para o caixa da empresa e ainda mantém relação com clientes importantes e que podem apenas ter passado por um momento mais complicado.

Quer recorrer agora mesmo a essas medidas de gestão empresarial? Procure a Valorem! Nós temos soluções com taxas diferenciadas e a vantagem de que nossa equipe se preocupa em entender a realidade de cada cliente. Conheça os nossos serviços e fale conosco se restou qualquer dúvida sobre algumas das soluções que apresentamos aqui. Se preferir, deixe o seu comentário no espaço abaixo.

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