Quanto mais pessoas, experiências, situações e condições você estiver inserido, maior a chance de se desenvolverem boas ideias.” Essa frase vem do livro De Onde Vêm as Boas Ideias, do escritor norte-americano Steven Johnson. Ele propõe uma reflexão sobre como os ambientes influenciam no surgimento de soluções inovadoras e favorecem a criação de boas ideias. E é a partir deste pensamento que começamos a entender melhor por que motivar o empreendedorismo em uma empresa é tão importante.
No livro, o autor denomina as conexões que temos e fazemos como redes líquidas, capazes de estimular a mente das pessoas que os integram. A partir delas, por meio da troca de experiências, da liberdade de pensamento e da comunicação, criam laços capazes de motivar a capacidade de inovar.
Apesar de aparentemente esse ideal parecer abstrato demais e, muitas vezes, difíceis de serem colocados em prática nos ambientes corporativos, boas iniciativas, como a “20-percent time” (tempo de 20%, em tradução livre), implementada pelo Google, mostraram que é possível, sim, transformar o local de trabalho em um grande laboratório de ideias que estimulam o empreendedorismo entre os funcionários e se convertem em inovação.
O projeto consistia em estimular os funcionários a dedicarem 20% do dia trabalhando em projetos que julgassem interessantes e inovadores, para que dessem mais atenção às suas intuições e ideias. Como resultado, foram criados produtos como o Gmail, o Google AdSense e o Google Talk.
Sabemos que cada empresa tem um porte, faz parte de um segmento e possui suas próprias limitações. A questão, aqui, não é fazer com que toda empresa se torne um novo Google, mas, sim, mostrar como ambientes colaborativos têm influência direta na maneira como os funcionários interagem e se mostram engajados com as atividades que desenvolvem em seus espaços de trabalho.
Assim como há lugares que funcionam como motores de inovação e criatividade, também há ambientes que sufocam as novas ideias, impedindo que os próprios colaboradores contribuam para a inovação das empresas nas quais trabalham. Assim, estimular a troca de experiências e motivar o empreendedorismo é uma maneira muito mais eficaz de instigar o espírito empreendedor do que dar espaço ao hábito de tolher a liberdade de comunicação e expressão, por exemplo.
Já parou para pensar que a solução para um antigo problema do seu negócio pode estar guardada na mente de um dos seus colaboradores e esperando para desabrochar em forma de um projeto inovador? Quando se fala em motivar o empreendedorismo dentro do ambiente de trabalho, a primeira coisa que ouvimos é que tal atitude é perigosa, pois fará os funcionários se dispersarem das demais atividades.
Mas o que não é levado em conta é como esse pensamento conservador joga contra a própria empresa, atrasando-a e impedindo-a de desenvolver a inovação, uma das qualidades mais demandadas pelo mercado. Até porque funcionários que empreendem tornam-se mais proativos e capazes de lidar com as adversidades do cotidiano. Além disso, sentem-se seguros ao assumir posições de liderança e conquistar autonomia.
Favorecer uma cultura que fomente o crescimento intelectual da equipe a partir da troca de ideias é, também, investir no desenvolvimento da empresa. Lembre-se que funcionários encorajados tendem a fazer seu trabalho com muito mais entusiasmo, já que os resultados alcançados tornam-se também vitórias pessoais.

A troca de ideias mostra por que motivar o empreendedorismo na empresa

Você já deve ter ouvido alguém falar que são nas conversas entre amigos que surgem as teses mais mirabolantes a respeito dos mais variados assuntos, não é verdade? Como a queda repentina da safra de arroz ou a eliminação de um time de futebol na fase de grupos da Libertadores da América.
É nestas horas que ideias de diferentes pessoas se relacionam, transitam e ganham vida, criando novas percepções. Mas você já parou para pensar o que faz com que as pessoas se sintam tão à vontade para conversar e opinar sobre os mais diversos temas em momentos como esses?
Ainda que essa pergunta possa ter mil e uma respostas diferentes, vamos abordar apenas um dos tantos aspectos que ajudam a entender como esses espaços se transformam em verdadeiros ecossistemas de pensamento: o diálogo.
As trocas de experiências entre setores dentro da empresa podem ser uma forma interessante de estimular a conexão de ideias a fim de buscar soluções inovadoras para velhos problemas ou, ainda, antever o que está por vir no que diz respeito às tendências de mercado.
Mas calma, não estamos dizendo para você transformar a sua empresa em um lugar exageradamente informal! A ideia aqui é mostrar como ambientes agradáveis acabam proporcionando meios para o surgimento de soluções criativas, pois são nesses momentos de diálogo aberto que somos estimulados a ir além do óbvio e pensar fora da caixa.
E é nesse pensamento que a Valorem tem se inspirado, construindo um ambiente que valoriza o desempenho dos colaboradores e estimula o espírito colaborativo entre as equipes. Tudo para favorecer a criação de ideias e estimular o engajamento e a satisfação pessoal. É por isso que conseguimos oferecer um atendimento de excelência, pensar em produtos que fazem a diferença para os nossos clientes e realizar um trabalho que contribui de maneira efetiva para o desenvolvimento dos nossos parceiros.
Assista abaixo o depoimento dos nossos colaboradores e entenda melhor o resultado do nosso trabalho com o objetivo de motivar o empreendedorismo interno. E se precisar do suporte dessas nossas equipes inspiradas para garantir soluções financeiras eficazes para o seu negócio e levar esse mesmo espírito para o seu dia a dia, conte conosco!

Leave a Reply

Solicitar - Máquina móvel (C680)




    * Campos obrigatórios

    Solicitar - Máquina móvel (Link 2500)

    Solicitar - Máquina móvel (D150)




      * Campos obrigatórios

      Solicitar - TEF (PPC930)




        * Campos obrigatórios

        Solicitar - Link de pagamento

        Solicitar - ValoremPay




          * Campos obrigatórios

          Solicitar - Antecipação de recebíveis fornecedores

          Solicitar - Antecipação de recebíveis






            * Campos obrigatórios

            Solicitar - Investimentos






              * Campos obrigatórios

              Investir FIDC

              Investir em Debêntures