Todos os anos é a mesma história: a indústria precisa calcular e minimizar ao máximo as perdas com feriados. No último trimestre do ano, além do período de baixa produção causado pelas festividades, há dois feriados nacionais e três em muitas regiões do país em novembro. Ou seja, são muitas interrupções com as quais os empresários precisam se preocupar.
Os feriados representam para a indústria a parada na produção e, caso queiram manter as máquinas trabalhando, custos trabalhistas em dobro. Isso porque os trabalhadores recebem hora extra e há ainda outros encargos que entram nessa conta. De um jeito ou de outro, as empresas registram perdas nesses momentos.
É a situação de uma fábrica de roupas, por exemplo, que diante de um feriado estendido, precisa escolher entre parar de fabricar e perder receita considerável ― pois vestuário é um setor que trabalha muito sob demanda ― ou continuar trabalhando e pagar a mais os seus funcionários. Isso tudo sem contar o efeito do desgaste com os trabalhadores que prefeririam, claro, estar folgando.

Veja como sua empresa pode amenizar as perdas com feriados

Como feriados são instituídos por meio de leis federais, estaduais e municipais, sua empresa não tem muito o que fazer para mudá-las. Na prática, portanto, resta aceitar que eles existem e trabalhar para amenizar seus impactos. Felizmente, existem formas de fazer isso. Vamos mostrar duas que, se bem planejadas, podem ajudar.

Análise de crédito e risco

A primeira maneira não está diretamente ligada com os feriados, mas fará com que sua empresa evite problemas ainda maiores em um período que já é conturbado e com custos a mais para o seu caixa. Trata-se da análise de crédito e risco, que dá à sua empresa mais segurança na relação com os clientes, pois verifica a capacidade dos parceiros de negócio de honrar com os compromissos firmados em contrato, não apenas financeira, mas também operacional. Mas qual a ligação disso com o tema do artigo? Vamos explicar.
Basta pensar na situação financeira da sua empresa próximo e durante um feriado ou em um período de festas como é o fim de ano. Como já dissemos, os custos podem aumentar e a receita, por outro lado, tende a cair, com operação parada e menos vendas. Agora, imagine se, no meio dessa situação, um ou mais clientes começarem a atrasar o pagamento, deixando um furo ainda maior no seu caixa? Um baita problema, não é mesmo?
Com a análise de crédito e risco, a chance de um problema assim acontecer e sua empresa ter um problema em dobro cai drasticamente, pois você poderá saber com antecedência as condições dos clientes de pagarem as contas. Dessa maneira, a inadimplência fica controlada e o seu trabalho de gestão não acumula duas dores de cabeça.

Antecipação de recebíveis

A outra maneira de sua empresa amenizar os problemas causados no caixa pelos feriados está mais ligada à possibilidade de conseguir recursos que ajudarão a financiar o negócio, caso o caixa fique mais magrinho em determinados períodos. É a antecipação de recebíveis. Por meio dela, você pode, via instituição financeira, antecipar um dinheiro que seu negócio só teria direito no futuro, como uma venda parcelada.
Essa é uma grande alternativa para seu negócio não precisar recorrer a empréstimos ou financiamentos. Assim, mesmo com feriados, o dinheiro que a sua empresa só receberia em períodos normais pode entrar antes. Assim, a produção pode seguir normalmente em períodos com mais dias úteis, compensando com mais tranquilidade as paralizações.
Da mesma forma, evitam-se alternativas que, muitas vezes, podem apresentar altas taxas de juros e complicar a sustentabilidade financeira do seu negócio. E a antecipação de recebíveis não vale apenas para a situação que citamos: ela pode ser utilizada sempre que for necessário algum recurso importante.
Por outro lado, os feriados podem representar um importante aumento nas vendas. Por mais que os feriados aconteçam, é possível se preparar para eles, aproveitá-los para vender mais e aumentar o faturamento. É o que o mercado conhece por sazonalidade.

Esperamos que você tenha gostado das nossas dicas. Continue acompanhando nossos materiais, acessando nosso blog e conversando com a gente pelo espaço de comentários logo abaixo ou mesmo na área de Contato. Estamos sempre à disposição para ajudá-lo oferecer conteúdos exclusivos para auxiliar a sua empresa.

Leave a Reply

Solicitar - Máquina móvel (C680)




    * Campos obrigatórios

    Solicitar - Máquina móvel (Link 2500)

    Solicitar - Máquina móvel (D150)




      * Campos obrigatórios

      Solicitar - TEF (PPC930)




        * Campos obrigatórios

        Solicitar - Link de pagamento

        Solicitar - ValoremPay




          * Campos obrigatórios

          Solicitar - Antecipação de recebíveis fornecedores

          Solicitar - Antecipação de recebíveis






            * Campos obrigatórios

            Solicitar - Investimentos






              * Campos obrigatórios

              Investir FIDC

              Investir em Debêntures