O ambiente de negócios exige a cada dia mais atenção: o dinamismo do mercado, a inovação como meta de empresas que buscam sempre destaque, os desafios da economia. Neste cenário, concentrar as equipes para atuar com foco e dedicação integral à atividade-fim é de grande importância.

Além disso, existe outra realidade que demanda um esforço importante: o relacionamento com os seus clientes. Quando ocorre a inadimplência, dois cuidados são necessários. Um é solicitar o acerto da pendência sem arranhar o histórico de negócios entre as partes. O outro é uma necessidade natural de receber pelo produto vendido ou pelo serviço prestado.

Essas são algumas situações comuns no ambiente de negócios, mas que precisam ser tratadas de modo estratégico e planejado. Mas por que estamos apresentando este contexto? Bom… iniciamos expondo essas situações para falar sobre a terceirização da cobrança.

Como funciona uma cobrança terceirizada

Veja: se o dinamismo do mercado pede que as equipes da empresa estejam atuando com foco total na produção de resultados, na inovação, no desenvolvimento, alocar algumas pessoas para fazer cobranças pode, além de desmotivar o time, impactar negativamente nos resultados. Ainda que se consigam recuperar os valores não pagos, outras despesas vêm à tona nesses momentos.

A primeira é a retirada de alguns colaboradores das atividades de prospecção de clientes, faturamento, atendimento, para fazer a cobrança e toda a burocracia e o desgaste que acabam vindo junto a esta atividade. As outras despesas tem a ver com os gastos de telefonia, visitas, correio ou mesmo a estruturação de uma equipe própria para desempenhar esse serviço.

Mas não são só perdas financeiras que podem ocorrer em caso de se optar por fazer a própria cobrança. Como dissemos, há a chance de ocorrer desgaste no relacionamento. Embora alguns clientes inadimplentes reconheçam a situação e compreendam a importância de quitar as pendências, um deslize no atendimento pode arranhar a relação de ambos.

E não é esse o objetivo. É preciso fazer a cobrança deixando as portas abertas. É necessário que o cliente não se sinta constrangido ou incomodado de voltar a fazer negócio com a empresa que lhe cobrou.

É nesse sentido que a terceirização da cobrança se mostra uma alternativa importante. Com a parceria de uma empresa respeitada no mercado, formada por profissionais experientes e qualificados e com a estrutura e recursos ideais para fazer este trabalho, é possível receber os valores devidos, recuperar o crédito desse cliente e apontar protestos e negativação por meio de Pendência Financeira do Serasa (PEFIN).

Por consequência, os profissionais estarão todos atuando com dedicação integral à atividade-fim, contribuindo para o desempenho da empresa e, ao mesmo tempo, resgatando os recebíveis sem comprometer as tarefas principais. Para você entender melhor, sugerimos que acesse o e-book que elaboramos sobre cobrança terceirizada:

Com a escolha do melhor parceiro, que transmita segurança neste processo e tenha credibilidade no mercado, é possível ampliar os negócios sem receios.

Join the discussion 10 Comments

  • Cássia Marques Santana disse:

    Olá tenho uma loja de roupas e muitos clientes inadimplentes. Como funciona a Valorem?
    Quais os custos?

    • Valorem disse:

      Cássia, agradecemos o comentário e o interesse em nossa solução. Nossa equipe entrará em contato com você por e-mail para esclarecer todas as suas dúvidas e auxiliá-la da melhor forma possível. Conte conosco!

  • Francine disse:

    Boa noite,
    Seria possível entrar em contato conosco, somos um provedor de internet e temos uma lista grande de inadimplentes. Gostaria de saber os custos e como funciona esse serviço de cobrança.
    Obrigada

    • Valorem disse:

      Olá, Francine! Agradecemos seu contato conosco. Nossa equipe entrará em contato com você para entender as suas necessidades e esclarecer todas as suas dúvidas. Conte conosco!

  • Luiza disse:

    Bom dia,
    Gostaria que entrassem em contato comigo, pois possuo uma lista de clientes inadimplentes.

    • Valorem disse:

      Olá, Luiza! Muito obrigado por entrar em contato conosco. Já encaminhamos sua solicitação para a equipe responsável, que logo entrará em contato com você. Qualquer outra dúvida, é só falar com a gente!

  • luiz disse:

    Cobrança terceirizada é a mesma coisa que venda de dívidas ?

    • Valorem disse:

      Olá, Luiz! Agradecemos pelo seu comentário. Não, estes dois serviços não estão diretamente relacionados. A cobrança terceirizada é a cobrança de títulos não pagos, ou seja, a recuperação da inadimplência. Já a venda de dívidas está relacionada à antecipação de recebíveis. Seja como for, nós temos as duas soluções no nosso portfólio. Caso você tenha necessidade, ficamos à disposição.

  • Simmy Liandra Gonçalves Colares Auler disse:

    Boa noite. Tenho um plano de autogestão RH que fará cobrança através de boleto bancário. Gostaria de saber se vocês somente fazem cobrança de inadimplência ou fazem a parte de cobrança de recebíveis e seu acompanhamento?
    Grata.
    Simmy

    • Valorem disse:

      Olá Simmy! Agradecemos pelo contato. Sim, antecipamos recebíveis e caso não haja a liquidação, cobramos até a negativação. Vamos à cobrança após a negativação (assessoria de cobrança) e fazemos o registro dos boletos. Caso tenha interesse, podemos, sem compromisso, entrar em contato. Qual a sua região?

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