A assessoria de cobrança é uma solução eficiente para empresas que desejam otimizar o seu contas a receber e, com isso, garantir os rendimentos necessários para a manutenção de suas operações e melhorar o relacionamento com todos os clientes. Por isso, entender o que é assessoria de cobrança e conhecer os benefícios dessa prática é o primeiro passo para ter mais sucesso no combate aos prejuízos com a inadimplência!

O que é assessoria de cobrança

Se você já cobrou ou foi cobrado, sabe bem que esse processo pode ser complexo e nada agradável. No meio empresarial, então, isso costuma ser ainda mais delicado. Afinal, ao mesmo tempo em que as instituições dependem do pagamento para manter as suas operações, também têm receio de acabar prejudicando o relacionamento com o cliente e dificultar novos contratos e parcerias.

O problema é que mesmo sabendo da importância dessa atividade, muitas empresas ainda erram ao fazer a cobrança da inadimplência. É comum, por exemplo, que profissionais de outros setores sejam encarregados de entrar em contato com os clientes, o que não apenas põe em risco a cobrança como ainda prejudica o andamento das tarefas originais desses departamentos.

Imagine, por exemplo, que um profissional da área de vendas fique responsável pela cobrança. Ao mesmo tempo em que ele precisa ter um bom relacionamento com os compradores para oferecer as soluções da empresa, também precisa cobrá-los. Tudo isso pode não apenas comprometer o fluxo de trabalho desse profissional, como também prejudicar a relação dele com os clientes.

O fato é que a cobrança precisa ser feita, afinal, empresas com alto índice de inadimplência podem ter sérios problemas para custear suas atividades. Porém, é preciso fazer isso da maneira correta: se não, além de comprometer seus rendimentos, seu negócio ainda pode amargar um grande prejuízo à imagem, o que também não é nada positivo.

É aí que a assessoria de cobrança surge como uma solução: trata-se da terceirização desse serviço a partir da contratação de uma equipe especializada na cobrança antes e depois da inadimplência, que utiliza as melhores técnicas e tendências desse segmento. Dessa forma, sua empresa pode alcançar as metas de recuperação de inadimplentes sem prejuízo à sua receita ou à sua imagem.

Benefícios da assessoria de cobrança

Agora que você já sabe o que é assessoria de cobrança, talvez esteja se perguntando quais são os benefícios de terceirizar esse serviço. Para entender melhor todas as vantagens dessa alternativa, vamos imaginar quais são as opções que uma empresa teria para fazer essa atividade estratégica de forma interna, sem precisar terceirizá-la.

Bom, como vimos, atribuir essa tarefa a um funcionário de outro departamento não é uma boa ideia, pois além de sobrecarregá-lo, coloca em risco a imagem da marca. Além disso, funcionários de outros setores não são especializados em cobrança e, por isso, não dominam as práticas desse serviço, fator que prejudica a eficiência na recuperação dos valores.

Outra opção, nesse caso, seria contratar profissionais qualificados nessa função. Porém, isso costuma onerar de forma significativa a folha de pagamento, pois esses colaboradores são muito requisitados no mercado. Além disso, uma equipe interna também sofre com a volatilidade da demanda, o que também pode sobrecarregar os custos trabalhistas da empresa.

Dessa maneira, antes mesmo de saber o que é assessoria de cobrança, é fundamental entender que a terceirização desse serviço é uma solução vantajosa para as empresas, independentemente do seu porte ou segmento. Com ela, você conta com uma equipe especializada e consegue aumentar a recuperação de valores perdidos para a inadimplência, além de melhorar o relacionamento com os clientes e administrar os recebíveis de forma mais eficiente.

Leave a Reply

Solicitar - Máquina móvel (C680)




    * Campos obrigatórios

    Solicitar - Máquina móvel (Link 2500)

    Solicitar - Máquina móvel (D150)




      * Campos obrigatórios

      Solicitar - TEF (PPC930)




        * Campos obrigatórios

        Solicitar - Link de pagamento

        Solicitar - ValoremPay




          * Campos obrigatórios

          Solicitar - Antecipação de recebíveis fornecedores

          Solicitar - Antecipação de recebíveis






            * Campos obrigatórios

            Solicitar - Investimentos






              * Campos obrigatórios

              Investir FIDC

              Investir em Debêntures