Uma das principais características dos processos de cobrança tradicionais é que muitos deles são pensados e planejados com antecedência é o famoso “torcer pelo melhor e se preparar para o pior”. Afinal, não há como ter 100% de certeza que um cliente terá condições de honrar com suas dívidas quando a hora do pagamento chegar e, por isso, é importante ter uma estratégia bem definida e uma boa infraestrutura para cobranças na hora de escapar do prejuízo.

É nesse ponto que uma boa régua de serviços pode ajudar sua empresa a passar com menos danos pelas dificuldades da inadimplência. Explicamos: adotar esse método permite uma eficácia muito superior na hora de elaborar e executar as ações de cobrança. Com ele, fica mais fácil fazer uma organização qualificada das ações a serem tomadas. E o melhor de tudo é que esses processos são definidos com antecedência, antecipando uma eventual inadimplência.

Com a adição dessa ferramenta na infraestrutura para cobranças da sua empresa, suas equipes conseguem saber o momento certo de avançar nas estratégias de recuperação dos títulos, oferecendo espaço para que o inadimplente possa se organizar e, ao mesmo tempo, intensificando a abordagem de forma criteriosa. Dessa maneira, as chances de ver liquidado o débito e recuperar o seu dinheiro aumentam consideravelmente.

Conte com fornecedores competentes de soluções de cobrança

Não é segredo que o trabalho de cobrar pessoalmente os seus clientes exige bastante tempo e esforço. Afinal, o próprio processo de cobrança exige a criação de documentos e planilhas para o acompanhamento de todos os passos da ação. O problema é que a gestão de cobranças trata, justamente, de um tema muito delicado para as relações comerciais, um contexto em que atuar com processos manuais e suscetíveis a falhas é assumir um grande risco.

Isso porque as planilhas nem sempre dão conta de gerir o fluxo de cobrança, abrindo espaço para erros, retrabalho, perda de prazos e até mesmo de dados importantes nem é preciso ir muito longe para entender que isso impacta também no controle do fluxo de caixa, não é mesmo? É por isso que, hoje, uma parte essencial nas estratégias de cobrança a utilização de tecnologia, que ajuda a trazer agilidade e produtividade com as soluções de gestão automatizada.

Além disso, é preciso contar com um fornecedor competente que lhe dê informações sobre a situação de crédito dos clientes inadimplentes para você saber a melhor maneira de agir. No mercado, é possível encontrar soluções para todo todos os portes de empresas e, por isso, vale procurar um que ofereça ferramentas que se adaptem à realidade da sua empresa. Há, por exemplo, fornecedores que avaliam as chances de inadimplência dos clientes antes mesmo de qualquer venda sair do papel.

E saindo desse aspecto mais analítico, um trabalho qualificado de cobrança pode exigir softwares que fazem disparos automáticos de e-mails e lembretes para os devedores e ajuda no controle das negociações no caso dos pagamentos parcelados. Por isso, vale pesquisar bastante e dar preferência para ferramentas que tenham um workflow simplificado, que interajam com o fluxo de caixa e que, de fato, ajudem na recuperação e na manutenção do relacionamento com os seus clientes.

O custo de manter uma infraestrutura para cobranças na sua empresa

Se você está pensando que adotar todas essas ferramentas e técnicas na sua empresa vai custar caro, a má notícia é que provavelmente você está certo. Isso porque existe uma volatilidade da demanda por cobrança que, sem um bom planejamento, pode acabar causando mais prejuízo do que lucro. Veja bem: existem épocas do ano em que a inadimplência é, de fato, mais frequente no meio corporativo, quase como uma sazonalidade.

Porém, se sua empresa decidir montar um setor de cobranças e, além de todas as soluções que indicamos acima, contar com profissionais e equipamentos específicos e qualificados para executar o serviço, é importante ter em mente que toda essa infraestrutura para cobranças vai ter custos mensais durante o ano inteiro, mesmo nos longos períodos em que a demanda por este trabalho é pequena ou nula.

Assim, se você precisar de crédito para implementar um setor de cobrança na sua empresa ou para contratar um serviço desse emergencialmente, conte com a Valorem! Nós temos a antecipação de recebíveis, uma solução inteligente de crédito que usa um dinheiro que já é da sua empresa para dar um fôlego no caixa.

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