A inadimplência das empresas aumentou 1,4% em janeiro em comparação ao mesmo mês do ano passado e atingiu 6 milhões de negócios segundo a Valor Invest. Basta estar no mercado para sentir que esta tendência continuou em fevereiro e março.

E o que fazer na hora do crescimento da inadimplência? Hora de investir na cobrança!

· Cobre rápido: uma ligação amigável no primeiro dia faz o cliente entender que esse recurso é importante para você.
· Negocie um novo prazo e parcele: evite jogar a dívida completa para 30 dias por exemplo. Parcele o valor em pagamentos semanais.
· Se o devedor não cumpriu: negative (protesto ou pefin). Continue a cobrança.
· Não havendo resolução, processo jurídico. Não perca tempo valioso. Muitos devedores entram na negociação quando são intimados.
· Cobre multa e juros pelo atraso. Nada mais justo quando o cliente prejudica o seu fluxo de caixa.
· Ensine o seu cliente a priorizar a sua empresa.

E por fim, se sinta bem cobrando – sem culpa. Você está fazendo um bem para o caixa da sua empresa e cuidando do seu negócio.

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