Com a crise sistêmica que tem atingido o país nos últimos anos, provocando expressivos índices de desemprego e diminuindo o poder de compra das pessoas, é comum que haja um aumento no nível de inadimplência que, invariavelmente, acaba afetando as empresas e seus fornecedores. No entanto, esse índice não pode ser tão alto a ponto de prejudicar as finanças da sua empresa.  Apesar de ser uma situação inevitável, é possível minimizar os problemas que ela pode causar.

Fazer o acompanhamento dos clientes previamente é uma boa forma de se organizar, ajustando as despesas e receitas para que nenhuma atividade saia prejudicada em função disso. Um erro frequentemente cometido pelas empresas é não investir na prevenção dessas situações de inadimplência. Por isso, tão importante quanto contatar o cliente após a data de vencimento, é procurá-lo antes que isso aconteça.

O contato prévio com o cliente, a chamada cobrança simples, pode ajudar a evitar uma série de atrasos causados por problemas na emissão de boletos ou esquecimentos, por exemplo. Esta ação consiste, basicamente, em manter um diálogo, verificando se os boletos puderam ser acessados sem erros, se a conta informada para desconto do cheque está em dia ou, ainda, se ele está ciente da data de vencimento da fatura.

Além de oferecer suporte e mostrar-se disposto a ajudá-lo em caso de imprevistos, esse contato antecipado também deixará a sua empresa a par sobre o modo como ele está se organizando para saldar aquela dívida. Caso haja necessidade, também será possível buscar alternativas para garantir que o pagamento seja efetivamente realizado sem que ambas as partes sejam prejudicadas.

Antecipe problemas e combata a inadimplência

Procurar antecipar os problemas a fim de resolvê-los da melhor maneira é muito mais produtivo que trabalhar apagando incêndio, certo? Tanto para a empresa que precisa receber quanto para o cliente que está sendo contatado. Quando o assunto é inadimplência, ser proativo não é útil somente na hora de oferecer assistência aos clientes. Ainda que eles não apresentem inadimplência, também é fundamental para manter o caixa da sua empresa preparado. Desse modo, ninguém sai prejudicado em caso de pagamentos em atraso ou, então, pela falta deles.

No que diz respeito ao cliente, além de sentir-se tratado com cordialidade, o contato prévio também fará com que ele se sinta mais confortável para compartilhar possíveis problemas que poderão acarretar no atraso de algum pagamento. Desse modo, torna-se possível a resolução prévia de qualquer tipo de imprevisibilidade que venha a acontecer.

Propor soluções adequadas às situações expostas pelos clientes resultará não somente na resolução antecipada de problemas como também contribuirá para que a sua relação com ele se torne mais sólida e confiável.

Invista em preparo

Toda essa abordagem, no entanto, precisa ser realizada com cautela e preparo. De forma alguma o cliente deve se sentir ofendido ou perceber um tom de desconfiança por parte da sua empresa. Por essa razão, é importante que a equipe responsável por realizar esse contato seja preparada e trabalhe com os métodos mais adequados de abordagem.

Ninguém gosta de ser tratado de maneira autoritária. Se isso acontece em uma situação de cobrança, o momento fica ainda mais tenso, podendo provocar impressões irreversíveis. Quando se trata de um pagamento que ainda não registrou atraso, um contato antecipado mal feito pode resultar em um verdadeiro tiro no pé. Neste caso, uma assessoria de cobrança especializada saberá utilizar os métodos mais adequados para evitar constrangimentos ou ruídos de comunicação.

Outros meios

Um aspecto que deve ser levado em conta ao falar sobre como podemos preservar a saúde financeira de uma empresa, evitando a inadimplência e atuando de maneira preventiva, é atentando para a capacidade de pagamento antes mesmo de uma venda ser concluída.

Mas, caso já seja possível sentir os efeitos da inadimplência no seu caixa, a cobrança após a inadimplência deve ser acionada de maneira imediata. Contudo, por mais urgente que este movimento seja, ele precisa vir acompanhado de muita resiliência e respeito com o cliente. Lembre-se: apesar de tudo, este é um momento precioso para estreitar e qualificar o relacionamento.

Evitar problemas com inadimplência é possível, mas também é fundamental agir caso ela apareça. Em qualquer uma dessas circunstâncias, a Valorem pode ajudar você. Entre em contato conosco e conheça as soluções financeiras que oferecemos e que podem garantir o suporte financeiro à sua empresa para que a inadimplência não cause prejuízos ainda maiores

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