É verdade que, no universo corporativo, cultivar um bom relacionamento com os fornecedores é fundamental na manutenção tanto da saúde financeira quanto da vantagem competitiva do negócio. Mas para além desse cenário, que tal dar atenção também às práticas e políticas internas dessas empresas? Isso porque, ao trabalhar com um prestador de serviços ou fornecedor que valoriza os colaboradores que possui, por exemplo, você tem a certeza de estar lidando com uma empresa responsável e engajada com o bem-estar das suas equipes e, consequentemente, preocupada com a qualidade daquilo que oferece.
E entender essa dinâmica é importante porque, especialmente no que diz respeito às questões financeiras, um bom clima organizacional é fundamental para conseguir e oferecer um bom atendimento, agilidade e serviços mais completos e personalizados. Diante disso, basta fazer as contas: se o seu fornecedor agrega todas essas qualidades e habilidades no ambiente interno da organização, as chances são de que o relacionamento dele com a sua empresa renda resultados positivos e otimizados para os dois lados!

Os benefícios de trabalhar com um fornecedor que valoriza os colaboradores

Dentro de um mercado cada vez mais competitivo, o sucesso de uma empresa depende muito de fatores como a qualidade dos produtos e serviços oferecidos, o bom trabalho colaborativo e o compromisso com a empresa. E sabe o que há em comum entre esses fatores? Ora, todas essas atividades dependem, diretamente, dos colaboradores. Não é de se estranhar, então, que manter os funcionários satisfeitos e engajados com a empresa faça parte da receita para o sucesso.
Afinal, assegurar a satisfação dos colaboradores faz com que eles produzam mais e melhor, reduz a rotatividade, aumenta o engajamento da equipe, torna o ambiente de trabalho mais leve e ajuda, inclusive, na retenção de talentos. Isso sem contar que um corpo de colaboradores engajados contribui muito para a evolução da estrutura organizacional da companhia — e qual empresa não gosta de ser atendida com qualidade e profissionalismo, não é mesmo?
Para entender melhor esse contexto, que tal uma situação mais prática? Imagine, por exemplo, que sua empresa já tem a tradição de lidar com o mesmo prestador de serviços há anos. Imagine que sua empresa trabalhe com um prestador de serviços que, por exemplo, faz a consultoria técnica dos seus equipamentos. Esse prestador é o grande responsável por analisar a qualidade, a durabilidade e averiguar a necessidade de manutenção preventiva do maquinário.
Aqui, sua equipe de compras sempre faz as negociações com o mesmo vendedor. Afinal, ele é bem familiarizado com as demandas, especificações, formas de pagamento e prazos com os quais a sua empresa trabalha, além de conhecer bem o equipamentos da empresa, enviando um técnico extremamente qualificado.
Só que, recentemente, essa empresa parou de atender na sua região, e agora você está trabalhando com um novo prestador de serviços. O problema é que, toda vez que a sua equipe entra em contato para agendar uma consultoria, ela é atendida por um vendedor diferente e envia técnicos diferentes que estão pouco familiarizados com seus equipamentos.
Além disso, o cadastro é desorganizado e ineficiente. Dessa forma, os detalhes do seu agendamento, as quantidades, prazos e condições de pagamento precisam ser explicados e renegociadas todas as vezes, causando lentidão no atendimento e, claro, eventuais erros na consultoria.
Pode até parecer exagero, mas a verdade é que situações assim acontecem o tempo inteiro, e pelos mais diversos motivos. Sabemos que, para qualquer empresa, o alto nível de rotatividade é extremamente prejudicial. Como vimos no exemplo, a troca constante de funcionários pode acabar atrapalhando questões como registros de negociações antigas ou impactando no relacionamento da empresa com seus clientes fiéis.
Outro ponto que merece atenção diz respeito aos funcionários desmotivados, comuns em empresas que não demonstram reconhecimento aos seus colaboradores. Em casos assim, é natural que, com o tempo, eles deixem de se importar com os objetivos da empresa, tornando-se acomodados e deixando as metas de produção de lado. Além disso, esse tipo de relacionamento “tóxico” também prejudica as atividades na hora de oferecer atendimento ou serviços de qualidade ao cliente. Tudo isso pode acabar impactando negativamente na rotina da sua empresa.
Por isso o fornecedor que valorize os colaboradores é tão importante: quando um colaborador se sente relevante, percebendo que tem participação ativa nos processos da empresa, recebendo ofertas de benefícios se bater metas, e um ambiente em que ele possa evoluir, a tendência é que ele se esforce cada vez mais e, naturalmente, torne os objetivos da companhia os seus também, ajudando inclusive a aumentar os índices de produtividade.
Lembre-se: quando seu prestador de serviços ou fornecedor conta com um quadro de colaboradores desmotivado, ele pode acabar entregando um produto — ou, no caso do exemplo, uma consultoria — inadequado à sua realidade, gerando retrabalho, insatisfação e até prejudicando suas relações comerciais. Além disso, sem proatividade, pequenas facilidades e gentilezas do dia a dia são deixadas de lado, fato que pode se refletir até mesmo nas atividades dos seus próprios colaboradores.
Ou seja, o desânimo de um acaba impactando no desânimo do outro, os prazos podem ficar comprometidos e a qualidade do seu próprio produto pode ser impactada. E para quem pensa que isso é exagero, vale lembrar que a relação de parceria e confiança com o prestador de serviços ou fornecedor é fundamental para a garantia do diferencial da empresa. Quanto melhor essa relação, maiores as chances de que sua empresa seja capaz de, realmente, oferecer um serviço ou produto de qualidade.

Cultura Valorem e GPTW

Você já deve ter percebido que o bom relacionamento com sua cadeia de fornecedores e com empresas parceiras vai muito além de uma postura estratégica. Ao estreitar os laços com empresas que valorizam suas equipes e seus colaboradores, você conta com a certeza de estar lidando com um ecossistema funcional, ativo que conta com todas as condições de oferecer um serviço de qualidade, compatível com a realidade do seu negócio e com resultados otimizados em todas as etapas do processo.
Aqui na Valorem, por exemplo, conhecemos o dia a dia de quem produz e presta serviços. Por isso, nossa atuação é focada na relação de parceria com os clientes. Com nossos profissionais, temos a oportunidade de trabalhar com a Cultura Valorem, colocando à sua disposição equipes altamente qualificadas e que atuam em um ambiente que dá plenas condições de executar as atividades com precisão, garantindo uma entrega com qualidade e eficiência.
E toda essa cultura de excelência desenvolvida para garantir a satisfação máxima dos nossos clientes foi reconhecida por uma instituição internacional! Isso porque o instituto norte-americano Great Place to Work considerou a Valorem a melhor empresa para se trabalhar em Santa Catarina! Vale lembrar ainda que essa premiação vai muito além da constatação para nossos colaboradores de que eles fazem parte de uma empresa preocupada com o seu desenvolvimento e bem-estar.
Para a Valorem, esse reconhecimento afirma principalmente o compromisso em oferecer sempre um time qualificado, empenhado, comprometido e que acredita no que faz. Isso, claro, é importante internamente, mas igualmente relevante para nossos clientes, porque assegura um atendimento ágil, personalizado e qualificado.
Em outras palavras, essa relação de parceria é a responsável por guiar não apenas o sucesso nas interações com nossos clientes e nos resultados de cada um deles, mas também por garantir um ambiente de trabalho acolhedor, eficiente, ágil e preciso! A prova disso é a fala dos nossos próprios colaboradores, que contaram em um vídeo exclusivo o que sentem fazendo parte desse time e construindo, sempre com um sorriso no rosto, essa história de sucesso.

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