Você certamente já deve ter ouvido expressões como “o tempo vale ouro” ou “tempo é dinheiro”, não é mesmo? E não é para menos. Afinal, a realidade que vivemos hoje tornou cada segundo do nosso dia muito valioso. Por este motivo, fazer uma boa gestão do tempo é fundamental para conseguir dar conta de todas as tarefas diárias, aumentando a capacidade produtiva da sua empresa. Para atingir elevados índices de produtividade, existem boas práticas que podem ser adotadas pelos seus colaboradores, que, além de ajudarem na organização do trabalho como um todo, vão colaborar para melhores resultados. Confira!
1 – Adote o método Eisenhower
Este é um jeito bem simples de definir como priorizar tarefas de um modo que as atividades mais importantes não sejam deixadas de lado por aquelas que aparecem de repente ou que não são urgentes. A ideia consiste em distribuí-las em quatro quadrantes com dois eixos: um de importância e outro de urgência. Assim:

    • Tarefas importantes e urgentes (Q1): essas são as atividades mais preocupantes, pois são aquelas que mais envolvem pressão e resultados. Portanto, elas devem ser feitas o mais rapidamente possível, uma vez que não há tempo para postergá-las.
    • Tarefas importantes e não urgentes (Q2): as atividades listadas neste quadrante podem ser feitas com mais atenção e calma. Ou seja, é possível gastar um pouco mais de tempo tanto no planejamento quanto em cada etapa.
    • Tarefas não importantes e urgentes (Q3): neste quadro estão as atividades que necessitam ser realizadas com certa pressa, no entanto, elas podem tranquilamente ser executadas por outra pessoa. Então, por que não delegá-las para agilizar?
    • Tarefas não importantes e não urgentes (Q4): as atividades listadas aqui provavelmente são pouco relevantes. Por isso, não perca muito tempo se preocupando com elas, você pode eliminá-las ou deixá-las para fazer quando sobrar um tempinho.

Fazendo essa separação de tarefas nos quadrantes é possível se organizar com mais facilidade e, ainda, conseguir otimizar o tempo, dedicando-se ao que realmente é importante e que precisa da sua atenção.
2 – Faça uma coisa de cada vez
Tão fundamental quanto saber classificar suas atividades é fazê-las uma de cada vez. Isso porque um dos maiores segredos da gestão do tempo é não tocar na mesma tarefa mais de uma vez. Ou seja, ao começá-la, o indicado é executá-la do início ao fim e, somente depois de terminar, partir para a próxima. Esse processo ajuda a manter o foco e a qualidade no desenvolvimento, evitando retrabalhos.
3 – Mantenha o ambiente de trabalho organizado
A desorganização é inimiga número um da produtividade, pois com ela se perde muito tempo tentando encontrar objetos necessários para a realização das atividades. Sem mencionar que um lugar bagunçado influencia de maneira negativa o processo de concentração. Desse modo, certifique-se de organizar o ambiente e mantê-lo sempre assim para que você consiga trabalhar mais focado, dando o seu melhor para o crescimento do seu negócio.
4 – Conte com a Valorem para que você consiga se dedicar com mais eficiência à gestão do tempo e ao seu negócio
Agora, que tal colocar as nossas dicas em prática para fazer uma gestão de tempo efetiva e aumentar a produtividade do seu negócio? Aproveite também para compartilhar com a gente o que você já faz na sua empresa para controlar melhor o tempo. Estamos ansiosos para saber. E para saber mais sobre os nossos serviços, entre em contato com nossa equipe e vamos, juntos, garantir máxima produtividade e os melhores resultados para a sua empresa!

Leave a Reply

Solicitar - Máquina móvel (C680)




    * Campos obrigatórios

    Solicitar - Máquina móvel (Link 2500)

    Solicitar - Máquina móvel (D150)




      * Campos obrigatórios

      Solicitar - TEF (PPC930)




        * Campos obrigatórios

        Solicitar - Link de pagamento

        Solicitar - ValoremPay




          * Campos obrigatórios

          Solicitar - Antecipação de recebíveis fornecedores

          Solicitar - Antecipação de recebíveis






            * Campos obrigatórios

            Solicitar - Investimentos






              * Campos obrigatórios

              Investir FIDC

              Investir em Debêntures