Descubra o Fundo com princípios ESG da Valorem!

O que é ESG?

A sigla ESG significa environmental, social and governance, em tradução para o português “ambiental, social e governança”. Basicamente, são três critérios de análise que os investidores usam para definir se vale a pena investir em um negócio.
Ambiental: se a empresa minimiza seus impactos ambientais e se preocupa com questões como emissão de CO2, eficiência energética, descarte do lixo, uso da água, preservação do meio ambiente, etc.
Social: se a empresa respeita os direitos dos colaboradores, cuida da segurança do trabalho, promove o bem-estar no ambiente de trabalho e contribui com a comunidade
Governança: se a empresa adota as melhores práticas de governança corporativa, como ter um conselho diverso, praticar a transparência na prestação de contas, combater a corrupção e priorizar a ética
Cada um desses fatores é usado por investidores, analistas financeiros e fundos de investimento para escolher as empresas que vão receber seu dinheiro, levando em conta a conduta socioambiental e de responsabilidade corporativa.
Se antes os investidores se preocupavam apenas com a performance financeira das empresas, hoje o padrão ESG está se tornando referência para escolher onde investir — os chamados Investimentos Socialmente Responsáveis (SRI).

Por que o tema é relevante?

Fala-se em sustentabilidade há muitas décadas. Não é novidade para ninguém que os recursos do planeta são finitos e os impactos da exploração principalmente no último século afetaram permanentemente todo o nosso sistema.
Os recursos tornam-se cada vez mais escassos e isso afeta não só a economia, gerando mais inflação, disputas e até mesmo guerras, como coloca em risco a própria vida na terra.
Não há como negar que todo o ecossistema do planeta está interligado. Que o desmatamento e as queimadas aceleram o aquecimento global, que o plástico afeta a vida marinha e tantos outros impactos.
Se a Pandemia nos ensinou algo valioso, foi de que estamos todos interconectados e uma crise global afetará a condição de vida de todos.

Quais as vantagens de se investir em fundos com princípios ESG?

Uma parcela crescente de investidores recentemente ampliou seu escopo de análise para critérios considerados extra financeiros.
Eles são movidos por motivações diferentes. Alguns adotam estratégias de investimento sustentáveis  pela única razão de proteger carteiras contra riscos, expandindo a estrutura conceitual de riscos conhecidos para incorporar as melhores práticas e mais recentes em gestão de risco.
Outros investidores se concentram mais em uma visão de longo prazo e fazem uma aposta ativa na mudança social. Considerando os fatores de sustentabilidade dentro das práticas de investimento, o custo não aumenta, pois o número de ofertas desse tipo de investimentos tem aumentado a cada dia e permite retornos competitivos.
Além disso, o mercado em crescimento e a concorrência resultante na esteira da integração do investimento sustentável têm o efeito bem-vindo de reduzir as taxas para esses produtos.
Portanto, manter-se informado sobre as tendências recentes em investimentos sustentáveis ​​é imperativo, não importa qual seja a motivação principal.

E os princípios ESG na Valorem?

O Fundo Verde Valorem trata-se do primeiro FIDC multi-cedente, voltado a fomentar empresas de médio porte, com um rígido regulamento para participação.
Para receber o fomento desse fundo, a empresa não pode se enquadrar no Filtro Negativo ESG estabelecido em regulamento.
Os investidores do fundo contarão com a segurança de que seus recursos estarão fomentando empresas que não se enquadram nesse filtro negativo, como trabalho escravo por exemplo.
As empresas que utilizam de práticas ESG, estão mais preparadas para o mercado e consequentemente têm seus riscos reduzidos.​
Pequenos esforços somados podem fazer a diferença!​

 

Clique aqui para visualizar o certificado.

Leave a Reply

Solicitar - Máquina móvel (C680)




    * Campos obrigatórios

    Solicitar - Máquina móvel (Link 2500)

    Solicitar - Máquina móvel (D150)




      * Campos obrigatórios

      Solicitar - TEF (PPC930)




        * Campos obrigatórios

        Solicitar - Link de pagamento

        Solicitar - ValoremPay




          * Campos obrigatórios

          Solicitar - Antecipação de recebíveis fornecedores

          Solicitar - Antecipação de recebíveis






            * Campos obrigatórios

            Solicitar - Investimentos






              * Campos obrigatórios

              Investir FIDC

              Investir em Debêntures