Qualquer manual de gestão que trate sobre boas práticas de relacionamento recomenda que uma empresa identifique o seu público e defina qual tipo de clientes atende entre os conceitos de final (que utilizam o produto), intermediário (adquirem para revenda), interno (de dentro da empresa), entre outros. Só que, além de reconhecê-los, é necessário, ao contratar de uma prestadora de serviços, verificar se ela também reconhece esses perfis e, a partir disso, está disposta a preservar essa relação. Ou seja, não basta que você tenha todo esse cuidado em relação aos seus clientes. É preciso que seus prestadores de serviço também tenham respeito à sua política de valorização dos clientes. Por isso, é fundamental que qualquer empresa que atue em parceria com a sua tenha essa consciência de que o foco no cliente do cliente é um valor precioso e, em razão disso, trabalhe para que ele seja bem tratado.
Vamos dar alguns exemplos práticos até chegar em rotinas que afetam diretamente a sua empresa. Um deles é o serviço de entrega de encomendas de um e-commerce, por exemplo: se ele for mal realizado, quem fica com a fama ruim? Acertou quem respondeu o e-commerce, embora a culpa seja daquele que presta o serviço de entrega. Mas tem mais situações!
Uma empresa de hospedagem na internet. O cliente dela é, naturalmente, quem desenvolveu o site. Se houver instabilidade, falta de segurança, queda constante do sistema, enfim, qualquer erro nesse sentido, o contratante até pode responsabilizar quem está hospedando o portal, mas, para quem o acessa (o cliente final), a insatisfação vai ser direcionada à empresa dona do domínio.
Foram apenas casos ilustrativos, simples, e certamente você tem consciência dessa realidade, mas descrevemos aqui só para alertar que a contratação de prestadores de serviço é uma prática comum e necessária às empresas, principalmente quando se necessita de serviços específicos.
Aqui o alerta não é para evitar prestadores de serviço, até porque tal situação seria inviável. Muito pelo contrário: em mãos mais experientes e conhecedoras do mercado, a realização pode ser mais eficaz e trazer resultados importantes para o seu negócio.
No entanto, muito mais que analisar se o serviço é bem feito, é fundamental visualizar a relevância que esse prestador de serviço dá ao seu cliente. A sua empresa precisa ser corretamente atendida. Mas o foco é na experiência do seu cliente. É para ele que você trabalha, é a ampliação da quantidade de clientes que vai permitir o seu desenvolvimento e, por isso, eles precisam estar sempre satisfeitos. E o seu prestador de serviços tem que trabalhar com esse mesmo pensamento.

O cliente do cliente valorizado em serviços de soluções financeiras

Muitas empresas optam por realizar determinadas operações financeiras internamente. É uma escolha, claro, mas é também preciso avaliar se essa decisão não impacta no resultado final do trabalho e, principalmente, na produtividade das suas equipes em relação à sua atividade-fim. E aqui estamos falando de contabilidade, cobrança, análise de risco e tantas outras rotinas presentes no dia a dia da gestão.
Vamos, então, nos concentrarmos nas iniciativas, dessas que citamos, que impactam diretamente no relacionamento com o cliente: cobrança e análise de risco. Na primeira, lida-se com clientes ativos que estejam inadimplentes ou, dependendo da estratégia, também se acompanha todos de uma maneira geral, inclusive antes dos vencimentos, elaborando estratégias que porventura sejam necessárias antes de um caso de inadimplência. Na segunda, potenciais clientes são os mais diretamente alcançados, mas em alguns casos de extensão de contratos pode-se trabalhar com contatos ativos.
Nós já falamos aqui no blog sobre o quanto é importante a análise de crédito e de que forma a assessoria de cobrança pode fazer a diferença nos seus resultados. Mas aqui a reflexão é outra, igualmente indispensável. Como mencionamos, a questão é tratar seu cliente com o máximo de respeito e cuidado.
No caso da análise de crédito, é imprescindível que a empresa avaliada não se sinta invadida. Seu negócio não pode passar a imagem de que está desconfiado, de que não acredita na índole da empresa com a qual se pretende fechar um contrato. É necessário conhecer técnicas específicas que não deixem evidente que essa investigação preventiva está acontecendo ou, pelo menos, se o potencial cliente souber dessa rotina, que ela seja conduzida com muito profissionalismo. No caso das extensões de contrato, por sua vez, em que a análise será feita sobre clientes ativos que desejam ampliar o relacionamento, o contexto exige ainda mais cuidado ao avançar nessa atividade.

No caso da cobrança é a mesma coisa. Tão importante quanto respeitar o cliente, garantindo a manutenção do relacionamento, é levar a negociação a um ponto que seja benéfico para ambas as partes. Se a empresa tiver soluções financeiras que se complementam, então, as oportunidades são ainda maiores! Imagine, por exemplo, que o seu cliente esteja com dificuldades de pagar porque ainda precisa receber por um produto vendido. Se essa empresa de soluções financeiras puder antecipar esse recebimento, o seu cliente ficará satisfeito, quitará a dívida com você e todos terão seus problemas resolvidos.

Considerando que a questão financeira é um tema bastante sensível, pilar de qualquer iniciativa e motor de todos os negócios, ela precisa ser tratada com toda a importância que tem. E o seu cliente faz parte desse resultado financeiro. É ele que alimenta seu caixa. Por isso, contar com a parceria de uma prestadora de serviços financeiros que entenda essa equação e trabalhe para garantir a qualidade dos seus recebimentos e o bom relacionamento com o seu cliente é a melhor opção. Tanto pelo fato de que sua produtividade irá aumentar, com as equipes direcionadas à sua atividade-fim, quanto pela segurança que você terá em depositar essa ação estratégica sob os cuidados de quem compreende as suas preocupações.
Nós, aqui da Valorem, temos a convicção de que o cliente é o bem mais precioso de qualquer empresa. Prova disso é nossa pesquisa de satisfação, que aponta uma aprovação quase que total das empresas que se relacionam conosco. E acredite: nós levamos esse cuidado aos seus clientes também. Conte com a gente! Entre em contato e saiba mais como podemos ajudá-lo de olho na satisfação dos seus clientes.

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