A dedicação, o esforço e a determinação são algumas características muito comuns em grande parte dos empreendedores. Mas nem todos têm uma visão de mercado e o conhecimento das ferramentas mais adequadas para transformar essas qualidades em resultados positivos para muito além da própria empresa: impactam a comunidade, a cidade e o país. E é por este conjunto de fatores que o presidente da Valorem, Ninfo König, foi condecorado pela Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc) com a Ordem do Mérito Industrial.
A comenda é a mais alta e significativa homenagem da indústria catarinense. Trata-se de um reconhecimento pelos serviços prestados ao desenvolvimento socioeconômico do estado. Para König, ela é consequência de um trabalho em equipe, desenvolvido a muitas mãos. “Representa o reconhecimento de um trabalho que foi orquestrado por mim, mas realizado por uma equipe enorme de colaboradores, que conseguiram implantar uma metodologia de administração que se destacou pelo incremento da produtividade e na redução, ao mínimo, do conflito entre o capital e o trabalho, pois se entendeu que não há capital sem trabalho, assim como, também, não há trabalho sem capital”, define.

Ninfo König: história de serviços prestados à indústria

O hoje presidente da Valorem foi um dos sócios de uma das mais importantes indústrias de tubos e conexões em PVC do país, a Akros, que foi vendida em 1999. A companhia foi a primeira do setor a receber a certificação ISO 9002, referente ao sistema de qualidade na produção. Na época, a Akros somava um portfólio de cerca de 700 produtos e 25 mil clientes no Brasil, o que correspondia a aproximadamente 35% do mercado nacional.
Aproveitando da experiência em administrar uma empresa de tal porte, König continuou trabalhando em benefício da sociedade catarinense mesmo após a venda da Akros. Dessa vez, no entanto, investiu em dois mercados distintos. “A Atrio, como empresa hoteleira, tem um papel de destaque por oferecer hospedagem de qualidade. Já a Valorem, como empresa financeira, ocupa um espaço importante na disponibilização de recursos para empresas de pequeno e médio porte que, de outra forma, teriam dificuldades em dispor de capital de giro para manter os seus negócios e gerar os empregos”, destaca König.

Para ele, o item fundamental para a sobrevivência e o crescimento de qualquer negócio é o aprimoramento e o comprometimento dos colaboradores, que devem ser treinados e qualificados para entender que todos são responsáveis pelo resultado: “O mercado é o único e grande patrão de todos nós. Somente aqueles que souberem como satisfazer as necessidades do mercado haverão de sobreviver em qualquer circunstância.”
A solenidade de entrega da Ordem do Mérito Industrial de Santa Catarina ocorreu no dia 20 de maio, na sede da Fiesc, em Florianópolis (SC).

Leave a Reply

Solicitar - Máquina móvel (C680)




    * Campos obrigatórios

    Solicitar - Máquina móvel (Link 2500)

    Solicitar - Máquina móvel (D150)




      * Campos obrigatórios

      Solicitar - TEF (PPC930)




        * Campos obrigatórios

        Solicitar - Link de pagamento

        Solicitar - ValoremPay




          * Campos obrigatórios

          Solicitar - Antecipação de recebíveis fornecedores

          Solicitar - Antecipação de recebíveis






            * Campos obrigatórios

            Solicitar - Investimentos






              * Campos obrigatórios

              Investir FIDC

              Investir em Debêntures