fbpx

COP 26 – O que está em jogo? por que discussões sobre o clima são importantes? como impactam na sociedade?


Representantes de aproximadamente 200 países estão reunidos em Glasgow, na Escócia, na 26ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP-26) para discutir ações que possam fortalecer o combate ao aquecimento global com base nas metas do Acordo de Paris, assinado em 2015.

A COP26 é um importante evento em que as principais lideranças políticas discutem as metas para redução de gases de efeito estufa. Todos os países signatários do Acordo de Paris devem apresentar o estágio de cumprimento das suas metas estabelecidas e revisar os próximos passos da transição energética.

Dentre os temas em debate este ano estão: mecanismos que permitam que os países comprem créditos de carbono de outras nações; financiamento para perdas e danos sofridos por nações mais vulneráveis; cumprimento da meta de investimentos em US$ 100 bilhões para ações voltadas à transição energética; entendimento acerca da importância da valorização da natureza (florestas, ecossistemas e áreas agrícolas responsáveis), que podem absorver carbono e contribuir para reduzir os impactos climáticos.
Segundo ultimo relatório do IPCC (Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas) pesquisadores defendem que para manter um cenário climático seguro, com aquecimento de até 1,5 graus até 2030 é necessário diminuir 55% das emissões de gases que causam o efeito estufa.

O Brasil por conta do desmatamento já ocupa o quinto lugar dentre os países que mais emitem gases do efeito estufa. O desmatamento da Amazônia foi tema de amplo debate na conferência, pois também altera os ciclos de chuva, podendo ocasionar perdas nos setor agropecuário e crises hídricas, energéticas e econômicas.

Além de seu grave impacto no meio ambiente e nas pessoas, a mudança climática também é uma das maiores ameaças para a estabilidade econômica. As ondas de calor reduzem a capacidade de trabalho e a produtividade. Os furacões, ciclones e tufões deixam milhões de pessoas na mais absoluta pobreza após arrasar cidades com total indiferença. As secas reduzem as colheitas, dificultando cada vez mais a tarefa de alimentar uma população mundial que chegará a 10 bilhões de pessoas em 2050 (Perspectivas da População Mundial 2019, ONU). O Banco Mundial adverte: se não adotarmos medidas de caráter urgente, os impactos causados pela mudança climática poderão levar mais 100 milhões de pessoas à pobreza até 2030.

O Brasil, representado pelo Ministro do Meio Ambiente, Joaquim Leite, se comprometeu a reduzir emissões pela metade até 2030 assinando o documento Declaração das Florestas e também a zerar o desmatamento até 2028 e para alcançar as metas vai cobrar ajuda de 100 bilhões de dólares dos países mais ricos.  O Brasil tem forte potencial de desenvolvimento de energias renováveis e poderia oferecer cerca de 1 bilhão de toneladas de carbono nesse mercado até o fim da década, conforme um recente estudo da consultoria especializada em sustentabilidade WayCarbon.

A Valorem, assumindo sua parcela de responsabilidade ambiental, vêm buscando contribuir com esse cenário de transformação, e já realizou sua compensação de carbono do ano de 2020 através do Programa Amigos do Clima (WayCarbon) e tem realizado ações internas como o incentivo à separação correta dos resíduos, e o plantio de árvores em zonas de recuperação florestal da Mata Atlântica através do Programa Amigos da Floresta (Iniciativa Verde).

Leave a Reply

Solicitar - Máquina móvel (C680)




    * Campos obrigatórios

    Solicitar - Máquina móvel (Link 2500)

    Solicitar - Máquina móvel (D150)




      * Campos obrigatórios

      Solicitar - TEF (PPC930)




        * Campos obrigatórios

        Solicitar - Link de pagamento

        Solicitar - ValoremPay




          * Campos obrigatórios

          Solicitar - Antecipação de recebíveis fornecedores




            * Campos obrigatórios

            Solicitar - Antecipação de recebíveis







              * Campos obrigatórios

              Solicitar - Investimentos







                * Campos obrigatórios

                Investir FIDC




                  * Campos obrigatórios

                  Investir em Debêntures





                    * Campos obrigatórios