Uma consultoria para cobrança faz toda a diferença a uma empresa. Ela não diz respeito apenas a como cobrar, mas principalmente quais são as melhores estratégias a serem aplicadas ao fazer esse trabalho. Com ele, a sua empresa pode conhecer o que de fato está em jogo na hora de cobrar ou não cobrar, qual é o volume de perdas e também como e quando dar o próximo passo.

Trata-se de uma ação personalizada e refinada, que entende o seu setor de contas a receber de uma maneira muito mais aprofundada. E vai além de simplesmente fazer a cobrança dos inadimplentes. Afinal, assessorias de cobrança são bastante comuns no mercado, mas estruturar um planejamento focado nas necessidades específicas do seu negócio exige muito mais empenho.

É claro que uma assessoria de cobrança, seja ela qual for, conta com atributos fundamentais para o desenvolvimento da cobrança empresarial com competência. Esses requisitos já foram fartamente citados aqui no blog e incluem a capacidade de negociação, a infraestrutura de cobrança, a resiliência, o conhecimento de mercado e a humanização do atendimento.

No entanto, a organização desse trabalho pode ir além disso. Porque recuperar valores que não foram pagos na data correta não é a mesma coisa que receber no prazo o que foi vendido. Quando a sua empresa recebe pelo que vendeu corretamente, não há uma série de peculiaridades comuns da recuperação da inadimplência.

Neste segundo caso, a sua empresa arca com a desvalorização do dinheiro, empenha esforços para conversar com o cliente e, eventualmente, precisa fazer manobras para tapar o buraco deixado pelo produto ou serviço não pago. Assim, certamente o seu negócio acumula o que chamamos de prejuízo de capital, que é a perda registrada pelo dinheiro que deixou de entrar no caixa.

Com uma consultoria para cobrança, a sua empresa é capaz de reconhecer o contexto da recuperação dos valores. Assim, é possível mensurar as perdas e, conforme for, pode-se planejar para compensar esse prejuízo.

Como a consultoria para cobrança trabalha

Uma vez que a sua empresa precise cobrar de um cliente, muitas questões têm de ser respondidas. Isso evita que o seu negócio se surpreenda futuramente com alguma situação consequente das manobras necessárias para compensação dos valores não pagos.

Para entender melhor, imagine que uma empresa de logística precifique seu serviço com base nos seus custos, obrigações fiscais e plano de crescimento. Como alguns clientes começaram a ficar inadimplentes, alguns ajustes precisaram ser feitos no caminho, mas, no fim, todos os valores foram recuperados com a ajuda de uma assessoria de cobrança.

O problema é que, nesse período de atraso, o custo do combustível subiu e não houve reajuste no valor dos serviços dos outros clientes. Isso causou uma perda que inviabilizou o plano de crescimento da empresa, o que só foi percebido mais tarde. Com uma consultoria para cobrança isso não aconteceria, pois a empresa estaria ciente das perdas acumuladas com o período sem receber dos clientes em débito.

O papel de uma consultoria para cobrança é, portanto, fazer as perguntas que vão aliviar essas surpresas desagradáveis: quando desistir da cobrança é uma opção? Quais são as estratégias a serem utilizadas? Continuar ligando e tentando negociar é o suficiente? Quando dar descontos? Quanto de desconto é possível dar?

Com certeza todos são questionamentos que uma assessoria de cobrança qualificada faz e considera ao cobrar para sua empresa. Mas é preciso que a resposta a essas perguntas esteja em sintonia com as necessidades do seu negócio e é aí que está a diferença entre contar apenas com uma assessoria de cobrança e contar com uma consultoria para cobrança.

A primeira faz as perguntas para si mesma, como forma de conduzir o trabalho da melhor maneira possível. A segunda divide esses questionamentos com o seu negócio para, juntas, prestadora de serviços e a sua empresa, encontrem as melhores soluções em benefício do seu negócio.

Mas até que essa consultoria dê resultados, é preciso que a sua empresa tenha recursos financeiros para segurar as pontas até as finanças voltarem aos eixos.

Join the discussion 2 Comments

  • Rosi Souza disse:

    Boa Tarde, estou a procura de uma empresa que forneça consultoria/treinamento, para o departamento de cobrança da empresa em que trabalho.
    Att. Recursos Humanos

    • Valorem disse:

      Olá, Rosi! Agradecemos o seu contato! Aqui na Valorem nós oferecemos a terceirização do trabalho de cobrança. Nossa proposta é, por meio dos nossos profissionais especializados no assunto, auxiliar nossos clientes com esta tarefa, de modo que eles possam se dedicar integralmente à sua atividade-fim. Por isso, infelizmente, não realizamos treinamentos para formação de equipes internas de cobrança. Caso sua empresa tiver interesse em nossa solução, ficamos à disposição!

Leave a Reply

Solicitar - Máquina móvel (C680)




    * Campos obrigatórios

    Solicitar - Máquina móvel (Link 2500)

    Solicitar - Máquina móvel (D150)




      * Campos obrigatórios

      Solicitar - TEF (PPC930)




        * Campos obrigatórios

        Solicitar - Link de pagamento

        Solicitar - ValoremPay




          * Campos obrigatórios

          Solicitar - Antecipação de recebíveis fornecedores

          Solicitar - Antecipação de recebíveis






            * Campos obrigatórios

            Solicitar - Investimentos






              * Campos obrigatórios

              Investir FIDC

              Investir em Debêntures