Os principais erros de gestão são atitudes comuns do dia a dia das empresas. Muitas vezes não representam descuido, mas apenas uma forma equivocada de encaminhar as atividades. Como o mercado está cada vez mais competitivo e os clientes mais exigentes, é preciso estar atento a essas falhas e trabalhar as possíveis lacunas que existam na sua empresa.
Apenas a vontade de tornar o negócio cada vez mais próspero não é suficiente. É preciso estudar, pesquisar e se atualizar no que pode ou não ser feito, além de conhecer qual é a melhor forma de dar andamento nas rotinas. A falta desse conhecimento pode atrapalhar e frustrar os planos que levaram muito tempo para serem idealizados e projetados.

Fique atento! Evite os principais erros de gestão

Estar em estado de alerta aos principais erros de gestão para que eles não comprometam os resultados já alcançados e os que estão por vir é a melhor decisão a se tomar. Por isso, abaixo, elencamos alguns pontos que representam os principais erros de gestão.
É possível que existam outros, principalmente se formos analisar as especificidades existentes nos diferentes setores. Mas, em geral, esses que elencamos aqui podem ser encontrados em todas as empresas. Então, é hora de conhecer e ajustar os rumos!

1 – Não valorizar e não qualificar os colaboradores

Você selecionou seu time, contratou aqueles perfis que mais se destacaram e se mostraram capazes de desenvolver as tarefas atribuídas a eles. Saiba que, para que essas pessoas estejam cada vez mais satisfeitas com o local onde trabalham e continuem vestindo a camisa do seu negócio, é preciso que se sintam valorizadas.
Estar atento à expectativa de seus funcionários, às suas ideias, ao que eles acham que poderia melhorar, tanto na sua própria empresa, como na qualidade de vida no trabalho, é uma premissa para que seu negócio continue fluindo com pessoas que estejam lutando para que isso aconteça.
Um trabalho em equipe funciona bem quando todas as partes conversam, ouvem-se e estão preocupadas umas com as outras. Além disso, é importante que você procure oferecer qualificação, treinamentos e cursos aos seus funcionários, para que eles se aperfeiçoem e tornem-se cada vez mais especialistas naquilo que fazem.

2 – Não ter uma correta gestão de estoque

A gestão de estoque é parte fundamental para o bom funcionamento e geração de renda de um negócio. Um estoque bem planejado permitirá que a empresa cumpra com as exigências dos clientes, evite transtornos e seja capaz de atender às demandas.
A falta de controle é um dos principais erros da gestão porque pode prejudicar as rotinas da empresa. Não ter conhecimento acerca do consumo médio dos materiais para fazer uma correta reposição de estoque poderá dificultar o trabalho do setor de compras. E se o compras não tem informações para trabalhar, as vendas serão impactadas. Imagine uma linha de produção sem a matéria-prima necessária para que o manufaturamento continue!
Portanto, a realização de inventários periódicos, a definição de um modelo de reposição, além do correto controle de entradas e saídas de materiais são alguns dos processos que você deverá colocar em prática para evitar esse erro.

3 – Não observar a capacidade produtiva

Não promover o equilíbrio entre a capacidade que a empresa tem para produzir e a demanda que a empresa recebe é mais um dos principais erros da gestão que é preciso destacar. Não estar atento a esse importante processo pode fazer com que sua empresa passe por um efeito dominó, prejudicando todo o gerenciamento do seu negócio.
O ideal é realizar um planejamento eficaz, equilibrando a capacidade produtiva e as demandas a serem atendidas, evitando falhas que possam comprometer não só a organização da empresa, como o relacionamento com o cliente.
E isso vale para qualquer tipo de empresa. Se você tem uma indústria e aceita demandas além da capacidade, os colaboradores ficarão sobrecarregados e as máquinas não darão conta da produção para atender aos prazos. Numa empresa de logística, aceitar mais entregas do que a capacidade da frota prejudica a chegada dos materiais aos clientes. Num varejo, ter um mix de produtos maior do que é possível armazenar dificulta o trabalho dos vendedores e a própria estratégia de venda. Então, fique atento!

4 – Não se preocupar com a inovação

Estar atento às inovações que as empresas estão adotando são regras importantes para que sua empresa não fique ultrapassada em relação à concorrência e perca clientes devido a esse quesito. As áreas de inovação são diversas: tecnológicas, de mercado, de produtos e formas de atendimento.
Para estar sempre à frente e competindo de igual para igual com as outras empresas, é preciso buscar conhecimento, realizar pesquisas constantes e estar atento ao que está sendo utilizado no que diz respeito às inovações. Além disso, é importante que as empresas também se preocupem em inovar conceitos relacionados a valores, normas ou missões.
A regra é pensar o novo, avaliar os benefícios que as mudanças podem trazer para sua empresa e, assim, evitar mais um dos principais erros da gestão.

5 – Ignorar a importância do marketing

Não é de hoje que se ouve falar que a propaganda é a alma do negócio. Para alavancar os ganhos da sua empresa é necessário estabelecer um plano de marketing, com foco em mostrar o que o seu negócio tem a oferecer ao cliente e de que forma ele é um diferencial.
Para quem procura crescer e expandir a participação no mercado, é preciso estar atualizado, criar estratégias que não só promoverão, como contribuirão para esse crescimento. E as possibilidades de marketing são muitas, do tradicional (rádio, folders, imprensa, TV) ao digital (redes sociais, e-mail marketing, site e blog).
Desenvolver um plano de marketing permitirá que a empresa planeje ações para alcançar seus objetivos. Essa ação poderá ser voltada para uma marca, um produto ou um serviço específico. É o plano de marketing que guiará a empresa nas futuras estratégias.

6 – Pecar na gestão financeira

Uma gestão financeira ideal é capaz de evitar transtornos causados por falta de planejamento e de atenção ao saldo bancário de sua empresa. Um gerenciamento ideal irá orientá-lo em relação às decisões de investimento e de crédito. Portanto, acompanhar o volume de vendas, o capital de giro, custos e despesas é fundamental para manter tudo sob controle.
E caso em algum momento se perceba a necessidade de capitalizar o caixa por qualquer eventualidade, um dos recursos possíveis é a antecipação dos recebíveis. Nesse processo, a empresa adianta, via instituição financeira, o recebimento de valores que seriam recebidos à prazo. Ou seja, o dinheiro que você receberia no futuro entra no caixa no presente.
Outra solução para fugir no pecado da não gestão financeira é a análise de crédito e risco, uma solução que previne a empresa dos riscos que a cessão desse crédito traz. Esse procedimento é realizado para que sejam identificados os possíveis clientes que não pagarão por suas dívidas e que, consequentemente, trarão prejuízos ao caixa da empresa.

Identificou-se com alguns desses que são os principais erros de gestão? Calma, como dissemos lá no início, isso não significa má gestão. Ajustes são necessários sempre e todo dia estamos aprendendo com o nosso trabalho, não é verdade?
Então, se você quiser aprender ainda mais, fique atento ao nosso blog! Se precisar de algum auxílio financeiro para corrigir os processos, fale com a gente! E não deixe de comentar aqui embaixo para sabermos a sua opinião sobre este artigo.

Leave a Reply

Solicitar - Máquina móvel (C680)




    * Campos obrigatórios

    Solicitar - Máquina móvel (Link 2500)

    Solicitar - Máquina móvel (D150)




      * Campos obrigatórios

      Solicitar - TEF (PPC930)




        * Campos obrigatórios

        Solicitar - Link de pagamento

        Solicitar - ValoremPay




          * Campos obrigatórios

          Solicitar - Antecipação de recebíveis fornecedores

          Solicitar - Antecipação de recebíveis






            * Campos obrigatórios

            Solicitar - Investimentos






              * Campos obrigatórios

              Investir FIDC

              Investir em Debêntures