Como conseguir recursos em momentos de dificuldade? Certamente esta pergunta deve passar na mente de todo empreendedor quando a situação aperta ou quando as previsões se mostram mais complicadas do que o esperado. Mas como toda ação na gestão empresarial, a resposta não é tão simples, embora também não seja nada impossível de se resolver. Basta ter os recursos adequados e uma consultoria qualificada.

O primeiro passo, naturalmente, é cortar gastos. É preciso fazer um pente fino nos custos e despesas da empresa e enxugar o que puder ser enxugado. Desde itens simples ― como o uso do papel, energia elétrica, pequenos gastos como copos descartáveis e o cafezinho ― até medidas mais profundas, como renegociação e substituição de fornecedores, cancelamento de viagens corporativas e cortes da folha de pagamento.

Após diminuir custos e despesas, é hora de observar tudo aquilo que a sua empresa tem a pagar. Negociar com bancos e fornecedores é uma etapa fundamental. É importante buscar novos prazos, desconto nos juros e outras condições que forem possíveis conseguir. O objetivo é dar fôlego para que você possa arrumar a casa.

Depois, sua empresa vai precisar reforçar as ações de venda. Vender precisará ser quase um mantra de todos os colaboradores. Todos precisam vender ou ajudar a vender. É preciso aumentar o número de clientes e de pedidos para trazer recursos para dentro do seu negócio, cumprir os acordos de renegociação firmados e impulsionar ainda mais a produção para voltar ao normal.

E aqui está um ponto-chave do nosso artigo. Como a sua empresa vai conseguir produzir mais se o momento é de dificuldades e há pouco dinheiro para realizar os trabalhos? A resposta está na antecipação de recebíveis. Com ela, você negocia a venda do produto, acerta o prazo com o cliente e procura uma financeira para receber imediatamente o valor daquela venda a prazo.

Assim, é possível capitalizar o seu negócio e garantir a matéria-prima e o que mais for necessário para produzir. E é importante ressaltar que há como conseguir recursos em momentos de dificuldade com a ajuda da antecipação de recebíveis independentemente da situação da sua empresa.

Soluções que ajudam a responder a como conseguir recursos em momentos de dificuldade

Se a sua empresa já chegou ao ponto de ser negativada, um caminho é recorrer à operação garantia real, uma alternativa de antecipação de recebíveis que aceita como garantia os bens da empresa para agilizar a compra dos direitos de crédito. Agora, se a situação ainda está sob controle, o desconto normal de recebíveis continua sendo uma opção.

Mas é claro que, em dificuldades, não é possível admitir outras situações adversas que lhe causem prejuízos, não é mesmo? Por isso, é importante que a sua empresa se certifique de que vai receber por aquilo que vende. Todo aquele esforço de aumentar a produção e conseguir novos clientes não pode ser feito às custas de sofrer com a inadimplência mais tarde.

Por isso, não deixe de submeter seus novos clientes a uma completa análise de crédito e risco. Você precisa ter certeza que esse novo público tem capacidade para pagar pelo que está negociando para que seus esforços não sejam em vão. Nesse sentido, estruturar uma estratégia de cobrança é fundamental para que os clientes sejam acompanhados de perto antes mesmo da data de pagamento.

Para não ter erro no uso da antecipação de recebíveis e saber como conseguir recursos em momentos de dificuldades, a sua empresa pode contar com uma consultoria especializada, capaz de indicar caminhos eficazes para proteger o seu negócio e o futuro dele. E é justamente isso que a Valorem oferece!

Fale com a gente, conheça a nossa antecipação de recebíveis e saiba como podemos ajudar a manter o caixa da sua empresa sempre em dia para que os maus momentos não perdurem em seu negócio. Se você tiver alguma dúvida sobre o assunto que abordamos aqui, deixe o seu comentário no espaço abaixo. Estamos prontos para auxiliá-lo! 

Leave a Reply

Solicitar - Máquina móvel (C680)




    * Campos obrigatórios

    Solicitar - Máquina móvel (Link 2500)

    Solicitar - Máquina móvel (D150)




      * Campos obrigatórios

      Solicitar - TEF (PPC930)




        * Campos obrigatórios

        Solicitar - Link de pagamento

        Solicitar - ValoremPay




          * Campos obrigatórios

          Solicitar - Antecipação de recebíveis fornecedores

          Solicitar - Antecipação de recebíveis






            * Campos obrigatórios

            Solicitar - Investimentos






              * Campos obrigatórios

              Investir FIDC

              Investir em Debêntures