Para entender a importância da cobrança em uma empresa, você precisa analisar por outra ótica, questionar colocando outro setor no lugar. Como seria a sua empresa sem uma área específica para vendas? Como os seus negócios se comportariam se não tivesse uma equipe no financeiro? Como seriam os seus resultados sem uma gestão de pessoas feita por profissionais especializados?

 

Certamente a resposta a todos esses questionamentos seria: não há como trabalhar sem esses setores. Cada um tem um papel fundamental na manutenção e no desenvolvimento do seu negócio. Por isso, não seria adequado e nem prudente colocar alguém do financeiro para cuidar do RH ou chamar alguém da produção para vender quando fosse preciso buscar novos clientes.

 

Partindo desse pressuposto, queremos chamar a sua atenção para a importância da cobrança em uma empresa. Afinal, sem receber pelo que você vende não há empresa, não é mesmo? O seu negócio não seria sustentável se o seu trabalho de gestão estivesse rotineiramente ocupado apenas em resolver problemas causados pela inadimplência.

 

Então, agora vamos explicar em detalhes para você o que significa ter a cobrança como uma área estratégica no seu negócio e o que é necessário para que isso seja uma realidade no seu dia a dia.

Entender a importância da cobrança é sinônimo de sucesso

Cobrar não é só telefonar para o cliente nas situações em que ele não pagar pelo que comprar. Há dois problemas nessa abordagem. O primeiro é que você já teve prejuízo em não receber na data. Sendo assim, a sua iniciativa será de recuperar um pouco do que já perdeu. Lembre-se que o dinheiro de hoje não tem o mesmo valor amanhã!

 

O segundo problema é que esse tipo de contato é invasivo. Se você demonstra se preocupar com o cliente só na hora de vender e, mais tarde, na hora de cobrar, ele não vai gostar do seu atendimento e não vai voltar a fazer negócios com você. Lembre-se que nem toda inadimplência é consequência de má-fé.

 

Diante dessa realidade, é preciso entender que a cobrança é, nada mais, nada menos, que acompanhamento. Ao acompanhar o cliente você tem a capacidade de descobrir antes do vencimento se ele vai ter dificuldades em pagar pelo que deve e, assim, executar um plano de ação para diminuir os impactos negativos do atraso.

 

E demonstrando interesse em ajudá-lo, caso seja necessário entrar em contato outras vezes para saber da intenção de quitar a dívida, ainda que seja uma situação delicada, será menos desagradável. Isso porque o cliente já vai ter a impressão de que você está procurando ajudar em todo o processo. O importante é passar a imagem de que você quer resolver o problema e não vê-lo na pior.

Como respeitar a importância da cobrança

Já que o tema é delicado e a abordagem tem uma série de poréns, é necessário que exista uma equipe específica e especializada para fazer a cobrança. Não é indicado que os profissionais sejam temporários e também não é interessante que todo o processo seja automatizado. O ideal é que existam pessoas que entendam das técnicas de negociação para garantir a eficiência desse trabalho.

 

Se você concorda que não é ideal que uma pessoa de um setor apague incêndio nas atribuições de outro ― como exemplificamos lá no início, sobre o financeiro para cuidar do RH ― da mesma forma não é ideal que alguém de outra área faça a cobrança. Reforçando: cobrar exige conhecimentos específicos e dedicação integral.

 

Mas se você avalia que manter uma infraestrutura de cobrança não é a forma mais viável de garantir que a sua empresa tenha esse trabalho funcionando adequadamente, a terceirização é a solução.

 

Esperamos que você tenha gostado deste artigo. Se ainda permaneceu alguma dúvida sobre o tema ou se você tem alguma experiência para dividir com a gente, deixe um comentário no espaço abaixo. Estamos sempre a postos para interagir com você!

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