Acompanhar de perto as finanças da empresa é uma atividade primordial para qualquer gestor. Por mais que a sua preocupação geralmente se volte mais para os resultados, em algum momento será necessário se preocupar no detalhe com o recebimento das suas vendas. E a conciliação bancária é uma ferramenta de extrema importância nesse sentido, principalmente quando tratamos dos pagamentos eletrônicos.
Via de regra, as transações via cartão de crédito ou débito precisam ser autorizadas pelo banco, que confirma à adquirente (empresa responsável pela maquininha e que organiza essa operação) a existência de crédito ou fundos para pagar pela compra efetuada. Acontece, porém, que o banco pede um prazo para que esses valores sejam repassados. E, diante de um grande volume de vendas, fica inviável conferir à mão se todos os repasses foram feitos corretamente.
Por isso, a conciliação bancária tem o potencial de oferecer uma rotina livre de erros e atrasos causadas pela falta de repasse ou o repasse incorreto dos recursos ao caixa da sua empresa. Assim, esta solução certamente contribui para tornar a gestão das vendas mais organizada e eficiente, além de não comprometer o fluxo de caixa do negócio.

O que é a conciliação bancária

A conciliação bancária consiste em se fazer uma comparação física entre o saldo das contas bancárias e o controle financeiro de uma empresa. Nos pagamentos eletrônicos, ela confirma se todos os pagamentos via cartão foram repassados corretamente a quem fez a venda. Ainda que seja uma operação de extrema importância para qualquer negócio, a verdade é que existem gestores que não entendem ou até mesmo subestimam a importância desta ferramenta.
E as consequências disso são desastrosas, já que sem essa comparação é muito difícil ter a certeza sobre a exatidão dos saldos apurados em determinados períodos. Em outras palavras, a empresa que não tem a conciliação bancária integrada ao seu serviço de pagamento eletrônico acaba perdendo o controle do real capital disponível e fica com a saúde financeira fragilizada, porque pode estar deixando de receber dinheiro.
É importante salientar que um erro no repasse dos valores não significa má-fé da adquirente. Como essas transações são realizadas, na maior parte das vezes, eletronicamente, algum erro no sistema pode causar esse desajuste. E considerando que essas instituições têm um volume muito extenso de transações para organizar, é compreensível que não haja como identificar individualmente as não conformidades.
Portanto, cabe ao vendedor cuidar do seu contas a receber e integrar soluções que garantam maior eficiência aos seus lançamentos. A conciliação, nesse sentido, tem papel fundamental, porque ela atua por meio dos seguintes fatores:

  • Identificação: a conciliação bancária ajuda na identificação de erros nos registros da empresa ou do banco;
  • Proteção: o caixa é o ativo mais vulnerável de uma organização. Diante disso, a conciliação bancária fornece o mecanismo de controle necessário para ajudar a proteger este recurso por meio da descoberta de irregularidades;
  • Confirmação: o saldo bancário que aparece nos registros contábeis pode ser confirmado corretamente quando comparado ao extrato. Isso proporciona maior tranquilidade e segurança de que as transações foram todas acertadas e registradas adequadamente;
  • Monitoramento: a preparação mensal da conciliação bancária auxilia no monitoramento regular dos fluxos de caixa.

Por essas razões, não deixe de dar a devida importância à conciliação bancária. Caso ela não esteja incorporada ao seu prestador de serviço de meios eletrônicos de pagamento, verifique algum fornecedor que ofereça este cuidado adicionalmente!

Importância da conciliação bancária

Pelo fato de permitir a verificação de todos os valores pagos eletronicamente e a correção dos repasses ao caixa da empresa, a conciliação bancária acaba fornecendo uma visão mais realista sobre as finanças do negócio, bem como permite a certeza de que se está recebendo por tudo aquilo que vendeu. E isso é extremamente importante para facilitar a tomada de diversas decisões e para o próprio conhecimento a respeito da sustentabilidade do negócio.
Do mesmo modo, a precisão da conciliação bancária proporciona as condições ideais para uma boa gestão. Imagine o quanto é importante ter um fluxo de caixa bem controlado para realizar o planejamento fiscal, fazer o controle dos custos de estoque, calcular o lucro e realizar projeções orçamentárias!
E, além disso, qualquer empresa que não tenha um serviço de conciliação bancária acaba deixando de estabelecer várias outras rotinas igualmente importantes. Por exemplo, quando não há conciliação, a escrituração da movimentação de contas fica mais trabalhosa e sujeita à falhas. Assim, ampliam-se as chances de fraudes internas, distorções de resultados e várias outras implicações graves para a saúde financeira da empresa.
Então, na hora de contratar o meio de pagamento eletrônico para o seu negócio, certifique-se de que a conciliação bancária está integrada. Adquiri-la à parte, é bom dizer, pode onerar o custo de implantação de uma solução de recebimento de pagamentos. Portanto, o melhor mesmo é contar com um fornecedor que entregue o serviço completo.
E este é um importante diferencial da ValoremPay. Além de termos as máquinas mais modernas do mercado, agilidade na resolução das necessidades do cliente, assistência técnica e atendimento personalizado, a conciliação bancária está incluída no serviço. Porque entendemos que não é possível vender eletronicamente sem a certeza de estar fazendo um bom negócio e recebendo esses valores de maneira justa e auditada.
Conheça a ValoremPay e entenda por que esta é a melhor solução para receber seus pagamentos via cartão. Fale com a gente e confira nossos diferenciais. Se preferir, você pode deixar o seu comentário no espaço abaixo. Aproveite para compartilhar este artigo nas suas redes para ajudar os seus contatos!

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