As primeiras luzes piscantes já começaram a aparecer convidando os consumidores a iniciar as compras de fim de ano. Para aproveitar esse momento, a sua empresa precisa saber como se preparar para as vendas de Natal e extrair ao máximo os benefícios desta que é a principal data para o varejo brasileiro.

A previsão é que as vendas em 2019 sejam melhores que em 2018. E isso pode ser verificado na prática: 43% dos empresários consultados em pesquisa da CNDL e do SPC Brasil pretendem aumentar os estoques para esta época. Segundo a Confederação Nacional do Comércio (CNC), dos R$ 30 bilhões injetados na economia com a liberação do FGTS, R$ 13,1 bilhões devem ir para o varejo.

Ou seja, as oportunidades estão aí! O esforço agora é descobrir como se preparar para as vendas de Natal de uma forma adequada e eficaz para ampliar as vendas sem aumentar os custos além do limite. Temos um artigo que mostra essa diferença de lucro e receita, vale a pena conferir!

Considerando todos esses aspectos ― as expectativas positivas para a época e a necessidade de ter uma rentabilidade relevante, com as vendas maiores sem novos custos exorbitantes ― vamos indicar alguns cuidados para você aproveitar esse contexto da melhor forma possível. Confira!

Como se preparar para as vendas de Natal

Para facilitar o processo de preparação e você conseguir organizar cada etapa com calma e atenção, vamos dividir as ações em tópicos. Assim, você pode utilizar essas nossas recomendações de como se preparar para as vendas de Natal como um check-list. Vamos lá?

1 – Resgate o histórico de vendas

Verifique o seu histórico de vendas no período de pelo menos três anos. Essas informações servirão como base para outras iniciativas importantes, como ações de contratação temporária e planejamento de estoque. 

É importante, porém, você colocar esses dados em perspectiva. Em 2018, por exemplo, o país estava sob efeito da crise, o que fez os clientes evitarem certos tipos de compras que, ocasionalmente, podem ter afetado o seu negócio. Neste ano, é possível que tenha surgido algum concorrente direto próximo. Esses fatores precisam ser levados em consideração ao interpretar os dados reunidos. 

2 – Prepare o estoque

Tendo uma previsão de vendas, é hora de contatar os fornecedores, tanto para reforçar o estoque dos produtos que normalmente vendem mais nesta época quanto para conhecer as novidades. Já que é período de demanda maior, essa negociação precisa acontecer o quanto antes for possível. Daí é fundamental verificar a possibilidade de descontos por compras mais volumosas ou condições de pagamento especiais.

A intenção é fazer alguma economia já no trato com o fornecedor, algo essencial quando falamos em como se preparar para as vendas de Natal. Isso vai ajudar bastante nas ações seguintes diretamente associadas à venda. Ah! E não deixe de verificar os prazos para entrega! Como tem mais clientes fazendo pedidos maiores que o comum, esse tempo pode ser maior e você precisa se programar para isso. Além, claro, de acompanhar para não haver atrasos.

3 – Organize a sua loja

Por organização da loja estamos nos referindo à área de vendas e ao estoque, mas também a questões administrativas, como a contratação de temporários para dar conta da demanda. 

O ideal é que os produtos no estoque estejam bem sinalizados e organizados para que seja fácil e rápido encontrar qualquer item. Nessa época de maior movimento, é ruim para todos os envolvidos perder tempo procurando algo. 

Na loja, tudo deve ser pensado para manter a ordem. Uma rotina de arrumação deve ser estabelecida para que, diante do hábito dos clientes de olharem os produtos nas mãos, o meio de loja não fique bagunçado demais.

Por isso é tão importante planejar as contratações, porque isso faz parte da lista de como se preparar para as vendas de Natal: os novos colaboradores têm que ser treinados para entender a dinâmica da sua empresa, seu padrão de vendas, o perfil do público e, especificamente neste tópico, saberem como proceder essa organização constante.

4 – Treine sua equipe

Já abordamos um pouco este assunto, mas além dos colaboradores temporários, e mais do que um treinamento para organização da loja, é fundamental atualizar a sua equipe a respeito das melhores técnicas de atendimento para o período. Como é uma época em que as pessoas vão muito atrás de presentes, todos precisam saber fazer recomendações e prestar um atendimento qualificado, solícito e ágil.

5 – Decore sua loja

O princípio básico para saber como se preparar para as vendas de Natal é: entre no clima! A decoração precisa ser de acordo com o perfil da sua loja, sem exageros, mas também nada muito tímido. Uma vitrine bonita, algumas luzes e as cores típicas dessa festividade, como o verde e o vermelho, dão um toque especial.

Além de ser condizente com a ocasião, aquelas luzes piscantes são bem chamativas e, dependendo de como estiverem dispostas, podem destacar a sua loja em meio a tantas outras cheias de cartazes de promoção nas redondezas.

Se você tem um e-commerce, decore ele também! Claro, evite poluir demais a página, mas um ajuste aqui e ali nas cores, um gorro acima da logo da sua loja e um banner já deixam tudo no clima para receber o Papai Noel.

6 – Faça promoções

Natal sem promoções reais e compensatórias para os clientes não é Natal. Como é uma época de presentear, as pessoas costumam iniciar as pesquisas pelo que desejam comprar com antecedência e sabem se aquele produto está mais barato ou não. Portanto, capriche no desconto, utilizando a seu favor a negociação que você fez com seu fornecedor.

Mas nada de sacrificar o seu lucro! Todas as regras para uma precificação eficaz precisam ser respeitadas. Afinal, como dissemos no início do artigo, de nada vale vender mais e não ver a rentabilidade de todo esse esforço. Você pode, por exemplo, dar descontos maiores em produtos que estão há mais tempo no estoque ou modelos que já não serão trabalhados no próximo ano.

Contudo, promoções não estão limitadas a preços menores. Elabore kits que possam ajudar as pessoas indecisas a presentear, dê vale compras ou sorteie algum produto entre os clientes que comprarem no seu estabelecimento neste período. Campanhas de facilitação de pagamento, com mais prazo e mais parcelas, também chamam bastante a atenção dos consumidores. Esses são cuidados fundamentais quando falamos em como se preparar para as vendas de Natal.

E por falar em facilitação do pagamento, esse trabalho não envolve só preço, prazo e parcelas. Tem a ver também com as possibilidades para que o cliente pague sem dificuldades e com o mínimo de esforços. Alguns exemplos são os meios eletrônicos de pagamento por aproximação (do cartão, de pulseiras ou de smartphones, chamados de contactless), e-wallet e venda com link de pagamento.

Nessa questão do pagamento, a tecnologia é importante não só para aceitar essas diferentes modalidades, mas também para garantir agilidade de conexão, qualidade no equipamento para transações mais rápidas e assistência próxima e personalizada para resolver eventuais problemas ou dificuldades que possam aparecer no caminho.

E sabe quem pode oferecer tudo isso para o seu negócio? A ValoremPay! Nós temos as tecnologias mais modernas de meios eletrônicos de pagamento para que você tenha segurança de vender com agilidade e variedade de opções ao cliente na hora que ele chegar no caixa. Com uma infraestrutura de recepção de pagamentos qualificada, suas preocupações sobre como se preparar para as vendas de Natal vão envolver outros fatores, menos o seu caixa.

Esperamos que você tenha gostado deste artigo sobre como se preparar para as vendas de Natal. Caso tenha restado alguma dúvida, entre em contato conosco! Se preferir, você pode deixar o seu comentário no espaço abaixo!

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