As férias estão aí na porta e, em muitos lugares que ganham um fôlego nas vendas por estarem em áreas turísticas, o que o público mais quer é tranquilidade. Claro que todo mundo sabe que vai ter trânsito, praias lotadas e muita correria, mas a ideia de dar um tempinho na rotina é animadora. Nesse cenário, se a sua loja conseguir contribuir para a comodidade do cliente, melhor para você!
Imagine a situação: o cliente quer estar mais calmo, mas aí ele demora o dobro do tempo para chegar onde queria, encontra os locais cheios e o ar-condicionado não vence o calor. Todas essas coisas quebram a expectativa que ele tinha de relaxar em um período de festas. Porém, se na sua loja ele encontrar um mínimo de condições para se sentir bem, você já terá ganhado um cliente.

O que fazer para garantir a comodidade do cliente

O primeiro cuidado é deixar a sua loja sempre organizada. É verdade que em determinadas épocas é mais difícil fazer isso. Ainda assim, é possível estabelecer uma rotina de arrumação junto com seus colaboradores para que cada um se responsabilize por determinada parte da loja e procure cuidar dela para evitar que a desordem fique muito grande.
Outro problema comum é a quantidade de produtos à venda em períodos de forte sazonalidade, que costuma ser maior. Assim, é preciso mais espaço na loja para expor tudo, o que diminui a área de circulação dos clientes. Contudo, também para isso é preciso haver um cuidado, concentrando o que for possível no estoque.
Só que mesmo o estoque precisa ter uma lógica e uma rotina específica de organização ainda mais intensa em época de alta demanda, até para que os vendedores não se percam lá. Esses cuidados são importantes porque:

  • Uma loja organizada permite que o cliente se localize melhor e o próprio atendimento a ele fique mais ágil e organizado.
  • Uma área de vendas organizada, com bons espaços, facilita a circulação dentro do seu estabelecimento. Ninguém gosta de um lugar abarrotado de produtos com pessoas se amontoando para ver tudo!
  • Um estoque organizado permite que os vendedores localizem o produto que o cliente pediu rapidamente. Não esqueça: agilidade é tudo, não só em épocas de maior movimento, mas nesses períodos adquirem uma urgência ainda maior.

Em resumo, proporcionar um ambiente agradável, limpo, organizado e minimamente confortável é fundamental para garantir a comodidade do cliente. Separar locais em que ele possa sentar, investir na climatização da loja e contratar profissionais temporários para agilizar o atendimento (especialmente no caixa) faz toda a diferença.
Facilitar o acesso é muito importante também. Se na sua loja não existir um espaço para estacionamento, por exemplo, procure fazer alguma parceria e deixe essa informação bem sinalizada. 
O essencial é que o cliente não precise de barreiras para chegar até você, não encontre dificuldades ao entrar na sua loja e saia dela quando quiser, sem ficar preso em filas demoradas ou em burocracias desnecessárias. A ordem é simplificar ao máximo. São requisitos para uma boa experiência do cliente.
Em restaurantes ou lanchonetes, por exemplo, pagar diretamente na mesa não é apenas um diferencial, mas uma necessidade para agilizar e facilitar os processos para todo mundo. Para isso, treine seus colaboradores para que eles estejam atentos e visualizem o chamado do cliente o mais rapidamente possível.

O que a maquininha de cartão tem a ver com a comodidade do cliente

De nada adianta você planejar todas as etapas de recepção e atendimento, arrumar a loja, restaurante, supermercado ou panificadora para receber seus clientes com conforto e agilidade se, no caixa, as coisas não funcionarem. É ali que acontece grande parte dos problemas que prejudicam todo o trabalho feito previamente. E é esta impressão, a última, não a primeira, que acaba ficando.
Para evitar incômodos, você pode buscar soluções em meios eletrônicos de pagamento que, além de oferecerem mais alternativas para o cliente, também agilizem as rotinas. 
A maquininha portátil é fundamental. Mas não apenas aquele modelo maior que imprime o comprovante, como também os modelos menores, capazes de facilitar as vendas para vendedores ambulantes e autônomos. Quem vende sorvete, água de coco e lanches na praia, por exemplo, só tem a ganhar com os modelos menores.
Para quem tem loja fixa, além das maquininhas há outras opções capazes de contornar qualquer imprevisto. Imagine que o chip do seu cliente dê algum problema e o cartão não seja reconhecido! A venda com link de pagamento, neste caso, é uma alternativa para poupá-lo do constrangimento e ainda evitar que você perca a venda.
O link de pagamento é interessante também para fechar a venda mesmo depois que o seu cliente saiu da loja ou mesmo para desafogar o caixa, permitindo que o próprio vendedor interaja com o cliente para quitar a compra. 
Maquininhas que tenham tecnologia de pagamento por aproximação (via celular, pulseira, relógio ou mesmo com o cartão) também tornam a hora do pagamento mais veloz. Isso é benéfico para o seu colaborador, que tem menos contato com os dados do cliente e para o cliente, que faz o pagamento com segurança e agilidade. No fim das contas, todo mundo sai contente da história. 
É verdade que, mesmo com todos esses cuidados, é muito complicado garantir que a comodidade do cliente seja adequada para todos. Mas com esses esforços que acabamos de mencionar, as chances de você surpreender e fidelizar para além dos períodos de sazonalidade é maior. E lembre-se: a sua tecnologia de recepção dos pagamentos tem papel protagonista nesse desafio.
Para tanto, conte com a ValoremPay! Nós temos os meios eletrônicos de pagamento ideais para o seu negócio. Conversando com a gente, podemos buscar as soluções que mais se adaptam às características da sua empresa. Assim, você consegue garantir a comodidade do cliente, além de mais economia com as operações do caixa. Fale conosco e saiba mais!

Esperamos que este artigo ajude a sua loja a faturar mais e conquistar mais clientes nesta época do ano. Caso tenha restado alguma dúvida, deixe o seu comentário no espaço abaixo! E, claro, compartilhe com seus colegas!

Leave a Reply

Solicitar - Máquina móvel (C680)




    * Campos obrigatórios

    Solicitar - Máquina móvel (Link 2500)

    Solicitar - Máquina móvel (D150)




      * Campos obrigatórios

      Solicitar - TEF (PPC930)




        * Campos obrigatórios

        Solicitar - Link de pagamento

        Solicitar - ValoremPay




          * Campos obrigatórios

          Solicitar - Antecipação de recebíveis fornecedores

          Solicitar - Antecipação de recebíveis






            * Campos obrigatórios

            Solicitar - Investimentos






              * Campos obrigatórios

              Investir FIDC

              Investir em Debêntures