Diante de um mercado cada vez mais acirrado e competitivo, é fundamental realizar investimentos! As empresas também precisam estar constantemente aperfeiçoando o trabalho das equipes, desenvolvendo soluções com um nível maior de qualidade e oferecendo alternativas de atendimento aos clientes.

Todas essas ações proporcionam o fortalecimento da marca e, consequentemente, a coloca na frente da concorrência. Exatamente por isso ressaltamos a importância de realizar investimentos nos diferentes processos operacionais, garantindo o crescimento contínuo dos negócios.

Investir na empresa permite que ela esteja sempre preparada para enfrentar os novos desafios tão comuns no ambiente corporativo, elaborando estratégias cada vez mais eficazes de atuação. Nesse sentido, é importante ressaltar que os investimentos não devem se restringir apenas aos ativos tangíveis, ou seja, ao espaço físico.

Com a globalização e o rápido desenvolvimento da tecnologia, os ativos intangíveis — aqueles relacionados ao conhecimento produzido por uma marca e a força dela no mercado — tornaram-se, inclusive, mais importantes.

O fato é que qualquer ação exige a disponibilidade de capital e, muitas vezes, isso não é garantido apenas com o que se tem no caixa. Somando esse aspecto à insegurança em adquirir crédito em outras instituições, alguns empreendedores não investem como deveriam.

Entretanto, existem alternativas seguras e eficientes capazes de oferecer a quantia necessária para fazer seu negócio crescer, sem comprometer as finanças.

Faça investimentos com seus próprios recursos!

Quando se fala em conseguir dinheiro extra para realizar investimentos, uma das primeiras opções consideradas são os empréstimos em instituições financeiras. Embora tenha a vantagem de um pagamento mensal de valor fixo, conforme já comentamos aqui no blog, esse recurso exige bastante controle e planejamento. Afinal, caso os planos não aconteçam conforme o esperado, a empresa pode sofrer sérias consequências por ter uma obrigação pendente.

Qual seria, então, a solução? Utilizar a verba que já pertence ao empreendimento, mas ainda não entrou em caixa. Isso inclui, por exemplo, aquele pagamento referente às vendas a prazo e as inadimplências de alguns clientes. Levando esses aspectos em consideração, indicamos três alternativas de captação de crédito para ajudar você a investir bem na sua empresa. Confira!

Antecipação de recebíveis

As vendas parceladas são uma forma de pagamento comum, exigindo alguns meses para que se tenha acesso ao valor total da venda. Desta forma, é possível que a empresa já disponha da quantia necessária para um investimento, mas ainda não tenha acesso a ela.

A verdade é que evitar o comprometimento com empréstimos e utilizar os próprios recursos parece uma opção bem mais interessante, concorda? É aí que entra a antecipação de recebíveis.

Com essa alternativa, é possível adiantar os valores que seriam recebidos a prazo por meio de cheques e duplicatas. Outra vantagem de optar por esse procedimento está no fato de que as taxas cobradas são normalmente menores em comparação com as aplicadas em outras opções.

Cobrança terceirizada

Outro problema que costuma ser enfrentado pelos gestores é a inadimplência de alguns clientes. É de conhecimento geral que a produção de cada produto ou a prestação de qualquer serviço exige planejamento e custos de produção que são inclusos no valor final deles. Quando os clientes não pagam conforme o combinado, o fluxo de caixa da empresa é imediatamente prejudicado e impede a realização de ações visando a expansão dos negócios.

Por outro lado, bem sabemos como é difícil realizar essas cobranças e como pode ser prejudicial para a imagem da marca ser diretamente responsável por essa atividade, especialmente quando esse trabalho não é bem realizado, gerando atrito entre as partes.

A cobrança terceirizada é, por isso, uma excelente alternativa para fazer um acordo de pagamento da dívida dos clientes, pois é feita por profissionais especializados, garantindo que uma boa relação se mantenha e o pagamento seja realizado da melhor forma para todos.

Análise de crédito e risco

Paralelamente, seria bastante vantajoso conhecer o futuro cliente antes mesmo de fechar um negócio, certo? Isso proporciona mais segurança e pode evitar casos de inadimplência, responsáveis por prejudicar seu fluxo de caixa.

Essa é a proposta da análise de crédito e risco. Ela corresponde a uma investigação preventiva em que é possível conhecer a idoneidade do cliente e sua capacidade de amortizar a dívida com a qual ele está prestes a se comprometer.

Obviamente não se trata apenas de má-fé do cliente. Muitas vezes, ele não tem consciência das próprias dificuldades e, por isso, o trabalho deve ser minucioso e realizado por especialistas no assunto. Essa análise prévia ajuda o seu empreendimento a ter sempre bons clientes que mantenham os pagamentos em dia e, assim, permitam a realização de investimentos estratégicos.

Ficou interessado por algum desses serviços e gostaria de receber mais informações? Então entre em contato conosco! Estamos disponíveis para ajudá-lo a encontrar a melhor forma de conseguir capital para realizar investimentos na sua empresa.

Leave a Reply

Solicitar - Máquina móvel (C680)




    * Campos obrigatórios

    Solicitar - Máquina móvel (Link 2500)

    Solicitar - Máquina móvel (D150)




      * Campos obrigatórios

      Solicitar - TEF (PPC930)




        * Campos obrigatórios

        Solicitar - Link de pagamento

        Solicitar - ValoremPay




          * Campos obrigatórios

          Solicitar - Antecipação de recebíveis fornecedores

          Solicitar - Antecipação de recebíveis






            * Campos obrigatórios

            Solicitar - Investimentos






              * Campos obrigatórios

              Investir FIDC

              Investir em Debêntures