O meio do ano é uma ótima época para aumentar as vendas de inverno. O varejo de moda tem como principal motor, logicamente, as coleções da estação. Mas os outros setores não ficam para trás: quem vende brinquedos tem as férias escolares, quem atua com artigos para a casa tem roupas de cama e aquecedores. E até o setor de serviços, como os restaurantes, podem oferecer os pratos típicos do frio.

Como ninguém gosta de perder uma boa oportunidade de expandir os resultados, vamos mostrar neste artigo algumas táticas para aumentar as vendas de inverno em diferentes tipos de negócios. Você vai saber de que maneira pode aproveitar a estação para faturar mais nesse período do ano. Confira só!

Preparando-se para aumentar as vendas de inverno

Já falamos em outras oportunidades aqui no blog, mas nunca custa reforçar: planejamento é tudo! Você precisa, antes de qualquer ação, olhar o seu histórico de vendas e as projeções para o ano corrente para estabelecer o estoque necessário. Afinal de contas, é preciso estar preparado e, nesse sentido, não dá para atender adequadamente ao cliente se não existir um bom estoque, concorda?

Ele não pode nem ser muito grande a ponto de trazer custos extras e desnecessários à sua empresa, nem tão pequeno a ponto de que faltem produtos para vender. Saber a quantidade ideal, como dissemos, requer percepção sobre o seu negócio e o mercado. Contudo, seja otimista! Daqui pra frente a ideia é trabalhar para vender e não deixar produto parado.

Isso, porém, só vai acontecer se você tratar com cuidado alguns elementos de atração fundamentais. Um bom marketing, sem dúvida, é um deles, porque ele é capaz de atingir clientes que não têm um relacionamento constante com a sua empresa. A elaboração de uma vitrine bonita e chamativa também é muito importante.

Mas é fundamental, ainda, dar atenção àquelas pessoas que já são clientes habituais. Um e-mail ou um telefonema pode ser muito bem-visto e bem-vindo. Entretanto, tome cuidado com a abordagem! O objetivo é ser cordial e fazer um convite, de repente ofertando algum desconto especial ou oferecendo um brinde. Não seja inconveniente ou insistente.

E essas ações valem para todos os tipos de negócios, desde os comércios até o setor de serviços e e-commerces. No caso desses últimos, preparar um e-mail marketing e disparar para a base de clientes com as promoções preparadas para o período pode ser uma prática muito eficaz!

Na ambientação da loja, procure não deixá-la muito aquecida, especialmente se você vender roupas de cama ou moda inverno. Caso o cliente sinta calor, ele tende a não comprar peças novas. E mesmo que você não venda roupas ou cobertores, lembre-se que o calor deixa as pessoas irritadas e elas vão querer sair logo para ficarem mais à vontade.

Aproveitando os hábitos do inverno para vender mais

Mesmo que a sua empresa esteja numa região menos fria do país, os hábitos da estação são muito favoráveis para a aumentar as vendas de inverno. E você pode utilizar isso em seu benefício! Por exemplo: seja em qual canto do Brasil for, os dias de inverno são mais curtos que os de verão. Isso estimula as pessoas a ficarem em casa e fazerem programas mais em família.

Supermercados e restaurantes têm muito a ganhar com isso. Investir em comidas típicas da época, reforçando os estoques de massas, chocolates e bebidas quentes, pode ser uma estratégia certeira para aumentar as vendas de inverno. Se você tiver a disponibilidade de entregar em domicílio, inclusive com meios de fazer com que o cliente não precise sair de casa, melhor ainda!

Mas, claro, há quem goste de um jantar em um local especial, o que nos leva à indispensável necessidade de uma ambientação exclusiva e um reforço na qualidade do atendimento, que agrega valor ao seu serviço e estimula o cliente a retornar.

Com menos opções de lazer (afinal as praias estão menos cheias e as cidades litorâneas mais vazias), os shoppings tendem a ficar mais lotados. Se o seu negócio está em um espaço como este, não esqueça de cuidar da apresentação dos produtos e do atendimento ao cliente, porque isso chama a atenção. Ainda que essas orientações não sejam específicas do inverno, vale um esmero especial neste período, já que o fluxo de clientes pode ser maior.

E falando em negócios que não são específicos do inverno, logo lembramos de quem vende moda praia, que vê nesse período uma época de queda brusca nas vendas. Neste caso, a ideia é apostar na moda de ginástica, já que as pessoas costumam aproveitar o clima frio para voltar às academias e à prática de exercícios. Assim, ampliar o mix de produtos é o melhor a se fazer.

O mesmo acontece com as sorveterias, que podem aumentar as vendas de inverno com a oferta de sopas e caldos. Desse modo, não precisam esfriar o faturamento na estação mais fria.

Focar no pagamento das vendas de inverno é essencial

Todo esse esforço só vai fazer sentido se a sua empresa tiver uma solução de meios de pagamento que atenda adequadamente à comodidade que o seu cliente merece e à sua necessidade de gerenciamento das vendas.

A ValoremPay, por exemplo, oferece as melhores soluções de meios eletrônicos de pagamento para aumentar as vendas de inverno e além! Quer dizer, nós temos os modelos de maquininhas com as tecnologias mais completas para que você aceite todos os cartões e os vários modelos de pagamento existentes e também dispomos de uma infraestrutura capaz de receber os pagamentos sem necessariamente ter o aparelho.

É o caso da venda com link, por exemplo, em que você pode gerar um link de venda no próprio sistema e encaminhar ao seu cliente via e-mail ou WhatsApp para que ele faça o pagamento remotamente e com a máxima comodidade. Também temos as melhores soluções para e-commerces, além de máquinas do tipo TEF, ideais para supermercados, por exemplo.

Por isso, entre em contato com a gente e conheça as soluções da ValoremPay para que você possa aumentar as vendas de inverno e a concretização do seu planejamento termine em um processo de pagamento tranquilo, rápido e eficaz para todos os envolvidos. Se preferir, você pode deixar o seu comentário no espaço abaixo. Estamos sempre à disposição para conversar com você!

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