A inadimplência é uma situação que pode ser enfrentada de diversas maneiras, algumas corretas, outras não tão indicadas. Claro que quando alguém tem a receber e isso não acontece existem meios legais de fazer com que o cliente pague.

Porém, uma medida legal pode não ser a mais adequada moralmente, ainda por cima se levarmos em conta a natureza das relações comerciais, que dependem dos bons olhos do mercado para conquistar o sucesso. Por esse motivo, a cobrança antes da inadimplência pode ser uma saída interessante.

Mas vamos entender melhor por que estamos fazendo esse alerta. Nós já falamos aqui no blog que o processo de cobrança empresarial deve envolver muita empatia e resiliência. São atributos fundamentais para relações saudáveis.

Se a sua empresa fica com a fama de autoritária e inflexível, o concorrente pode acabar saindo na frente. E é justamente em uma situação de cobrança, por ser extrema, que se pode verificar qual é o posicionamento de uma empresa em relação aos seus clientes.

Não estamos dizendo, porém, que é preciso aceitar o não pagamento e deixar a decisão nas mãos de quem deve. A questão é saber negociar. Mas antes disso, que tal fazer um acompanhamento bem próximo para identificar qualquer sinal de dificuldade e se antecipar à inadimplência? É uma atitude inteligente e que evita muitos constrangimentos.

Então, vamos entender melhor como e por que tomar essa iniciativa?

Fazer a cobrança antes da inadimplência evita desentendimentos

É sabido que qualquer relação comercial deve ser erguida sobre a base da cordialidade e do profissionalismo. Se o bom relacionamento é uma constante em todas as etapas, um importante primeiro passo já está dado. E temos certeza que a sua empresa tem uma preocupação especial com esse aspecto, não é mesmo? Até porque tal atitude nem é mais um diferencial no mercado, mas, sim, um requisito de sobrevivência.

Se todo o processo de venda e entrega seguiu esses preceitos, é possível continuar a acompanhar o cliente. Não se trata, porém, de um simples pós-venda. É uma ação específica de cobrança. Contudo, é preciso executá-la com perspicácia e elegância para que não seja entendida como desconfiança.

Consiste, basicamente, em lembrar o cliente, com sutileza, do prazo para vencimento do pagamento, questionando se ele precisa de algum auxílio, se ele recebeu ou conseguiu emitir o boleto ou, em caso de pagamento por cheque, se está tudo certo com o desconto na conta ou se ele precisa de alguma ajuda nesse sentido.

Com esse esforço, sua empresa já será capaz de identificar uma eventual dificuldade, impedindo um atraso no pagamento que comprometa o seu caixa. Caso o cliente demonstre a existência de qualquer contratempo, é possível já apresentar a ele uma sugestão de plano de ação, pondo à mesa uma negociação que o impeça de se enrolar com suas próprias contas.

É válido mostrar a ele que é muito mais vantajoso se organizar logo que um impedimento aparece, para que a situação não vire uma bola de neve. Este, portanto, é o momento de a sua empresa se apresentar, como dissemos, como uma parceira estratégica.

E claro, há a grande chance de ele pagar corretamente. Apesar disso, realizando esse processo de cobrança simples com técnica e perícia, o cliente vai entender tudo como um grande auxílio, um acompanhamento personalizado que só fará o seu negócio ser bem visto e recomendado por ele.

Desse modo, fazer a cobrança antes de sentir falta do dinheiro é uma atitude inteligente e eficaz, benéfica para ambas as partes.

Para ter mais chances de sucesso, terceirize essa operação

Como relatamos, fazer a cobrança antecipada é um trabalho que exige muito cuidado e delicadeza. A linha que separa a percepção desse trabalho como algo positivo ou como intruso é muito tênue, por isso é preciso ter profissionais experientes, dedicados, com ferramentas e condições muito específicas para executar essa ação da forma correta.

Assim, o mais indicado é terceirizar esse processo. Tanto porque suas equipes ficarão mais focadas em sua atividade-fim quanto pelo fato de que a cobrança da sua empresa passará a ser cuidada de maneira estratégica, abrangente e econômica.

Afinal, é muito mais custoso para a sua folha de pagamento destacar um pessoal exclusivamente para fazer esse trabalho do que terceirizá-lo. Ou, ainda, ao utilizar colaboradores de outros setores, comprometer a produtividade. Tudo isso, muitas vezes, sem a experiência e as ferramentas adequadas para conseguir sucesso nessa operação.

Esperamos que este artigo tenha sido esclarecedor para você. Caso você precise de soluções financeiras capazes de auxiliar o seu caixa na hora de contratar um serviço específico de cobrança, conte com a Valorem! Entre em contato conosco e saiba o que temos a oferecer.

Leave a Reply

Solicitar - Máquina móvel (C680)




    * Campos obrigatórios

    Solicitar - Máquina móvel (Link 2500)

    Solicitar - Máquina móvel (D150)




      * Campos obrigatórios

      Solicitar - TEF (PPC930)




        * Campos obrigatórios

        Solicitar - Link de pagamento

        Solicitar - ValoremPay




          * Campos obrigatórios

          Solicitar - Antecipação de recebíveis fornecedores

          Solicitar - Antecipação de recebíveis






            * Campos obrigatórios

            Solicitar - Investimentos






              * Campos obrigatórios

              Investir FIDC

              Investir em Debêntures