O bom relacionamento com fornecedores já foi tema de um texto aqui do nosso blog. Nele, destacamos que a interação entre fornecedor e cliente precisa ir além do burocrático. Ou seja, quando as duas partes se unem para pensar em ações estratégicas que beneficiam ambos, todo mundo sai ganhando, inclusive o cliente final.
Assim, acaba sendo muito importante selecionar bem as empresas que vão fornecer para a sua. Isso porque é fundamental que essa visão a respeito da maneira de conduzir o negócio seja compartilhada por fornecedor e cliente. Dessa maneira, evitam-se rusgas e dificuldades nas negociações.
Essas negociações são particularmente importantes em épocas sazonais, que demandam uma abordagem especial, tendo em vista as oportunidades desses períodos.

Contudo, além de escolher quem atenda plenamente às suas necessidades, adotar boas práticas neste relacionamento também é fundamental. Só dessa forma você conseguirá fazer com que essa parceria seja duradoura.

Cuidados para manter um bom relacionamento com fornecedores

Alguns cuidados fazem parte das boas práticas para um bom relacionamento com fornecedores. Se você quiser conhecer essas atitudes que favorecem as negociações entre fornecedor e cliente, confira nossas dicas abaixo!

Coloque tudo no papel

A transparência é fundamental quando se trata de bom relacionamento com fornecedores. Por isso, tudo que é negociado precisa estar documentado a fim de dar segurança às duas partes, mesmo que a parceria seja de longa data. Desse modo, ao surgir dúvidas em relação a algum aspecto no meio do caminho, fica fácil comprovar o que ficou acordado sem causar atritos desnecessários.

Mantenha o diálogo

Ter uma boa relação não significa estar livre de discussões. É importante conversar sobre o que desagrada as duas partes de forma respeitosa e propositiva, mantendo o foco na solução dos problemas.
Além disso, o fornecedor é um agente estratégico na cadeia de suprimentos e, assim, compartilhar objetivos com ele pode otimizar os processos e tornar mais fácil alcançar as metas do seu negócio.

Faça avaliações periódicas

Manter um bom relacionamento com fornecedores só é possível quando ele atende às necessidades da empresa. Assim, é indicado fazer avaliações periodicamente para analisar se fatores como entrega, preços, garantia e outros aspectos negociados estão sendo cumpridos.

Esteja atento ao pagamento

É papel das duas partes cumprir suas obrigações. Por isso, tenha muito cuidado em relação ao pagamento do produto ou serviço, evite atrasos e procure entender as exigências do fornecedor. Se necessário, conte com soluções que otimizem o pagamento.

Antecipação de recebíveis para a cadeia de fornecedores

Um bom relacionamento com fornecedores, obviamente, como acabamos de dizer, requer uma atenção especial na maneira de pagar pelo que está sendo comprado. Nesse sentido, a antecipação de recebíveis para a cadeia de fornecedores é uma solução ideal. Com ela, os trâmites para o pagamento pelo produto ou serviço comprado do fornecedor fica mais facilitado, agilizando e beneficiando todos os envolvidos.
Por meio desta operação, mesmo que o fornecedor não consiga vender o produto ou serviço a prazo, a sua empresa não fica sem a matéria-prima. Isso porque, por meio de uma financeira, o dinheiro é antecipado ao fornecedor, que é pago pelo pedido à vista. A sua empresa, por sua vez, acerta com a financeira em condições mais facilitadas.
Dessa maneira, o seu negócio ganha prazo, o fornecedor recebe no ato e o produto ou serviço necessário para manufaturar o que você oferece ao mercado chega a tempo de ser entregue aos seus clientes dentro do prazo. Financeiramente, é compensador para todos, o que alimenta ainda mais o bom relacionamento com fornecedores.
Então, se você procura mais uma solução para qualificar a sua interação com seus fornecedores, a antecipação de recebíveis para este público é uma alternativa. Aliada aos outros cuidados que apresentamos neste artigo, você tem tudo para ter os fornecedores mais estratégicos para o seu negócio!
Esperamos que este artigo tenha sido útil para você. Caso você tenha alguma experiência para compartilhar sobre o assunto, deixe o seu comentário no espaço abaixo. E se restaram dúvidas sobre a antecipação ou sobre o bom relacionamento com fornecedores, entre em contato conosco!

Leave a Reply

Solicitar - Máquina móvel (C680)




    * Campos obrigatórios

    Solicitar - Máquina móvel (Link 2500)

    Solicitar - Máquina móvel (D150)




      * Campos obrigatórios

      Solicitar - TEF (PPC930)




        * Campos obrigatórios

        Solicitar - Link de pagamento

        Solicitar - ValoremPay




          * Campos obrigatórios

          Solicitar - Antecipação de recebíveis fornecedores

          Solicitar - Antecipação de recebíveis






            * Campos obrigatórios

            Solicitar - Investimentos






              * Campos obrigatórios

              Investir FIDC

              Investir em Debêntures