Entre as alternativas de acesso ao crédito existentes no mercado está a antecipação de recebíveis. Aqui no blog, nós já falamos algumas vezes sobre esta solução. E também já apresentamos uma modalidade que impulsiona a cadeia de produção, uma vez que atende não apenas quem normalmente já usa a antecipação, mas também sua rede de relacionamentos. Mas, afinal, quais são os benefícios da antecipação de recebíveis para fornecedores?
Este texto é justamente para responder a essa questão. Se você faz parte da cadeia de fornecedores e recebeu uma proposta de antecipação de recebíveis por parte do seu cliente, não se assuste! Aqui a gente vai explicar em detalhes por que essa solução pode ser muito vantajosa ao seu negócio e colaborar ainda mais para resultados qualificados no seu trabalho.

Benefícios da antecipação de recebíveis para fornecedores

Para localizá-lo, vamos começar do começo: o que é antecipação de recebíveis? Bem, basicamente é receber à vista um dinheiro seu que só entraria no caixa mais tarde. Quer dizer, quando você vende um produto a ser pago a prazo, você pode antecipar o recebimento daquela venda por meio de uma financeira que ofereça essa solução.
Não é empréstimo, porque trata-se de um dinheiro que, em algum momento, passaria a fazer parte do seu fluxo. Por isso, é uma solução financeira benéfica, moderna, inteligente e menos burocrática.
Ok, entendido isso vamos explicar a antecipação de recebíveis para fornecedores. Ela nada mais é que uma das muitas modalidades existentes de antecipação de recebíveis. Mas para não restarem dúvidas sobre o funcionamento dessa operação, daremos um exemplo bem simples para você.
Imagine uma fabricante de carrocerias de ônibus cliente de uma financeira que oferece a antecipação de recebíveis. Essa montadora costuma recorrer eventualmente a esse recurso para organizar a sua produção. Por isso, as duas têm um bom relacionamento comercial.
Dentre os tantos fornecedores dessa indústria de carrocerias de ônibus estão as fabricantes do chassi e motor, das chapas de metal, dos vidros, bancos e do revestimento para o piso dos ônibus.
Certa vez, diante de um pedido maior que o de costume e da necessidade de mais matéria-prima para produzir essa quantidade excepcional de ônibus, a fabricante solicitou à financeira a antecipação de recebíveis, mas para os seus fornecedores. Assim, eles teriam caixa para produzir e todos se beneficiariam com esse aumento de demanda.
Pelo fato de a montadora ter um score alto, a financeira usou a análise de risco pronta e positiva da fabricante de carrocerias para aprovar um crédito à cadeia de fornecedores. Ou seja, às fabricantes de chassi e motor, chapas de metal, vidros, bancos e revestimento para o piso dos ônibus foram disponibilizados recursos para antecipar os recebíveis da matéria-prima a ser vendida.
E qual o benefício de tudo isso? Além de todos os que naturalmente existem para a antecipação de recebíveis, eles tiveram acesso a esse dinheiro sem burocracia nenhuma! Como a fabricante de carrocerias, que é cliente deles, já tinha o risco avaliado, essa etapa foi pulada. Então, a cadeia de fornecedores não precisou ter o crédito avaliado para acessar os recursos para produzir.
Outro aspecto muito interessante é que, ao ficar em contato com a financeira, esses fornecedores ganham a oportunidade de replicar essa solução aos seus próprios fornecedores. Então, se a fabricante de chassi e dos motores quiser a antecipação para os seus próprios fornecedores, a financeira avalia o crédito dela e, a partir do resultado, libera o crédito para os fabricantes de peças metálicas, parafusos, borrachas etc.
Assim, toda a cadeia produtiva sai ganhando, porque ninguém precisa fazer empréstimo para capitalizar a empresa e os recursos acabam financiando todo esse circuito. E tudo isso acontece com uma burocracia mínima e uma agilidade sem igual.

Onde encontrar a antecipação de recebíveis para fornecedores

Normalmente, a antecipação de recebíveis é oferecida por factorings, FIDCs/securitizadoras e bancos. Nós temos aqui no blog um texto que explica as diferenças dessa solução no pacote de produtos de cada uma dessas instituições financeiras. Vale conferir o artigo para fazer a sua escolha da forma mais correta!
Com essa informação em mãos, e para que a sua empresa colha todos os benefícios da antecipação de recebíveis para fornecedores, é essencial verificar, dentre o tipo de instituição financeira escolhida, com quem se está fazendo negócios. É preciso observar a experiência dela e o reconhecimento que ela tem no mercado, além das questões da taxas e da velocidade no retorno aos clientes.
A Valorem é uma securitizadora que está há quase duas décadas no mercado, oferecendo um serviço de qualidade e comprovadamente reconhecido, com uma alta taxa de satisfação dos clientes. Nós garantimos os benefícios da antecipação de recebíveis para fornecedores e ainda contamos com profissionais capacitados capazes de oferecer toda a consultoria para você encaminhar essa operação com muito mais segurança.
Se ainda restar alguma dúvida, fale com a gente ou deixe sua questão na caixa de comentários aqui do texto. Estamos sempre a postos para ouvir e auxiliar você!

Leave a Reply

Solicitar - Máquina móvel (C680)




    * Campos obrigatórios

    Solicitar - Máquina móvel (Link 2500)

    Solicitar - Máquina móvel (D150)




      * Campos obrigatórios

      Solicitar - TEF (PPC930)




        * Campos obrigatórios

        Solicitar - Link de pagamento

        Solicitar - ValoremPay




          * Campos obrigatórios

          Solicitar - Antecipação de recebíveis fornecedores

          Solicitar - Antecipação de recebíveis






            * Campos obrigatórios

            Solicitar - Investimentos






              * Campos obrigatórios

              Investir FIDC

              Investir em Debêntures