Já falamos aqui no blog que a antecipação de recebíveis para a cadeia de fornecedores é uma alternativa ágil e segura para quem quer agilizar a produção. Contudo, depois de fazer todo esse esforço em prol do fornecedor, você já pensou no tamanho do prejuízo que a sua empresa pode ter caso o cliente que fez o pedido se torne inadimplente? Com certeza, um cenário difícil. É por isso que a análise de risco para antecipação de recebíveis é tão importante no dia a dia das empresas.
Basta imaginar a seguinte situação: seu cliente faz um pedido, você acessa a Antecipação de Recebíveis para a Cadeia de Fornecedores para que o fornecedor agilize o produto ou serviço que sua empresa precisa para produzir. Em seguida, você entrega, fica com a dívida da antecipação e o cliente não paga. E agora? É claro que há meios legais de resolver esse impasse com o cliente, mas não seria mais seguro prevenir do que remediar?
Ora, é precisamente nesse contexto que a análise de crédito e risco age como um reforço na segurança quando se fala em antecipação de recebíveis para a cadeia de fornecedores. É graças a essa ferramenta que o empreendedor é capaz de saber com quem, de fato, está fechando negócio. Isso porque, embora ter esse conhecimento seja de extrema importância, é comum que, na ânsia por aumentar as receitas, não se analise com cuidado se os parceiros comerciais são realmente sólidos, o que pode trazer problemas futuros.

Como funciona a análise de risco para antecipação de recebíveis

Partindo de uma definição simples, sabemos que oferecer crédito significa, entre outros contextos, oferecer um produto ou serviço integralmente mediante uma promessa de pagamento parcelada ou futura. Em relações pessoais e interpessoais, oferecê-lo ou tomá-lo costuma remeter a uma situação de empréstimo de confiança, envolvendo conceitos como índole e fé. Mas negócios são negócios e, no universo corporativo, não funciona bem assim.
Na hora de negociar com um cliente em potencial, é necessário fazer um pente fino na conduta, na administração, no histórico e na capacidade financeira e produtiva antes de oficializar o compromisso.
Isso vale tanto para clientes que não fazem parte da sua carteira quanto para aqueles cuja relação já tenha algum tempo de existência. Afinal, estamos falando de um cenário em que a saúde financeira da sua empresa corre o risco de ficar comprometida.
E é extremamente importante que toda essa metodologia ajude a criar uma verdadeira cultura de antecipação no ambiente empresarial. Vale ressaltar, ainda, que isso não significa apenas cautela com novos negócios. Se um cliente faz parte de um setor que apresenta dificuldades em um contexto geral, é importante sempre fazer uma análise do crédito nos casos de uma renovação de contrato, por exemplo — especialmente quando falamos na antecipação de recebíveis para a cadeia de fornecedores.
Isso porque, no caso de inadimplência do cliente, o seu fornecedor já terá recebido à vista pelo serviço que prestou. Logo, a análise de crédito e risco funciona como uma forma de resguardar a sua empresa e impedir que ela seja levada pela maré, antecipando-se aos riscos, eliminando as chances de perdas e garantindo que você só entre em negócios positivos para ambos os lados.

A importância de contar com profissionais qualificados para a análise de crédito e risco

Colocando tudo que está em jogo na ponta do lápis, não é difícil perceber que a análise de crédito e risco não é nenhum capricho. Na verdade, essa prática se coloca como uma atividade estratégica para toda a empresa, especialmente por conta da segurança que proporciona às negociações, deixando espaço para que o empreendedor desenvolva seus projetos e investimentos com mais tranquilidade.
Em outras palavras, sua empresa pode construir parcerias fortes e produtivas, gerar resultados cada vez mais consistentes e aumentar as chances de um crescimento sustentável para o negócio. Tudo isso enquanto consegue facilitar o caminho para que os fornecedores não parem de trabalhar. Por isso, não hesite na hora de buscar especialistas para fazer a análise de crédito e risco para sua empresa.
Aqui na Valorem, por exemplo, contamos com uma equipe preparada para atender você, sempre focando o trabalho na realidade e nas necessidades dos nossos clientes com a garantia de proporcionar uma completa análise de risco para antecipação de recebíveis. E se você quer conhecer um pouco mais os nossos serviços, entre em contato com a equipe Valorem e descubra já como podemos ajudar você e a sua empresa!

Leave a Reply

Solicitar - Máquina móvel (C680)




    * Campos obrigatórios

    Solicitar - Máquina móvel (Link 2500)

    Solicitar - Máquina móvel (D150)




      * Campos obrigatórios

      Solicitar - TEF (PPC930)




        * Campos obrigatórios

        Solicitar - Link de pagamento

        Solicitar - ValoremPay




          * Campos obrigatórios

          Solicitar - Antecipação de recebíveis fornecedores

          Solicitar - Antecipação de recebíveis






            * Campos obrigatórios

            Solicitar - Investimentos






              * Campos obrigatórios

              Investir FIDC

              Investir em Debêntures