A análise de crédito na crise é um cuidado fundamental para evitar que a sua empresa seja ainda mais prejudicada diante de uma situação adversa. Até porque há clientes e potenciais clientes que se previnem, enquanto outros confiam nos resultados de dias bons para seguir com a operação sem cuidados mais extremos. E há aqueles que até se cuidam, mas não têm noção integral de sua real situação no mercado.
É evidente que vender em tempos de crise é uma necessidade primordial. Entretanto, fazer isso sem cuidados pode ser mais perigoso do que não vender, uma vez que a inadimplência pode fazer com que você perca o cliente, o valor utilizado na produção ou prestação de serviços e ainda tenha despesas com cobrança.
Considerando esse quadro, o melhor a fazer, sem dúvidas, é investir em análise de crédito na crise. Essa solução permite que a sua empresa venda com segurança, tanto para clientes novos quanto para aqueles ativos que pretendem fazer novos pedidos ou renovar contratos.

As vantagens de investir em análise de crédito na crise

Você pode estar se perguntando: mas se os tempos são difíceis, qual é a lógica de investir em análise de crédito na crise? Bom, primeiramente porque você só tem duas opções: ou organiza recursos para que esse trabalho seja feito ou simplesmente ele não tem como ele acontecer.
A análise de crédito e risco pressupõe o cadastro em banco de dados que rastreiam a situação de crédito de pessoas e empresas em vários lugares. Com isso, é possível cruzar informações e obter dados confiáveis sobre a capacidade desses clientes em arcar com os compromissos assumidos.
Além disso, é fundamental saber onde procurar, o que exige experiência e o conhecimento dos métodos corretos. Naturalmente, também será preciso infraestrutura e pessoal capacitado para fazer todo esse trabalho. Então, mesmo que você assuma internamente, é preciso considerar esses custos.
Caso não seja possível assumir essa organização e a sua empresa nem mesmo queira investir em alguém especializado para conduzir esse trabalho, então não há outra maneira de fazer a análise de crédito na crise. Mas saiba: há muito mais a perder se ela não for feita.

Benefícios da análise de crédito e risco

A análise de crédito na crise ou fora dela permite, como já mencionamos, vender produtos, prestar serviços e fechar contratos com mais segurança. Isso dá tranquilidade à equipe de finanças da sua empresa e permite que você possa antecipar os recebíveis em um momento tão delicado.
Ou seja, se está difícil para todo mundo, a antecipação de recebíveis é uma alternativa inteligente para dar fôlego ao fluxo de caixa. Entretanto, se os seus clientes não tiverem um bom score, é possível que a antecipação não seja aprovada. Desse modo, não há como contar com o dinheiro das suas vendas antecipadamente.

A análise de crédito na crise também assegura à sua empresa uma preocupação a menos em tempos difíceis. Já que o momento é de revisão das planilhas, cortes de custos e cuidados redobrados, é bastante tranquilizador saber que, ao menos as vendas fechadas neste momento têm chances mínimas de trazer problemas.
E como dissemos, de nada adianta supor as coisas. Um bom cliente sem histórico nenhum de inadimplência no mercado pode estar com a corda no pescoço sem nem mesmo ele saber. Ou seja, se a sua decisão for baseada apenas no histórico do relacionamento, pode cair em um problema inesperado.
Às vezes também ocorre de o cliente fazer o pedido acreditando, pelas contas próprias, que terá condições de pagar, mas ele não está considerando o seu mercado de atuação, capaz de trazê-lo dificuldades que ele não prevê. Quer dizer: inadimplência nem sempre é má-fé. Sendo assim, cabe ao seu negócio tomar as medidas de precaução adequadas.

E então, gostou deste artigo? Em caso de dúvidas, deixe um comentário no espaço abaixo para ampliarmos o debate sobre o tema.

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